acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 15/05/2023

 

 
Bem Vindo(a)

Seja bem-vinda e bem-vindo à sua nova jornada!

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio de toda a comunidade acadêmica, se abre para recepciona-lo e apresentar tudo o que a universidade pública, gratuita e de qualidade tem para oferecer.

Esta página foi elaborada especialmente para você, novo estudante, e reúne conteúdos importantes para sua adaptação ao ensino superior. No Manual do Estudante, por exemplo, está o passo a passo sobre como obter a carteira da UFGD e o acesso ao sistema UFGDNet, as instruções sobre a matrícula nas diferentes disciplinas, as possibilidades de programas de assistência estudantil e as oportunidades em iniciação científica, entre outros assuntos essenciais para que você viva tudo o que a universidade proporciona.

Também está disponível aqui o atalho para o Calendário Acadêmico, documento que integra todas as datas importantes dos semestres letivos, incluindo períodos de avaliações, matrículas, feriados e recessos. Além disso, esta página deixa à mão informações sobre como lidar com as mudanças no cotidiano de quem acabou de ingressar na universidade, etapa que exige novas responsabilidades e pode trazer momentos de instabilidade emocional. No botão Atendimento Psicossocial você encontra dicas para manter a mente tranquila e como pedir ajuda quando as coisas não estiverem muito bem. Na UFGD, você nunca está sozinho!

Ainda, na opção Assistência Estudantil, você pode conhecer todas as oportunidades de benefícios que a UFGD destina aos estudantes e saber a quem se enquadra e como recebê-los.

trote


Por fim, um alerta necessário e que precisa ser levado em consideração para que esse início de jornada se converta somente em lembranças boas: o trote, quando realizado com violência ou sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro meio que possa constranger ou colocar em risco a saúde, a integridade física ou a violação da dignidade humana ou expor a situações vexatórias é expressamente proibido.

A UFGD, além de zelar para que os estudantes tenham as melhores experiências em ensino, pesquisa e extensão, também cumpre a legislação e não admite que calouras e calouros sofram qualquer tipo de violência, seja ela física, virtual ou psicológica. Nenhum aluno, veterano ou iniciante, é obrigado a participar de atividades de trote. Em caso de situações assim, vocês podem recorrer à Ouvidoria da universidade, de maneira inteiramente sigilosa, para realizarem denúncia: ouvidoria@ufgd.edu.br, (67) 3410-2754 ou, ainda, presencialmente, na sala 302 da Unidade 1.

Quando a atividade for realizada fora da UFGD, a denúncia deve ser feita junto à Polícia Militar, pelo telefone 190, à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou 199, ou ao Ministério Público Federal, pelo endereço https://www.mpf.mp.br/mpfservicos.

Sinta-se acolhido! A UFGD é de todas e todos.



 


Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!