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Comissão Própria de Avaliação - CPA


O QUE É CPA?

CPA significa Comissão Própria de Avaliação. Ela é composta por representantes dos professores, dos alunos e dos servidores técnico-administrativos. A função da CPA é coordenar a Autoavaliação Institucional da UFGD, desde a definição do método até a redação do relatório final. O objetivo deste relatório é subsidiar o planejamento administrativo e pedagógico da Universidade e auxiliar o INEP/MEC durante o processo de reconhecimento dos cursos e recredenciamento da instituição.

O QUE É AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Autoavaliação Institucional, juntamente com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e a Avaliação Externa, compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC. Este processo avaliativo tem, como princípios fundamentais:

  • a responsabilidade social com a qualidade da educação superior;
  • o reconhecimento da diversidade do sistema;
  • o respeito à identidade, à missão e à história das instituições;
  • a globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em sua relação orgânica e não de forma isolada;
  • a continuidade do processo avaliativo.


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