acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 31/01/2023

DSC00769.JPG

Fazenda Experimental
.

FAECA


Vista aérea da FAECA
Vista aérea da FAECA
Julho de 2020

A FAECA

A Fazenda Experimental de Ciências Agrárias é um órgão suplementar criado por meio da Resolução COUNI n° 01 de 30 de outubro de 2006 e implantado pela Portaria n° 106 de 28 de março de 2007 cujo objetivo principal é o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão de toda a comunidade acadêmica da UFGD.

A FAECA possui área de aproximadamente 324 ha, sendo 64,8 ha de reserva ambiental legal, 294ha da Fazenda Jatehycaa Parte (Unidade III) e aproximadamente 30ha na Unidade II (Fazendinha) destinados ao apoio às Unidades Acadêmicas da UFGD no ensino, na pesquisa e na extensão. O órgão serve de base para a produção e a atualização de conhecimentos de profissionais por meio de cursos, estágios, seminários, visitas e outros eventos, prestando orientação e serviços técnicos especializados nas áreas de atuação da Universidade, de acordo com suas possibilidades. Como também, serve de base para a produção e atualização do conhecimento e transferência de tecnologia, constituindo-se em uma unidade de experimentação, extensão, produção agropecuária e agroindustrial e de preservação ambiental.
Contamos com parcerias importantes de outros órgãos públicos como a Embrapa e possibilidade de convênios com empresas privadas que se interessam em testar seus produtos.
Estão implantadas diversas pesquisas nas mais diversas áreas das ciências agrárias dentro da fitotecnia e zootecnia. Pode-se citar trabalhos com as grandes culturas como soja, milho, feijão e produção de ovinos e bovinos. Além disso, os pesquisadores também desenvolvem trabalhos com plantas oleaginosas com potencial para produção de biocombustíveis, rotação e sucessão de cultura, introdução de novas espécies vegetais com promissora adaptação ao clima da região, mecanização agrícola, adubação e fertilidade do solo, irrigação e fruticultura.

Em relação à produção animal, a ovelha nativa, ou ovelha pantaneira, é o destaque da ovinotecnia em que as pesquisas se estendem a toda a cadeia produtiva, de forma a coletar dados que ajudem este setor a se destacar no estado. Os estudos simulam situações e analisam dados de confinamento, comparação entre pastagens, potencial da produção de leite e, também, estudos sobre os custos de produção.
Ainda sobre a alimentação animal, a FAECA produz anualmente feno e silagem para complementação da alimentação dos animais nos períodos de pouca chuva, quando a pastagem não é suficiente. Isso significa que, salvo experimentos específicos de nutrição animal, a fazenda consegue disponibilizar alimentação durante todo o ano para os animais.
Dessa forma, com sua área a FAECA tem a possibilidade de realizar produção própria de grãos para consumo interno, como a alimentação dos animais dos experimentos, e a produção sobressalente é vendida por meio de leilões o que garante que parte do investimento feito pela UFGD volte à Universidade.


CONTATO

COORDENAÇÃO DA FAZENDA EXPERIMENTAL
Prof. Dr. Eder Pereira Gomes
edergomes@ufgd.edu.br
(67) 3410-2554 

DIVISÃO DE SERVIÇOS AGRÁRIOS

José Osmar Ferreira da Costa e Silva - Engenheiro Agrônomo (Chefe de Divisão)
(67) 3410-2705 
faeca.demanda@ufgd.edu.br

Maximiliano Kawahata Pagliarini - Técnico em Agropecuária
(67) 3410-2705 
faeca.disa@ufgd.edu.br


APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 
Sala da FAECA na Unidade 2 (Prédio da Pós-Graduação FCA)
Maximiliano Kawahata Pagliarini - Técnico em Agropecuária

(67) 3410-2542 
faeca.apoio@ufgd.edu.br
Atendimento: às terças e quintas-feiras das 8h às 16h30min

SECRETARIA ADMINSTRATIVA
Carla Andreia Schneider
(67) 3410-2542
faeca@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página