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Indicadores



        O trabalho intitulado “Indicadores da UFGD” trata-se de um esforço em conjunto entre a Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento, por meio da Divisão de Planejamento (DIPLAN/COPLAN), e vários setores da Instituição, e tem por objetivo compor uma base de dados institucional, que poderá ser utilizada de diversas formas como na elaboração de indicadores simples, indicadores de desempenho, indicadores de gestão, e ainda compor séries estatísticas. Essas informações, além de possibilitar o gerenciamento das ações e atividades desenvolvidas pela UFGD, podem ser utilizadas para avaliação das metas institucionais, bem como ser um instrumento de prestação de contas à sociedade, além de servir de base ao Planejamento.
        Este espaço contém os principais números da Instituição como número de ingressantes e matriculados na Graduação e Pós-Graduação; Número de Cursos; Bolsas de Graduação, Pós-Graduação, Extensão, Cultura e Assistência Estudantil; Histórico do quadro de servidores (docentes e técnicos-administrativos); Evolução da infraestrutura física, Mobilidades Acadêmicas, Acervo Bibliográfico; dentre outros. Em geral, os dados são apresentados em formato de tabelas, quadros e gráficos.
        Desde 2010, os servidores envolvidos vêm estudando uma forma de coletar e tabular as informações das atividades desenvolvidas pelos setores da Universidade, entretanto, foi a partir de 2013 que os trabalhos passaram a ser desenvolvidos sistematicamente, e com maior abrangência de informações, contando ainda com um formato de coleta de dados e etapas a serem seguidas, conforme descrito abaixo:
1º Sensibilização das Pró-Reitorias e alguns Setores não ligados a estas;
2º Visita aos setores “pilotos” para alinhamento da coleta de dados;
3º Coleta dos dados (atual e histórico);
4º Tabulação dos dados;
5º Disponibilização dos dados no ZEUS \\zeus\Indicadores-Gestão subpasta “Relatórios Consolidados” (possibilitando assim que todos os setores envolvidos tivessem acesso aos Relatórios);
6º Atualização mensal dos dados disponibilizados;
7º Disponibilização dos dados na Página da UFGD (quando todos consolidados);
8º Elaboração do Anuário Estatístico da UFGD;
9º Elaboração de Estudos, em conjunto com os setores envolvidos, por meio dos dados coletados (ex.: Efetividade dos programas implantados).
        Destaca-se que em 2016 apresentou-se uma nova metodologia de coleta das informações que deixou de ser realizada pelo “Zeus” e passou a ser feito via Moodle (link: http://diplan.ufgd.edu.br/), dentre as vantagens da utilização da Moodle, tem-se o acesso identificado, a possibilidade de detectar as atividades realizadas pelos usuários, bem como verificar o status dos processos pendentes, possibilitando aos gestores e a comunidade o acompanhamento da prestação da informação. Maiores detalhes dos passos para realização deste trabalho podem ser obtidos através do documento “Estudos Técnicos n.º: 2 – Indicadores da UFGD”, disponível no link: https://www.ufgd.edu.br/divisao/planejamento/documentos-baixar. A figura 1 a seguir demonstra o mapeamento do processo de coleta de dados e consolidação do relatório de indicadores e séries estatísticas da UFGD, a mesma foi elaborada com base na notação BPMN, onde foi utilizada como ferramenta o software Bizagi.
Figura 1

        Os dados disponibilizados serão atualizados anualmente na página da UFGD, contudo, a ideia é que seja feita a coleta de dados mensalmente para que assim, todos os anos, a UFGD possa divulgar à comunidade acadêmica e sociedade o seu Anuário Estatístico, um documento que torna público os investimentos feitos na educação superior por parte do governo federal, servindo também de instrumento de avaliação e pesquisa por parte da população.
        As informações estão disponibilizadas por categorias: Administração de Contratos, Processos Licitatórios e Patrimônio; Assistência Estudantil; Biblioteca; Editora; Extensão e Cultura; Gestão de Pessoas; Graduação; Indicadores de Bolsas Geral; Iniciação Científica; Internacionalização; Obras, Infraestrutura e Prestação de Serviços; Ouvidoria; Planejamento e Orçamento; Pós-Graduação e Pesquisa; Processos Disciplinares; Serviços de Informação ao Cidadão; e Tecnologia da Informação.

 
CONTATO:
Divisão de Planejamento: (67) 3410-2766 / 2767 / 2895

EQUIPE:
Rozimare Marina Rodrigues Rivas
Fernanda Ramos Langa
Fernando Soares da Silva
José Edson Ferreira Nunes Júnior
José Reinaldo Maracaipe Costa

 


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