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PDP

Última Atualização: 12/07/2021

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP tem por objetivo promover o desenvolvimento das competências necessárias aos servidores públicos para atuarem nos órgãos e nas entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, de modo a prestarem um serviço de excelência e qualidade ao cidadão, conforme disposto no Decreto n.º 9.991/19 e na Instrução Normativa n.º 21/2021.

Na implementação dessa política foram estabelecidos alguns instrumentos, dentre eles o Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP, que será elaborado anualmente com o registro das necessidades de desenvolvimento dos servidores e das respectivas ações planejadas para atendê-las. Essas ações serão executadas no ano seguinte ao do planejamento e devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos da instituição.

São objeto do PDP da UFGD as ações de desenvolvimento relacionados a:
  • Afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu: mestrado, doutorado e pós-doutorado;
  • Licença para Capacitação;
  • Eventos de capacitação promovidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
 
O preenchimento deste plano terá como base os Planos Plurianuais de Capacitação aprovados pelas unidades e do diagnóstico proveniente do Levantamento de Necessidades de Capacitação realizada pela PROGESP.

O PDP não é um documento imutável, mas necessita obedecer a trâmites burocráticos para quaisquer alterações. Portanto, as unidades e servidores devem ficar atentos aos calendários de revisão e elaboração, divulgados pela PROGESP e estabelecidos pelo Órgão Central do SIPEC.

Cabe ressaltar que aos ciclos de revisão cabem a inclusão, alteração ou exclusão de conteúdo.

A elaboração e a revisão do PDP seguem os seguintes trâmites:
    
        1. Alteração, aprovação e publicação do Plano Plurianual de Capacitação pelas unidades;
        2. Envio dos planos à PROGESP conforme calendário divulgado;
        3. Inclusão das previsões no sistema do PDP;
        4. Aprovação do PDP pela Reitoria;
        5. Envio do PDP via sistema ao Órgão Central do SIPEC;
        6. Devolutiva do Órgão Central com a manifestação técnica do PDP enviado;
        7. Execução do PDP;
        8. Relatório de execução.

Os afastamentos para participação em programa de pós-graduação stricto sensu e as licenças para capacitação somente serão autorizados se as ações estiverem previstas no Plano Plurianual de Capacitação da unidade e no PDP da universidade. Mas ATENÇÃO! As informações da previsão devem ser as mesmas do efetivo afastamento ou da licença.
 
ATENÇÃO UNIDADES

- Está disponível ao final da página o Manual de Preenchimento do novo modelo do Plano Plurianual de Capacitação, alterado pela IN PROGESP 01/2021. Esta alteração é obrigatória para o 3º ciclo de revisão PDP/2021 e Elaboração PDP/2022:

 

PDP

Atividades

Prazo

 

 

REVISÃO PDP 2021

Envio do Plano Plurianual vigente da unidade (2018-2021) via Memorando Eletrônico à PROGESP


Até 27/08/2021

Inclusão das revisões no sistema; aprovação da revisão do PDP/2021 pela Reitoria, via sistema, e envio no Portal SIPEC


Até 08/09/2021





ELABORAÇÃO PDP 2022

Envio do Plano Plurianual vigente da unidade (2022-2025) via Memorando Eletrônico à PROGESP


Até 27/08/2021

Inclusão das previsões no sistema; aprovação da elaboração do PDP/2022 pela Reitoria, via sistema, e envio no Portal SIPEC

 

Até 30/09/2021


- Confira os principais pontos abordados na reunião com as unidades acadêmicas e administrativas (08 e 09/07/2021): PDP e UFGD; novo modelo do plano plurianual de capacitação; calendário 3ª revisão PDP/2021 e Elaboração PDP/2022.


 
 

Para saber mais sobre o efetivo afastamento stricto sensu e a licença para capacitação, acesse o Guia do Servidor:
Afastamento para participação em programa de pós-graduação Stricto Sensu: https://portal.ufgd.edu.br/secao/guiadoservidor/afastamento-stricto-sensu


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