acessibilidade

Início do conteúdo da página

A Faculdade de Direito e Relações Internacionais, que mantém os cursos de Direito e Relações Internacionais, reflete a expectativa da comunidade regional que, em pesquisa institucional realizada em 1999, por uma equipe de professores, técnicos administrativos e alunos do antigo Centro Universitário de Dourados, presidida pelo Professor Mário Geraldini, indicou como expectativa da comunidade o curso de Direito juntamente com os de Medicina, Psicologia, Odontologia, Administração de Empresas e Rural, Medicina Veterinária, Educação Física, Jornalismo, Arquitetura e Farmácia/Bioquímica.

Em 2006, com a implantação da UFGD, uma nova estrutura administrativa passa a vigorar. Os departamentos dão lugar às Faculdades, responsáveis estas pelo ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas do conhecimento. A então Faculdade de Direito (FADIR), composta inicialmente pelo curso de Direito, volta-se para a elaboração e a implantação de ações importantes junto ao tripé formado pelo ensino, extensão e pesquisa. Dentre as várias ações destacaram-se a implantação de especializações nas temáticas de Direitos Humanos e Segurança Pública. Com a adesão da UFGD ao programa REUNI, a Faculdade de Direito criou o curso de Relações Internacionais em 2009 e estabeleceu a meta de implantação de um Mestrado em Direito para 2010. Em julho de 2012, após uma longa espera e muita expectativa houve a mudança para o novo prédio da FADIR, momento em que acadêmicos puderam passar a desfrutar de amplas e modernas instalações com salas de aulas climatizadas, novos auditórios, laboratórios, espaços adequados para a administração da Faculdade e gabinetes para os docentes. Aguardamos a conclusão da obra da Biblioteca Setorial da FADIR, que oferecerá um novo espaço de estudos ainda mais adequado para a comunidade.

A FADIR busca contribuir ativamente para a formação de discentes e docentes envolvidos e comprometidos com a solidificação da Universidade Federal da Grande Dourados.

CURSOS DE GRADUAÇÃO
Bacharelado em Direito
Bacharelado em Relações Internacionais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Direitos Humanos e Cidadania

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Programa de Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos (Interdisciplinar)


CONTATO

Rua Quintino Bocaiúva, 2100 – Jardim das Figueiras - FADIR  | Cep: 79.824-140
(67) 3410-2475
mestradofronteiras@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

    Perguntas Frequentes

Para integralizar a carga horária do programa é necessário cumprir pelo menos 4 disciplinas obrigatórias de 60h/aula e 2 optativas de 60h/aula. Para o aluno bolsista é necessário ainda cursar a disciplina de estágio docência de 30h/aula.

24 meses. Podendo ser prorrogado duas vezes por 90 dias até atingir o limite máxima de 30 meses. As prorrogações se dão em caráter excepcional como problemas de saúde por exemplo.

Sim, duas vezes por ano é aberto o edital do processo seletivo de aluno especial, em jan/fev e depois em jun/jul.

Processo seletivo aberto uma vez por ano por volta de outubro.

Deve ser enviada com antecedência mínima de 30 dias para ambos.

Basta enviar um email para mestradofronteiras@ufgd.edu.br, requerendo aproveitamento, anexando histórico e plano de ensino da disciplina cursada. O limite de aproveitamento são 8 créditos ou 2 disciplinas de 60h/aula.

São ofertadas 4 a 5 disciplinas por semestre, cada uma correspondendo a um encontro semanal sempre nos períodos vespertinos e noturnos.