A Revista Interdisciplinar Educação e Territorialidade (RIET) tem como objetivo fomentar e divulgar resultados de pesquisas empíricas e teóricas que abordem o território e sua relação com a educação, compreendendo suas múltiplas dimensões — social, ambiental, política, econômica e cultural — como elementos fundamentais na vida dos povos indígenas e camponeses.
Nessa perspectiva, a educação é entendida como um ato crítico e reflexivo, informado pelas vivências e experiências desses diferentes espaços de aprendizagem. O indígena e o camponês são reconhecidos como agentes de transformação social, protagonistas de debates que questionam os rumos do agronegócio e suas implicações nos territórios de vida. Assim, a RIET se propõe a ser um espaço de diálogo e reflexão sobre essas questões, abrangendo as escalas local, regional, nacional e internacional, com contribuições de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.
Temas de Interesse
A RIET acolhe trabalhos que abordem, entre outros, os seguintes temas:
Interdisciplinaridade e Interculturalidade
Desenvolvimento, Conflitos e Dinâmicas Socioterritoriais
Questão Agrária e Reforma Agrária
Processos de Aprendizagem e Abordagens Teóricas sobre Educação do Campo, Indígena, Quilombola e Ribeirinha
Migração e Deslocamento Populacional
Identidade Territorial e Sustentabilidade
Relações entre Meio Ambiente e Sociedade
Agroecologia e Interações Campo-Cidade
Etnologia Indígena e Trabalho Rural
Políticas Públicas e Pedagogia da Alternância
Etnomatemática e Etnociência
Áreas de Abrangência
A revista possui caráter interdisciplinar, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento: Sociologia, Antropologia, Geografia, História, Pedagogia, Linguagens, Biologia, Ciências da Natureza, Etnomatemática e áreas correlatas.
A RIET promove debates epistemológicos sobre educação e território, a partir de uma perspectiva crítica sobre conflitos, limites e possibilidades de superação das questões socioterritoriais contemporâneas.
Políticas de Seção
A revista publica contribuições nas seguintes categorias:
Artigos Científicos
Dossiês Temáticos
Resenhas
Entrevistas e Transcrições de Palestras
Relatos de Experiência e/ou Etnografias
Os trabalhos submetidos são avaliados pelo Comitê Editorial e por consultores ad hoc, observando os critérios de relevância temática, consistência científica, originalidade, atualidade e adequação às normas éticas e técnicas.
Submissões Abertas
A RIET está com chamadas abertas para dossiês temáticos e também recebe artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência/etnografias para compor seus próximos números.
A revista está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação e Territorialidade da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Seu escopo analítico volta-se às reflexões sobre processos sociais originados das intensas dinâmicas socioterritoriais das populações do campo, das águas e das florestas, abordadas sob uma perspectiva holística, interétnica, intercultural, dialógica, multiescalar e emancipatória.
Submissões e Contato
A página da revista encontra-se em processo final de atualização.
As submissões devem ser realizadas diretamente pelo sistema OJS da revista, conforme as normas específicas de cada seção.