acessibilidade

Início do conteúdo da página

A Faculdade


FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – FCS

A implantação do curso de Medicina ocorreu anteriormente à criação da UFGD, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), instituição que deu origem a UFGD. Iniciou-se com uma turma de 50 alunos em março de 2000, após uma pactuação feita entra e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Prefeitura de Dourados, Governo de Mato Grosso do Sul e Associação Médica da Grande Dourados (AMGD).

O curso de Medicina foi uma demanda da sociedade da Grande Dourados. Durante os sete primeiros anos, as aulas teóricas ocorreram no antigo CEUD e contou com o apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que cedeu os laboratórios do curso de Enfermagem, e da Prefeitura de Dourados. Os convênios firmados com a Prefeitura, Associação Médica e o curso de Medicina de Dourados permitiram estágios supervisionados nos postos de saúde da cidade, nos hospitais Evangélico e da Mulher e no Pronto Atendimento Médico (PAM), fortalecendo e consolidando o curso de Medicina.

A implantação das Ligas da Hipertensão, de Emergência e Trauma, Geriatria, Diabetes, Terapia Intensiva, Oncologia contribuiu para a melhoria da estrutura do curso. Com a criação da UFGD, o curso de Medicina passou a fazer parte da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e recebeu investimentos do governo federal no intuito de melhorar a assistência aos pacientes, o ensino e a pesquisa. Em 11 de julho de 2007, tiveram início os estágios supervisionados com a contratação de preceptores no Hospital Universitário (HU) de Dourados e, em 2008, houve a incorporação definitiva do HU pela UFGD. Nesse mesmo ano foi firmado um convênio com a Prefeitura para realização de práticas nos Programas Saúde da Família, Postos de Saúde, SAMU, Hospital da Vida, fruto do trabalho executado anteriormente. Em 2009, houve o início do funcionamento do curso de Nutrição.

Com a proposta de uma Central de Laboratórios Multiusuários a Central de Apoio à Pesquisa (CAP), a FCS tem concepção fundamentada na racionalização da aquisição e utilização de equipamentos de médio e grande porte, pelos diversos grupos de pesquisa instalados na Faculdade, e também pretende incentivar e promover o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares. Toda a estrutura de equipamentos estará disponível aos pesquisadores e pós-graduandos.

NOTA - PROBLEMA COM ENDEREÇOS DE EMAIL
Segue texto encaminhado pela COIN - Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação:

"
Salientamos  que devido a problemas com spam que tivemos, alguns servidores de e-mails externos a UFGD bloquearam nossos e-mails da instituição por questões de segurança. Em virtude disso, nossos e-mails podem ter problemas, em alguns casos, para receber e principalmente para enviar para hotmail, outlook, msn, entre outros.

Nossa equipe está empenhada para resolver esse problema, mas não há previsão de quando teremos uma solução definitiva para esse empecilho, pois o bloqueio é externo a UFGD, ou seja, dependemos de respostas e ações externas para resolução desse transtorno. Além disso, sucessivos problemas com spam acabaram ocorrendo recentemente, o que faz com que externamente não seja retirado tão rapidamente nosso domínio desse bloqueio.

Destacamos novamente que existem esforços e priorização nessa demanda"

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Curso
Medicina
Nutrição

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Programas
Especialização em Saúde Pública
Residência em Medicina de Família e Comunidade
Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2320 e 2321
fcs@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página