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Última Atualização: 02/12/2025

                                                                                                                                                                                                      RIET           
 


A Revista Interdisciplinar Educação e Territorialidade (RIET) tem como objetivo fomentar e divulgar resultados de pesquisas empíricas e teóricas que abordem o território e sua relação com a educação, compreendendo suas múltiplas dimensões — social, ambiental, política, econômica e cultural — como elementos fundamentais na vida dos povos indígenas e camponeses.

Nessa perspectiva, a educação é entendida como um ato crítico e reflexivo, informado pelas vivências e experiências desses diferentes espaços de aprendizagem. O indígena e o camponês são reconhecidos como agentes de transformação social, protagonistas de debates que questionam os rumos do agronegócio e suas implicações nos territórios de vida. Assim, a RIET se propõe a ser um espaço de diálogo e reflexão sobre essas questões, abrangendo as escalas local, regional, nacional e internacional, com contribuições de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

 


Temas de Interesse

A RIET acolhe trabalhos que abordem, entre outros, os seguintes temas:

  • Interdisciplinaridade e Interculturalidade

  • Desenvolvimento, Conflitos e Dinâmicas Socioterritoriais

  • Questão Agrária e Reforma Agrária

  • Processos de Aprendizagem e Abordagens Teóricas sobre Educação do Campo, Indígena, Quilombola e Ribeirinha

  • Migração e Deslocamento Populacional

  • Identidade Territorial e Sustentabilidade

  • Relações entre Meio Ambiente e Sociedade

  • Agroecologia e Interações Campo-Cidade

  • Etnologia Indígena e Trabalho Rural

  • Políticas Públicas e Pedagogia da Alternância

  • Etnomatemática e Etnociência
     


Áreas de Abrangência

A revista possui caráter interdisciplinar, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento:
Sociologia, Antropologia, Geografia, História, Pedagogia, Linguagens, Biologia, Ciências da Natureza, Etnomatemática e áreas correlatas.

A RIET promove debates epistemológicos sobre educação e território, a partir de uma perspectiva crítica sobre conflitos, limites e possibilidades de superação das questões socioterritoriais contemporâneas.
 


Políticas de Seção

A revista publica contribuições nas seguintes categorias:

  • Artigos Científicos

  • Dossiês Temáticos

  • Resenhas

  • Entrevistas e Transcrições de Palestras

  • Relatos de Experiência e/ou Etnografias

Os trabalhos submetidos são avaliados pelo Comitê Editorial e por consultores ad hoc, observando os critérios de relevância temática, consistência científica, originalidade, atualidade e adequação às normas éticas e técnicas.
 


Submissões Abertas

A RIET está com chamadas abertas para dossiês temáticos e também recebe artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência/etnografias para compor seus próximos números.

A revista está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação e Territorialidade da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Seu escopo analítico volta-se às reflexões sobre processos sociais originados das intensas dinâmicas socioterritoriais das populações do campo, das águas e das florestas, abordadas sob uma perspectiva holística, interétnica, intercultural, dialógica, multiescalar e emancipatória.
 


Submissões e Contato

A página da revista encontra-se em processo final de atualização.
As submissões devem ser realizadas diretamente pelo sistema OJS da revista, conforme as normas específicas de cada seção.

🔗 Acesse: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/index
📩 Participe! Envie seu trabalho e contribua com o debate sobre território e educação em suas múltiplas dimensões.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Fone: (67) 3410-2620/2624​ 
Whatsapp: (67) 3410-2624
E-mail: faind@ufgd.edu
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