acessibilidade

Início do conteúdo da página

Nota de pesar - falecimento de Atanásio Teixeira


Nota de Pesar
    A Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) manifesta pesar e solidariedade ao Povo Guarani e Kaiowa, à Aty Guasu, Grande Assembleia dos Povos Kaiowa e Guarani e aos amigos e familiares da Terra Indígena Limão Verde pelo falecimento do Ñanderu Atanásio Teixeira, na madrugada desta terça-feira (18/4), em Amambai (MS). 

    Ataná, como era conhecido entre os seus parentes, foi um grande rezador e um dos primeiros a se engajar na luta pela recuperação dos territórios kaiowa e guarani em Mato Grosso do Sul. Foram suas rezas-cantos que guiaram o Povo Guarani e Kaiowa de volta as suas tekoha recuperadas, onde aguardam ainda nos dias atuais a regularização de seus territórios tradicionais.

    A devolução e a demarcação das terras guarani e kaiowa eram os sonhos de Ataná. Ficam para as próximas gerações a missão de fazer vida das palavras do Ñanderu.
    Agradecemos seus ensinamentos, sua inspiração e o exemplo deixado a todos e todas nesta terra.
    Aguyjevete, Ñanderu Ataná!


Foto

Atanásio Teixeira durante assembleia Aty Guasu na TI Ñanderu Marangatu em novembro de 2019 / Foto: Tatiane Klein/Faind/Iphan-MS

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Secretaria da Faculdade Intercultural Indígena
Nome responsável:
Adalto Vieira Ferreira Júnior
Email:
faind@ufgd.edu.br
Telefone:
34102621