acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 13/06/2023

O QUE É CPA?

CPA significa Comissão Própria de Avaliação. Ela é composta por representantes dos professores, dos alunos e dos servidores técnico-administrativos. A função da CPA é coordenar a Autoavaliação Institucional da UFGD, desde a definição do método até a redação do relatório final. O objetivo deste relatório é subsidiar o planejamento administrativo e pedagógico da Universidade e auxiliar o INEP/MEC durante o processo de reconhecimento dos cursos e recredenciamento da instituição.

O QUE É AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Autoavaliação Institucional, juntamente com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e a Avaliação Externa, compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC. Este processo avaliativo tem, como princípios fundamentais:

  • a responsabilidade social com a qualidade da educação superior;
  • o reconhecimento da diversidade do sistema;
  • o respeito à identidade, à missão e à história das instituições;
  • a globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em sua relação orgânica e não de forma isolada;
  • a continuidade do processo avaliativo.

QUAIS DOCUMENTOS OFICIAIS DA UFGD TRATAM DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

 A CPA possui um regimento próprio aprovado em 07 de junho de 2018 pelo Conselho Universitário (COUNI) este documento pode ser visualizado no link abaixo:
https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COMISSAO-PROPRIA-AVALIACAO/REGIMENTO%20CPA%20VIGENTE.pdf

Outro importante documento que trata da Avaliação Institucional na UFGD é o Plano de Desenvolvimento Institucional que tem o capítulo 13 (páginas 214 à 217) dedicado ao tema. O PDI 2022-2026 pode ser consultado no seguinte link:
https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/pdi-versao-final

Ainda no PDI temos uma meta dedicada a Autoavaliação Institucional  (página 111):


E por fim, o Plano de Gestão da atual Reitoria reafirmou compromissos de valoração e aperfeiçoamento da Avaliação Institucional através das seguintes ações:


O Plano de Gestão 2022-2026 pode ser consultado na íntegra no seguinte endereço:
https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PRAD/Plano%20de%20A%C3%A7%C3%A3o/Plano%20de%20Gest%C3%A3o%202022-2026%20(v.Final)%20(1).pdf
 


Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!