As quatro Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação são relativamente interdependentes, embora sejam individualmente caracterizadas, pois têm como interesse comum a investigação do fenômeno educativo, ainda que de diferentes perspectivas e óticas teóricas, e também um propósito comum: formar pesquisadores para a área.
História da Educação, Memória e Sociedade
A linha volta-se para os estudos da educação escolar e não-escolar na perspectiva histórica, discutindo questões teóricas, metodológicas e epistemológicas, bem como questões ligadas/relacionadas às fontes, métodos e abordagens da relação história e educação. Eixos temáticos da linha: história da educação e das idéias pedagógicas; instituições escolares; história da criança e da educação infantil; relações entre história e memória na formação e na profissão docente; preservação e a valorização de documentais sobre as instituições escolares no estado de MS. Professores da Linha:
Alessandra Cristina Furtado
Eurize Caldas Pessanha
Kênia Hilda Moreira
Magda Carmelita Sarat Oliveira
Míria Izabel Campos
Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
Políticas e Gestão da Educação
A linha realiza estudos, pesquisas, ensino e extensão sobre o Estado (em sentido amplo) no contexto contemporâneo e sua atuação na área da educação, contemplando instituições, organizações, atores, processos, mecanismos, estratégias e instrumentos, com especial atenção às políticas públicas e à administração/gestão da educação básica municipal e educação superior no Brasil e no contexto do Mercosul. Busca compreender e explicar a relação entre Estado, sociedade e educação e gerar conhecimentos na área, mediante enfoque teórico-metodológico, epistemológico, político, administrativo e pedagógico de seus eixos temáticos. Eixos temáticos da linha: educação e ensino no município; educação superior no estado de MS e no contexto do Mercosul; políticas e gestão públicas na perspectiva da inclusão na educação básica e superior; gestão escolar. Professores da Linha:
Andréia Vicência Vitor Alves
Fabio Perboni
Giselle Cristina Martins Real
Kellcia Rezende Souza
Maria Alice de Miranda Aranda
Educação e diversidade
A linha aborda aspectos filosóficos, sociológicos, políticos, psicológicos e pedagógicos da diferença e diversidade na educação contemporânea e suas relações com os processos de exclusão/inclusão. Analisa tendências teóricas e perspectivas de inclusão sócio-educacional em contextos escolares e não-escolares, em diferentes níveis de ensino. Discute temáticas relacionadas à educação e à diversidade, diálogos interculturais, pluralidade étnico-racial e educação especial, tecnologia da informação e comunicação, formação de profissionais da educação. Eixos temáticos da linha: educação e diversidade; educação e inclusão; educação especial. Professores da Linha:
Aline Maira da Silva
Andressa Santos Rebelo
Luciana Lopes Coelho
Morgana de Fátima Agostini Martins
Reinaldo dos Santos
Washington Cesar Shoiti Nozu
Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas
A Linha contempla pesquisas voltadas para o campo da formação de professores e das práticas educativas, no que diz respeito à educação escolar e não escolar nos seus aspectos históricos, políticos, epistemológicos, teórico-práticos, éticos e metodológicos. Eixos temáticos da linha: Processos formativos; Formação inicial e continuada de professores; Formação de professores para a diversidade; Formação de professores e alfabetização/letramento; Currículo e Formação de Professores; Formação de Professores e Práticas Educativas. Professores da Linha:
Andréia Nunes Militão
Cássia Cristina Furlan
Cristiane Ribeiro Cabral
Edilson de Araújo dos Santos
Fabiany de Cássia Tavares Silva
Marta Coelho Castro Troquez
Sandra Regina de Oliveira de Souza
Thaise da Silva
CONTATO
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2120
spgfaed@ufgd.edu.br
É possível solicitar recurso financeiro PROAP/CAPES para custear participação em evento com apresentação de trabalho. Esses recursos são destinados a diárias e/ou passagens, e são liberados em meados de junho do ano corrente. Após liberação do recurso todos os alunos receberam e-mail com as orientações para utilização do valor, o aluno precisará da autorização do coordenador de linha (pedido pode ser feito por e-mail para coordenador com cópia para a secretaria) e após a aprovação com a indicação da finalidade e o valor, o aluno deverá preencher e assinar junto com seu orientador o termo de solicitação de recursos -PROAP - CAPES disponível nesse link
Após o retorno da viagem, o aluno preencherá o Relatório de atividades científico-acadêmicas desenvolvidas - AFE, disponível no link
Obs.: A assinatura deverá ser feita manualmente ou pelo sou.gov
Todo início de semestre será necessário elaborar juntamente com o/a orientador/a o Plano de Atividades de Mestrado/Doutorado e ao fim de cada semestre será necessário elaborar também o Relatório de Atividades Mestrado/Doutorado que deverão ser enviados para a secretaria até 30 dias após a matrícula no semestre letivo. Os documentos também podem ser entregues antes do período de matrícula, cabe ao aluno se organizar para atender o prazo estabelecido.
Será necessário enviar a certidão de nascimento da criança e o requerimento de suspensão da contagem dos prazos regimentais para conclusão do curso em virtude da licença-maternidade.
De acordo com o regulamento geral da Pós-graduação, o prazo da licença pode ser de até 180 dias e deve ser informado ao programa para fins de suspensão do cômputo de prazos.
Para quem é bolsista da CAPES a prorrogação da bolsa não acontece de forma automática, a secretaria terá que enviar a certidão de nascimento para a assessoria da PROPP que faz os trâmites necessários junto a CAPES.
De acordo com o regulamento do PPGEdu a contagem dos prazos começa a partir do primeiro dia letivo do curso, seja mestrado ou doutorado. No entanto, o regulamento geral da Pós-graduação stricto sensu da UFGD determina que a contagem dos prazos inicia a partir da primeira matrícula do aluno no curso, por isso a contagem do prazo que aparece no sigecad acadêmico é diferente. Caso a defesa seja agendada para data posterior a que consta no seu sistema, deverá pedir prorrogação de prazo.
Após a defesa os alunos precisam entregar a versão final da Tese/Dissertação no prazo regulamentar acompanhada de outros documentos que a secretaria irá solicitar para encerrar o ciclo do aluno no curso. Após entregar a versão final do trabalho, os documentos e a defesa serão analisados e homologados no âmbito da coordenadoria e do conselho diretor para que seja emitida uma resolução e só então o processo de diplomação poderá seguir para o setor responsável pela conferência e finalização do registro do diploma. É importante ressaltar que não há previsão exata para emissão do diploma, pois todo o processo depende de que a documentação do aluno esteja de acordo com as exigências do setor de diplomas. Caso o aluno precise de uma declaração de conclusão do curso, somente a COPG/PROPP poderá emitir este documento, bem como homologar a ata. Sendo assim, aconselhamos manter documentos e dados atualizados na secretaria para que não haja empecilhos quando o processo de diplomação estiver em andamento.
Não, antes de encaminhar documentos para análise da coordenação e coordenadoria, orientamos que o primeiro contato seja com o orientador e/ou coordenador de linha, nos casos em que for pertinente.
O orientando juntamente com orientador são responsáveis pela formalização das bancas de qualificação e defesa, fazendo o primeiro contato com os membros e em seguida devem cadastrar o requerimento da banca no sistema acadêmico. Orientações para cadastro de bancas Clique Aqui
Quando enviar a versão da dissertação/tese para os membros da banca, enviar também para a secretaria do Programa no e-mail spgfaed@ufgd.edu.br
O regulamento do Programa traz todas as informações a respeito dos créditos para os cursos de mestrado e doutorado. Além disso, se atentar as exigências do componente curricular "Atividades Supervisionadas de Mestrado/Doutorado", pois é ofertado no semestre que antecede o prazo para o Exame de Qualificação e as atividades devem ser comprovadas para fins de aprovação e obtenção dos créditos referentes a este componente. As atividades devem ser realizadas desde o início do curso.
Através do sistema UFGDNet (sigecad acadêmico) os alunos conseguem ter acesso a todas as informações sobre sua vida acadêmica, inclusive orientamos que mantenham os dados pessoais e de contato sempre atualizados. No sistema é possível consultar histórico, horários de aulas, disciplinas, atestado de matrícula, etc. O login do aluno será solicitado ao técnico de laboratório da FAED (pela secretaria) após o período de matrícula dos ingressantes e informado via e-mail assim que estiver disponível.
Obs: O número da matrícula do aluno é identificado no sistema como RGA.
De acordo com o regulamento, o plano de investigação deve ser entregue para aprovação na coordenadoria, no prazo de 12 meses para o mestrado e 18 meses para o doutorado, no entanto, esse prazo pode ser adiantado, caso o aluno precise que o projeto passe pelo Comitê de Ética da UFGD. Quem deverá fazer esse controle para atender aos prazos do comitê é o orientando junto com o orientador. Na página do programa está disponível o formulário do projeto que precisa passar pela coordenadoria do PPGEdu e pelo conselho diretor para que seja emitida uma resolução.
O ideal é que os alunos consigam qualificar e defender no tempo previsto no regulamento, no entanto, há possibilidade de pedir prorrogação do prazo.
Para solicitar prorrogação de prazo para o Exame de Qualificação: Orientador deve enviar um memorando solicitando a prorrogação de prazo com justificativa plausível e indicar a quantidade de dias solicitado, o documento deve estar assinado pelo aluno e orientador.
Para solicitar prorrogação de prazo para Defesa de Tese/Dissertação Clique Aqui
Sim, alunos que foram bolsistas por mais de 3 meses precisam, obrigatoriamente, cursar a disciplina Docência no Ensino Superior. É aconselhável cursar a disciplina entre o segundo e terceiro semestre do curso para o mestrado/doutorado ou assim que possível - depois que for contemplado com a bolsa - pois sem ter feito a disciplina não será possível realizar o Exame de Qualificação.
A cada semestre o aluno deverá se reunir com seu orientador para saber qual disciplina precisará cursar, por isso é importante solicitar o aproveitamento de créditos logo após a primeira matrícula no curso, existe a possibilidade de diminuir a quantidade de disciplinas a serem cursadas. Verifique a estrutura curricular de cada curso nos Artigos 46 e 47 do regulamento e no item “Estrutura Curricular” na página do programa.
O aluno pode solicitar o aproveitamento de créditos das disciplinas cursadas como aluno especial ou do curso do mestrado (verificar Artigos 49 e 50 do regulamento do PPGEdu). A solicitação de aproveitamento de créditos deve ser feita via sistema acadêmico nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico da Pós-graduação vigente.
Procedimentos para solicitação de aproveitamento de disciplinas e dispensa de estágio de docência. Clique aqui
Sim, o aluno deve realizar a matrícula todo semestre, mesmo que já tenha concluído os créditos em disciplinas. Nesse caso, se trata apenas de renovação do vínculo até o semestre de realização da defesa da Tese/Dissertação.