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Última Atualização: 07/02/2024

Sejam bem-vindos à Faculdade de Ciências Agrárias!
 
 
 
Aqui estão lotados os cursos de
AGRONOMIA,   ENGENHARIA AGRÍCOLA,   ENGENHARIA DE AQUICULTURA   e   ZOOTECNIA
 
As matrículas nos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) serão efetivadas pela Secretaria Acadêmica (SECAF) da FCA, por meio do e-mail matricula.fca@ufgd.edu.br.

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Foram iniciadas as convocações para a matrícula pelo Processo Seletivo Vestibular (PSV-2024), Processo Seletivo Vestibular Digital (PSV-DIG 2024) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU-2024). Acesse as respectivas páginas e fique por dentro.
 


►Se você foi convocado para a matrícula, leia com atenção:
 

1. DOCUMENTAÇÃO
    1.1  PARA TODOS CONVOCADOS (AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGA RESERVADA)
    1.2  ACESSO POR VAGAS RESERVADAS (COTAS)
2. COMO OCORRE A EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA
 
 

1. DOCUMENTAÇÃO

 

1.1 PARA TODOS CONVOCADOS (AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGA RESERVADA) - PSV ou SISU

 
- É sua responsabilidade ler o Edital com atenção! Lá estão todas as orientações quanto aos procedimentos, prazos e documentação necessária. A não apresentação de algum documento exigido e a perda dos prazos previstos no Edital podem inviabilizar a sua matrícula;

- Separe todos os documentos necessários para a matrícula, conforme determinado no   Anexo V  do Edital;

- Você deverá apresentar as cópias digitalizadas desses documentos. As cópias devem estar legíveis e íntegras, sem dobras e sem cortes (inclusive cabeçalhos, rodapés, carimbos e assinaturas);

- Sempre que houver informação no verso do documento é necessário fazer a cópia também do verso;

- Não recomendamos que faça fotos dos documentos, uma vez que prejudica a qualidade da cópia. Recomendamos que os documentos sejam digitalizados. Caso não possua um Scanner à disposição, utilize o aplicativo Adobe Scan, disponível gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular. Ele permite a digitalização do documento em formato PDF;

- Caso ainda não possua o Título de Eleitor impresso, faça um print completo do e-título (com código QR) ou imprima o título diretamente no site do tribunal eleitoral. Caso já tenha solicitado o título, mas o mesmo ainda não esteja disponível, apresente o comprovante de requerimento do título de eleitor emitido no site, demonstrano que está aguardando o documento. Lembre-se de que este é um documento obrigatório para maiores de 18 anos;  

- Caso não possua o cartão do CPF, faça a emissão do comprovante de inscrição na internet: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/impressaocomprovante/consultaimpressao.asp;

- A Certidão de Quitação Eleitoral pode ser facilmente obtida no endereço https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral. Lembre-se de que este é um documento obrigatório para maiores de 18 anos;

- A Foto 5X7 deve ser recente (2023 ou 2024) e conter a data completa, com dia, mês e ano (dd/mm/aaaa). Você pode obter a foto por meio de um fotógrafo profissional, mas se optar por produzir uma foto caseira, orientamos que utilize um fundo branco e insira a data. É vedada a utilização de quaisquer filtros de aplicativos e são terminantemente proibidas as edições de imagem;

- Após a digitalização de todos os documentos, salve as cópias em formato PDF, em arquivos individualizados para cada documento;

- Para facilitar a sua identificação, recomendamos que no título do e-mail você escreva “MATRÍCULA - Nome completo”. No corpo do e-mail escreva o curso e o processo seletivo (PSV-2024). Anexe os documentos ao e-mail e envie.


  Observação: Não compartilhe os documentos via Drive ou encaminhe links. Por questões de segurança não poderemos acessar os documentos enviados nessas modalidades.
 

1.2 ACESSO POR VAGAS RESERVADAS (COTAS)

 
  PSV 
Se você se inscreveu em vaga reservada, além dos documentos de matrícula enviados para a Secretaria Acadêmica da FCA, envie também a documentação específica (veja no Edital) da sua opção de inscrição ao e-mail da matrícula e aguarde a análise dos documentos:

Para dúvidas e informações a respeito das análises, entre em contato diretamente com a Comissão responsável:
- Renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo:
analiserenda@ufgd.edu.b;
- Preto ou Pardo (IPP): cotasraciais@ufgd.edu.br;
- Reserva de Vaga para Indígena (RVI) ou indígenas inscritos como IPP:
matricula.fca@ufgd.edu.br;
- Reserva de Vaga para Pessoa com Deficiência (PCD)
comissaopcd@ufgd.edu.br;
- Ensino Médio Integral em Escola Pública (outros):
matricula.fca@ufgd.edu.br.
 
Observação:
É de sua responsabilidade verificar o envio da documentação ao e-mail correto, conforme procedimentos detalhados no Edital. O extravio da documentação pode inviabilizar a sua matrícula.


 SISU 
Se você se inscreveu em vaga reservada, além dos documentos de matrícula, envie também a documentação específica (veja no Edital) da sua opção de inscrição ao e-mail da matrícula e aguarde a análise dos documentos:

Para dúvidas e informações a respeito das análises, entre em contato diretamente com a Comissão responsável:
Renda inferior ou igual a 1 salário mínimo: analiserenda@ufgd.edu.br;
Preto ou Pardo (IPP): cotasraciais@ufgd.edu.br;
Reserva de Vaga para Indígena (RVI) ou indígenas inscritos como IPP:
matricula.fca@ufgd.edu.br;
Reserva de Vaga para Pessoa com Deficiência (PCD)comissaopcd@ufgd.edu.br;
Ensino Médio Integral em Escola Pública (outros): matricula.fca@ufgd.edu.br;
- Quilombolas (Q): matricula.fca@ufgd.edu.br.
 
Observação:
 É de sua responsabilidade verificar o envio da documentação ao e-mail correto, conforme procedimentos detalhados no Edital. O extravio da documentação pode inviabilizar a sua matrícula.


 
Fique atento! Você pode estar inscrito em mais de um tipo de Vaga Reservada (Ex.: Renda inferior ou igual a 1,5 ou 1 s.m./Indígena, Preto ou Pardo). Portanto, deverá passar por todas as Comissões, conforme sua opção de inscrição.
Sua matrícula será efetivada apenas após a aprovação da(s) Comissão(ões) e se sua documentação de matrícula estiver de acordo com o exigido em Edital. 

 

2. COMO OCORRE A EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

 
- O atendimento é exclusivamente online e ocorrerá por ordem de recebimento. Você receberá uma mensagem automática, indicando que o e-mail foi recebido pela Faculdade de Ciências Agrárias;

-  Você sempre será respondido no e-mail em que iniciou o atendimento, dentro do prazo previsto no Edital para as matrículas e do nosso horário de atendimento;
 
- Fique atento a sua caixa de e-mail enquanto o processo não for concluído e/ou confirmado. Caso seja necessário solicitar informações complementares, o faremos por meio do e-mail e a ausência de retorno dentro do prazo pode inviabilizar a sua matrícula;

- Caso toda documentação esteja dentro do exigido no Edital, você receberá um e-mail de confirmação da efetivação da matrícula. Neste e-mail serão repassadas diversas orientações quanto à sua vida acadêmica. Faça uma leitura cuidadosa das informações e encaminhe suas dúvidas, caso haja, ao e-mail indicado;

- Se você está inscrito em vaga reservada, sua matrícula será efetivada apenas após o recebimento do parecer de deferimento da(s) Comissão(ões);

- Se sua matrícula por algum motivo não puder ser efetivada, você será comunicado por e-mail com as devidas justificativas. Estaremos à sua disposição para esclarecer todas as dúvidas.

 
Lembre-se:
Fique atento às datas e horário da matrícula, divulgados no Edital de Convocação. Em hipótese nenhuma serão efetivadas solicitações de matrículas recebidas fora do prazo determinado.
É de sua responsabilidade o envio da documentação ao e-mail correto. O extravio da documentação poderá provocar o indeferimento da sua matrícula.
 


_________________________________________________________________
Comissão de Matrículas
Secretaria Acadêmica da FCA
matricula.fca@ufgd.edu.br

 

 



 


CONTATO

Secretaria Acadêmica (SECAF) - Faculdade de Ciências Agrárias (FCA)

 
Seção de Assuntos Acadêmicos (SAA/SECAF)

Carla Regina Baptista Gordin
E-mail: secaf.fca@ufgd.edu.br
Telefone: (67) 341-2352
Sala 04 
Seção de Apoio à Graduação (SAG/SECAF)

Mariana Travassos e Renata Erondi Ramos
E-mail: fca.secgrad@ufgd.edu.br
Telefone: (67) 3410-2355
Sala 03
 
ESCALAS DE TRABALHO

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira | 7h às 19h

Rodovia Dourados-Itahum, Km 12 | Cidade Universitária | Dourados, MS
 Cx. Postal 364 | CEP 79.825-070
Faculdade de Ciências Agrárias | Prédio da Administração
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    Perguntas Frequentes

R.: Em primeiro lugar, suspenda imediatamente a frequência nas atividades presenciais e mantenha-se em isolamento, conforme orientações das autoridades de saúde. Em seguida, envie à Secretaria Acadêmica da FCA (secaf.fca@ufgd.edu.br) o atestado médico (com identificação do acadêmico, CID, CRM, assinatura e carimbo do médico responsável) e aguarde as orientações. 

A SECAF/FCA se reserva ao direito de encaminhar indivíduos com sintomas gripais ao atendimento online. 
*Consulte também o Manual de Biossegurança da UFGD.



 

R.:   a) Solicite login e senha ao Técnico de Laboratório em Informática da FCA pelo e-mail hugoleite@ufgd.edu.br, informando nome completo, curso, número do CPF e e-mail.
        b) Após o recebimento das informações, acesse o Sigecad Acadêmico seguindo o "Tutorial -Como acessar o Sigecad Acadêmico", disponível aqui.

R.: a) Acesse a página da Biblioteca Central, que é a unidade responsável pelo Cartão UFGD;
      b) Acesse nosso Portal de Ajuda, começando por AQUI.

R.: Para acessar o e-mail acadêmico siga as instruções disponíveis nesse link: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/633.

R.: Todas as informações referentes ao ínicio e término de cada período letivo constam no Calendário Acadêmico.
Neste documento, você também pode consultar os períodos de matrícula dos alunos regulares (veteranos), prazos para trancamento de matrículas, para aproveitamento de estudos, e outras informações importantes.

R.: Não. As disciplinas do primeiro semestre são direcionadas automaticamente pela Secretaria Acadêmica Central, no ato da matrícula.

a) Acesse nosso Portal de Ajuda, começando por AQUI;
b) Contate o Coordenador do Curso, através do e-mail disponível AQUI.

R.: Aguarde a abertura da Quarta Fase de Matrículas. Essa fase é aberta a todos os cursos da UFGD e refere-se ao período para cancelamento de matrículas, via SIGECAD Matrícula.
      As datas de início e término da quarta fase de matrículas podem ser verificadas no Calendário Acadêmico. Caso tenha encerrado o prazo de cancelamento pelo SIGECAD Matrícula, entre em contato com a Seção de Apoio à Graduação (fca.secgrad@ufgd.edu.br) e solicite as orientações.

R.: Você pode solicitar a Matrícula fora de Prazo. Verifique as orientações na aba "Orientações para requerimentos" ou entre em contato com a Seção de Apoio à Graduação (fca.secgrad@ufgd.edu.br).

R.: a) Verifique os serviços oferecidos pela SECAF/FCA AQUI ;
      b) Leia atentamente as instruções AQUI.
      c) Procure, na aba 
Documentos para Baixar, os formulários correspondes à solicitação que deseja protocolar;
      d) Encaminhe a documentação à Seção de assuntos acadêmicos (SAA/FCA) - secaf.fca@ufgd.edu.br ou à Seção de apoio à Graduação (SAG/FCA) - fca.secgrad@ufgd.edu.br, conforme o caso.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a SECAF/FCA pelo e-mail secaf.fca@ufgd.edu.br .

R.:   Entre em contato conosco (secaf.fca@ufgd.edu.br) para que possamos avaliar o seu caso e encaminhá-lo ao setor competente.

R.:  a) Acompanhe o andamento de processos AQUI, fazendo busca pelo número do processo ou pelo nome  do interessado, ou
       b) Entre em contato com a SECAF/FCA pelo e-mail secaf.fca@ufgd.edu.br

     

R.: Para entrar em contato com o coordenador do seu curso, utilize o e-mail abaixo:

Agronomia - fca.agronomia@ufgd.edu.br;
Engenharia Agrícola - fca.agricola@ufgd.edu.br;
Engenharia de Aquicultura -  fca.aquicultura@ufgd.edu.br;
Zootecnia - fca.zootecnia@ufgd.edu.br.

R.: As dúvidas podem ser sanadas junto da Coordenação do seu Curso (veja os contatos AQUI), mas mantenha-se ciente e atualizado sobre sua estrutura curricular vigente, e tenha conhecimento do Regulamento Geral dos Cursos de Graduaçãodisponível AQUI).

R.: Não. Uma das condições para colar grau é a regularidade com a Biblioteca.

Observação: A regularidade com a Biblioteca também é exigida para o Trancamento e Cancelamento de Matrícula (por Desistência de Vaga, Decurso de Prazo, Transferência para outra Instituição de Ensino Superior, etc.).

R.: Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e com as condições de inscrição, feita pela Universidade, dos alunos aptos a participar da prova. Uma vez inscrito pela instituição, o aluno deverá realizá-la. A realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá elaborar uma justificativa fundamentada e documentada, dentro do prazo pré-estabelecido, que será avaliada por uma comissão. Até que regularize sua situação, o aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau. Também é obrigatório que os acadêmicos respondam o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caso contrário, ainda que tenha feito a prova, o acadêmico não constará no Relatório de Regularidade com o ENADE.

R.: Após todas as notas serem lançadas no sistema e a análise de que o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso” (ECC), dando oportunidade para que o formando  solicite a “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a Colação de Grau será lançada a "Exclusão por Diplomação" (EDI), podendo ser solicitada, então, a “Declaração de Colação de Grau”. Por último, dentro do prazo estabelecido pelo Regulamento, será disponibilizado para retirada o “Diploma”, que é o único documento cuja retirada é realizada na Secretaria Acadêmica Central (SECAC/Unidade I).

R.: Não é necessário solicitar o Diploma, ele será emitido em 120 dias, contados da data da Colação de Grau, caso o aluno não esteja em débito com os documentos exigidos para a emissão do mesmo.

►Acadêmicos que colaram grau a partir de 2022 receberão por e-mail um link e uma chave de acesso ao Diploma Digital, que será a única versão disponibilizada do documento (não será disponibilizado o documento impresso). Por isso, mantenha o seu e-mail atualizado no SIGECAD Acadêmico
    
A página da UFGD destinada à validação de seus diplomas emitidos em meio digital é: <https://diplomadigital.ufgd.edu.br/validador>. A verificação de conformidade junto ao MEC pode ser realizada no link: <https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma>.
►Acadêmicos que colaram grau antes de 2022, deverão retirar o Diploma  na Secretaria Acadêmica Central (Unidade I), na Rua João Rosa Góes, nº 1761, Vila Progresso, Dourados/ MS, CEP: 79825-070, mediante apresentação do RG.
A retirada deverá ser realizada pelo titular, mas caso seja retirado por um terceiro, este deverá apresentar uma procuração com poderes específicos para este fim e com firma reconhecida, além do documento de identidade (RG).

Caso tenha alguma dúvida ou deseja saber se o seu Diploma está disponível para retirada, entre em contato pelo e-mail: secac@ufgd.edu.br .

R.: O aluno poderá utilizar a carga horária de sua participação em um Programa ou Projeto como uma forma alternativa para o cumprimento da carga horária mínima de eletivas ou do componente curricular Atividades Complementares.
Na forma de carga horária de disciplinas eletivas poderá ser utilizada até 288 (duzentos e oitenta e oito) horas/aulas. No cumprimento de carga horária de Atividades Complementares, de acordo com o regulamento do componente curricular.

São os programas e projetos que contabilizam as horas:

  1. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);
  2. Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC);
  3. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID);
  4. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);
  5. Programa de Educação Tutorial (PET);
  6. Programa de Extensão Universitária (PROEXT);
  7. Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN);
  8. Programa de Jovens Talentos;
  9. Projetos de Extensão e Cultura.
 
A carga horária desses programas e projetos poderá ser utilizada uma única vez.
 
Faça a solicitação via Sigecad acadêmico e encaminhe, por e-mail, a documentação comprobatória (atestados, declarações, certificados) ao Coordenador do seu Curso, no endereço disponível AQUI.
 
 Dúvidas a respeito do assunto devem ser encaminhadas diretamente ao Coordenador do Curso.