acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 21/10/2024

 
QUEM SOMOS

Secretaria Acadêmica da Faculdade de Ciências Agrárias (SECAC/FCA) oferece serviços relacionados ao Ensino de Graduação, atuando como um prolongamento da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) no âmbito da faculdade em que está lotada. É responsável pelo atendimento da comunidade interna e externa em assuntos de interesse dos discentes, tais como recepção, orientação, assessoramento e encaminhamento de suas solicitações, bem como pela matrícula e pela emissão de documentação acadêmica.

 São os cursos atendidos pela SECAC/FCA:

O QUE SOLICITAR NA SECAC/FCA


  ►Matrículas:
 
  • Efetivação da Matrícula dos Acadêmicos Ingressantes (calouros).

    *Acadêmicos regulares (veteranos) são responsáveis por suas próprias matrículas por meio do Sigecad matrícula. Acompanhe o Calendário Acadêmico vigente e não perca o prazo para a matrícula nas disciplinas. Havendo necessidade de realizar matrícula ou cancelamento de matrícula fora do prazo previsto no calendário, entre em contato com a Seção de Apoio à Graduação (fca.secgrad@ufgd.edu.br | 3410-2355 ou 3410-2364).

     Dúvidas sobre em que disciplinas se matricular devem ser encaminhadas ao Coordenador do Curso:

      
    CONTATO DOS COORDENADORES
     


►Emissão de documentos:

  • Atestado de frequência
  • Atestado de matrícula
  • Atestado de  não-vínculo
  • Atestado de vínculo
  • Declaração de Conclusão de Curso
  • Declaração de Colação de Grau
  • Declaração do Índice de Desempenho Acadêmico (IDA)
  • Declaração de Integralização Curricular
  • Declaração de Provável Formando
  • Estrutura Curricular
  • Histórico Acadêmico Completo
  • Histórico Acadêmico Documento (para acadêmicos excluídos por Diplomaçao)
  • Programa de Disciplinas Cursadas
  • Sistema de Avaliação de Aprendizagem
 

►Orientação e encaminhamento:

  • Adoção de Nome Social
  • Antecipação de Colação de Grau
  • Antecipação de Registro de Diploma
  • Atualização Cadastral
  • Colação de Grau em Sessão Simples (em Gabinete)
  • Declaração de Diploma em Fase de Registro
  • Desistência de Vaga
  • Interposição de Recursos
  • Trancamento de Matrícula Regular
  • Transferência
 

►Cadastramento de processos:

  • Aproveitamento de Estudos
  • Autorização para Cursar disciplina em outra IES
  • Prorrogação do Prazo para Integralização Curricular
  • Regime de Exercícios Domiciliares
  • Licença maternidade, Paternidade ou Adotante
  • Reintegração de Curso por Decurso de Prazo ou Falha Constatada
  • Segunda Via de Diploma
  • Trancamento de Matrícula Especial

 
As orientações para as solicitações acima você encontra AQUI.



FIQUE LIGADO!
Alguns requerimentos do seu interesse devem ser solicitados na Seção de Apoio à Graduação ou na Secretaria Administrativa. Verifique logo abaixo o guia de requerimentos:
         



Não encontrou o que precisava? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo.
Visite também nossos "Links úteis", as "Normas e Legislação"  e as "Perguntas Frequentes" ao final dessa página.
 
 

LOCALIZE-SE NA FCA


CONTATO

Secretaria Acadêmica (SECAC) - Faculdade de Ciências Agrárias (FCA)
    Telefone: (67) 3410-2352
Localização: Sala 04 - Prédio da Admiistração da FCA 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira | 7h às 19h

Rodovia Dourados-Itahum, Km 12 | Cidade Universitária | Dourados, MS
 Cx. Postal 364 | CEP 79.825-070
Faculdade de Ciências Agrárias
Fim do conteúdo da página

    Perguntas Frequentes

R.:   a) Solicite login e senha ao Técnico de Laboratório em Informática da FCA pelo e-mail hugoleite@ufgd.edu.br, informando nome completo, curso, número do CPF e e-mail.
        b) Após o recebimento das informações, acesse o Sigecad Acadêmico seguindo o "Tutorial -Como acessar o Sigecad Acadêmico", disponível aqui.

R.: a) Acesse a página da Biblioteca Central, que é a unidade responsável pelo Cartão UFGD;
      b) Acesse nosso Portal de Ajuda, começando por AQUI.

R.: Para acessar o e-mail acadêmico siga as instruções disponíveis nesse link: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/633.

R.: Todas as informações referentes ao ínicio e término de cada período letivo constam no Calendário Acadêmico.
Neste documento, você também pode consultar os períodos de matrícula dos alunos regulares (veteranos), prazos para trancamento de matrículas, para aproveitamento de estudos, e outras informações importantes.

R.: Não. As disciplinas do primeiro semestre são direcionadas automaticamente pela Secretaria Acadêmica Central, no ato da matrícula.

a) Acesse nosso Portal de Ajuda, começando por AQUI;
b) Contate o Coordenador do Curso, através do e-mail disponível AQUI.

R.: Aguarde a abertura da Quarta Fase de Matrículas. Essa fase é aberta a todos os cursos da UFGD e refere-se ao período para cancelamento de matrículas, via SIGECAD Matrícula.
      As datas de início e término da quarta fase de matrículas podem ser verificadas no Calendário Acadêmico. Caso tenha encerrado o prazo de cancelamento pelo SIGECAD Matrícula, entre em contato com a Seção de Apoio à Graduação (fca.secgrad@ufgd.edu.br) e solicite as orientações.

R.: Você pode solicitar a Matrícula fora de Prazo. Verifique as orientações na aba "Orientações para requerimentos" ou entre em contato com a Seção de Apoio à Graduação (fca.secgrad@ufgd.edu.br).

R.: a) Verifique os serviços oferecidos pela SECAC/FCA AQUI ;
      b) Leia atentamente as instruções AQUI.
      c) Procure, na aba 
Documentos para Baixar, os formulários correspondes à solicitação que deseja protocolar;
      d) Encaminhe a documentação à  fca.secac@ufgd.edu.br .

Em caso de dúvidas, entre em contato com a SECAC/FCA pelo e-mail fca.secac@ufgd.edu.br .

R.:   Entre em contato conosco (fca.secac@ufgd.edu.br) para que possamos avaliar o seu caso e encaminhá-lo ao setor competente.

R.:  a) Acompanhe o andamento de processos AQUI, fazendo busca pelo número do processo ou pelo nome  do interessado, ou
       b) Entre em contato com a SECAC/FCA pelo e-mail fca.secac@ufgd.edu.br

     

R.: Para entrar em contato com o coordenador do seu curso, utilize o e-mail abaixo:

Agronomia - fca.agronomia@ufgd.edu.br;
Engenharia Agrícola - fca.agricola@ufgd.edu.br;
Engenharia de Aquicultura -  fca.aquicultura@ufgd.edu.br;
Zootecnia - fca.zootecnia@ufgd.edu.br.

R.: As dúvidas podem ser sanadas junto da Coordenação do seu Curso (veja os contatos AQUI), mas mantenha-se ciente e atualizado sobre sua estrutura curricular vigente, e tenha conhecimento do Regulamento Geral dos Cursos de Graduaçãodisponível AQUI).

R.: Não. Uma das condições para colar grau é a regularidade com a Biblioteca.

Observação: A regularidade com a Biblioteca também é exigida para o Trancamento e Cancelamento de Matrícula (por Desistência de Vaga, Decurso de Prazo, Transferência para outra Instituição de Ensino Superior, etc.).

R.: Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e com as condições de inscrição, feita pela Universidade, dos alunos aptos a participar da prova. Uma vez inscrito pela instituição, o aluno deverá realizá-la. A realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá elaborar uma justificativa fundamentada e documentada, dentro do prazo pré-estabelecido, que será avaliada por uma comissão. Até que regularize sua situação, o aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau. Também é obrigatório que os acadêmicos respondam o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caso contrário, ainda que tenha feito a prova, o acadêmico não constará no Relatório de Regularidade com o ENADE.

R.: Após todas as notas serem lançadas no sistema e a análise de que o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso” (ECC), dando oportunidade para que o formando  solicite a “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a Colação de Grau será lançada a "Exclusão por Diplomação" (EDI), podendo ser solicitada, então, a “Declaração de Colação de Grau”. Por último, dentro do prazo estabelecido pelo Regulamento, será disponibilizado para retirada o “Diploma”, que é o único documento cuja retirada é realizada na Divisão de Ingresso e Gestão de Secretarias Acadêmicas (DIGS/Unidade I).

R.: Não é necessário solicitar o Diploma, ele será emitido em 120 dias, contados da data da Colação de Grau, caso o aluno não esteja em débito com os documentos exigidos para a emissão do mesmo.

►Acadêmicos que colaram grau a partir de 2022 receberão por e-mail um link e uma chave de acesso ao Diploma Digital, que será a única versão disponibilizada do documento (não será disponibilizado o documento impresso). Por isso, mantenha o seu e-mail atualizado no SIGECAD Acadêmico
    
A página da UFGD destinada à validação de seus diplomas emitidos em meio digital é: <https://diplomadigital.ufgd.edu.br/validador>. A verificação de conformidade junto ao MEC pode ser realizada no link: <https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma>.
►Acadêmicos que colaram grau antes de 2022, deverão retirar o Diploma  na Divisão de Ingresso e Gestão de Secretarias Acadêmicas (Unidade I), na Rua João Rosa Góes, nº 1761, Vila Progresso, Dourados/ MS, CEP: 79825-070, mediante apresentação do RG.
A retirada deverá ser realizada pelo titular, mas caso seja retirado por um terceiro, este deverá apresentar uma procuração com poderes específicos para este fim e com firma reconhecida, além do documento de identidade (RG).

Caso tenha alguma dúvida ou deseja saber se o seu Diploma está disponível para retirada, entre em contato pelo e-mail: cgac.digs@ufgd.edu.br .

R.: O aluno poderá utilizar a carga horária de sua participação em um Programa ou Projeto como uma forma alternativa para o cumprimento da carga horária mínima de eletivas ou do componente curricular Atividades Complementares.
Na forma de carga horária de disciplinas eletivas poderá ser utilizada até 288 (duzentos e oitenta e oito) horas/aulas. No cumprimento de carga horária de Atividades Complementares, de acordo com o regulamento do componente curricular.

São os programas e projetos que contabilizam as horas:

  1. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);
  2. Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC);
  3. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID);
  4. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);
  5. Programa de Educação Tutorial (PET);
  6. Programa de Extensão Universitária (PROEXT);
  7. Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN);
  8. Programa de Jovens Talentos;
  9. Projetos de Extensão e Cultura.
 
A carga horária desses programas e projetos poderá ser utilizada uma única vez.
 
Faça a solicitação via Sigecad acadêmico e encaminhe, por e-mail, a documentação comprobatória (atestados, declarações, certificados) ao Coordenador do seu Curso, no endereço disponível AQUI.
 
 Dúvidas a respeito do assunto devem ser encaminhadas diretamente ao Coordenador do Curso.