O programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD, no seu nível de mestrado, está comprometido a superar o tratamento disciplinar no campo do direito e das relações internacionais de modo hermético. Tal necessidade se dá pelo fato que a região de fronteira enfrenta desafios decorrentes do desenvolvimento nas áreas de limítrofes entre países vizinhos e o respeito aos direitos humanos. De um lado, a proposta busca a análise das relações de convergência e divergência entre desenvolvimento econômico, político, diplomático, social e sustentável entre os países do MERCOSUL, em especial com relação ao Brasil e Paraguai. Também visa o estudo do crescimento e do desenvolvimento na região de fronteira com fundamentos no crescimento econômico, procedimentos sociais de respeito à dignidade da pessoa humana, da educação, do trabalho, fluxos migratórios, ao meio ambiente, aos recursos hídricos, das relações de comércio, do processo de influência cultural entre tantos outros. Tais fundamentos se interconectam com a linha Direitos Humanos e Cidadania.
Área de concentração: Fronteiras e Direitos Humanos
Área de avaliação: Interdisciplinar
Linhas de Pesquisa
Fronteiras, Desenvolvimento e Integração Regional
Direitos Humanos, Estado e Fronteiras
Identidades, Diversidades e Direitos Socioambientais
Para integralizar a carga horária do programa é necessário cumprir pelo menos 4 disciplinas obrigatórias de 60h/aula e 2 optativas de 60h/aula. Para o aluno bolsista é necessário ainda cursar a disciplina de estágio docência de 30h/aula.
24 meses. Podendo ser prorrogado duas vezes por 90 dias até atingir o limite máxima de 30 meses. As prorrogações se dão em caráter excepcional como problemas de saúde por exemplo.
Basta enviar um email para mestradofronteiras@ufgd.edu.br, requerendo aproveitamento, anexando histórico e plano de ensino da disciplina cursada. O limite de aproveitamento são 8 créditos ou 2 disciplinas de 60h/aula.