acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 02/12/2022

A Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas (ACS/UFGD) é subordinada à Reitoria e tem a função de planejar, executar e coordenar todas as atividades de comunicação da Universidade, atendendo ao público interno (docente, técnico-administrativo e discente) e externo (imprensa e sociedade), facilitando o acesso e a distribuição da informação de caráter institucional e pública de forma responsável, transparente e ética. Desse modo, a ACS visa fortalecer e posicionar a UFGD no que compete à Comunicação.
 

 
.
 
No organograma da UFGD, a ACS consta com sete divisões: de Jornalismo, de Relações Públicas, de Audiovisual, de Rádio, de Webdesign, de TV Universitária e de Publicidade e Propaganda. No entanto, havendo apenas uma função gratificada disponível no setor, há apenas uma chefia designada para a Divisão de Publicidade e Propaganda, e o encargo da organização das demais atividades fica sob responsabilidade da Assessora de Comunicação Social. 

No quadro de servidores, a ACS conta com profissionais formados nas áreas de Jornalismo, Publicidade, Design, Webdesign, Produção Audiovisual e Cerimonial Público
 
A equipe de Jornalismo é composta por quatro servidoras e é responsável pela elaboração de notícias institucionais veiculadas nos diversos meios de comunicação e redes sociais da UFGD. Também é competência desta equipe enviar as notícias institucionais para a imprensa local e nacional e para a lista de transmissão pelo WhatsApp institucional (número: +55 67 9 9200-5352). Esta equipe atende aos veículos de comunicação quando estes precisam de informações institucionais ou buscam fontes de entrevista. Além disso, a equipe de jornalismo é responsável pela edição e envio do Boletim de Oportunidades, e-mail enviado para toda comunidade acadêmica com informações sobre eventos, cursos, concursos, editais de captação de recursos, vagas de estágio e outras oportunidades que possam ser do interesse de estudantes, docentes e TAEs. 
 
A equipe de Publicidade e Propaganda é composta por um redator, quatro programadores visuais, e um diagramador. Esta equipe é responsável pela criação de materiais de divulgação para impressão e para veiculação online. Atua com foco no zelo pela marca institucional e trabalha na criação e veiculação de campanhas institucionais e promocionais, como por exemplo, os Vestibulares. Atende também ao público interno, participando da criação e divulgação de campanhas sazonais como, por exemplo, a recepção aos calouros e combate ao trote. Uma servidora da equipe compõe a comissão que trabalha no projeto de sinalização da UFGD, com o objetivo de fazer o estudo, o projeto e finalmente o manual de implantação da sinalização. Também é atribuição de dois servidores da equipe de Publicidade e Propaganda o lançamento diário do Boletim de Serviços da UFGD. 

Três servidores, uma da equipe de Jornalismo e dois de Publicidade e Propaganda, compartilham a responsabilidade de administrar o perfil institucional em redes de relacionamento como o Facebook, Twitter e Instagram, buscando maior interação com a comunidade acadêmica, disseminando informações e notícias e respondendo a demandas e questionamentos.

A equipe de cerimonial público tem como atribuição o agendamento e gerenciamento do uso dos auditórios, a transmissão das reuniões dos Conselhos Superiores e das Câmaras de Ensino de Graduação e de Pós-graduação, e a transmissão de eventos online ou híbridos realizados pelas Pró-reitorias e Reitoria. Também é esta a equipe responsável por conduzir os ritos de colação de grau dos graduandos e pós-graduandos da UFGD, e proceder o cerimonial público na abertura de eventos em que se faça presente o/a reitor/a ou seus representantes. 

O servidor da área de webdesign é responsável pela manutenção e atualizações no Sistema Portal UFGD, bem como no sistema de Rede de TV Interna da Universidade. 

Na área de produção Audiovisual atuam um jornalista, responsável pela produção e veiculação do Podcast UFGD, e um técnico audiovisual, que produz fotografias e filmagens utilizadas em materiais de divulgação da universidade, conforme demanda da própria ACS. Esta equipe não realiza cobertura fotográfica ou filmagem de eventos. 

A ACS também é um polo requisitor de compras na UFGD, pois realiza a gestão de alguns processos de contratação importantes para a universidade, sendo eles: o processo de contratação de serviço de publicidade (agência de publicidade), o processo de contratação de material gráfico que atende toda universidade, o processo de contratação de serviço de sonorização de auditórios, o processo de contratação de serviços para realização de eventos. Saiba mais em: https://portal.ufgd.edu.br/secao/contratacoes/index

Cabe à ACS comunicar as Notas de Falecimento referente a membros da comunidade acadêmica e familiares de primeiro grau dos servidores. A equipe de cerimonial é responsável pelo hasteamento de bandeira que faz parte da cerimônia de luto, nos casos de decreto de luto oficial anunciado pelos governos federal, estudal ou municipal, bem como os lutos oficiais manifestados pela reitoria da UFGD. 

A Assessora de Comunicação também responde diretamente à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), uma vez que a ACS/UFGD é integrante do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo (SICOM). Anualmente é necessário enviar relatório de gastos do setor para a SECOM, bem como realizar o planejamento de gastos prévio, lançando os dados em sistema específico.

  Equipe  


CONTATO

Telefones
3410-2720 - Comunicação (Geral)
3410-2722 - Jornalismo
3410-2723 - Eventos (Auditório Unidade 1)
3410-2724 - Programação Visual
3410-2725 - Programação Visual e Webdesign

E-mail
comunicacao@ufgd.edu.br

Serviço de Envio de Notícias
Whatsapp: +55 67 9 9200-5352

Endereço
Unidade 1 da UFGD
Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso, CEP 79.825-070

Horário de Atendimento
Segunda-feira a sexta-feira
das 7h às 19h
Fim do conteúdo da página