acessibilidade

Início do conteúdo da página

Pesquisador da UFGD Publica artigo na Nature

O docente e pesquisador Prof. Dr. Augusto Giaretta de Oliveira publicou junto a diversos pesquisadores da área de botânica de cinco continentes do planeta, o artigo intitulado “Phylogenomics and the rise of the angiosperms (Filogenômica e o surgimento das angiospermas - tradução direta)” na mais renomada revista científica do mundo, a Nature. O docente explica abaixo um pouco da pesquisa realizada e o que os dados revelam sobre a evolução das angiospermas ou também conhecida como plantas com flores.

“Este estudo apresenta uma árvore da vida das plantas com flores com resultados bastante robustos porque implementa uma técnica molecular avançada, com capacidade de fornecer uma enorme quantidade de sequências de DNA, bem como uma amostragem inédita que compreende 60% de todos os gêneros das angiospermas (quase 8.000 gêneros). Essa nova árvore da vida foi datada com 200 fósseis para estimar a origem das plantas com flores. Os dados sugerem que angiospermas surgiram antes do que se imagina, isto é, no final do Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos, embora a maior parte das linhagens tenham surgido no Cretáceo há cerca de 100 milhões de anos.

Legenda: Árvore da vida das angiospermas mostrando as relações de parentesco entre as linhagens. A árvore foi gerada com técnicas avançadas de sequenciamento molecular.

O surgimento das angiospermas foi seguido por um rápido processo de diversificação de linhagens. Numa perspectiva genética, não houve tempo suficiente para uma clara distinção das linhagens, o que vinha gerando conflitos e baixa resolução capturados em métodos moleculares convencionais. Este estudo resolveu esse impasse. Além disso, novas relações foram reveladas como a maior proximidade das palmeiras com a família do gengibre e açafrão-da-terra do que com a família das gramas e bambus, como acreditava-se ocorrer anteriormente. Nesse sentido, a extensa amostragem combinada com métodos avançados de reconstrução das relações de parentesco mostra a história e a alta complexidade na evolução das plantas com flores.”

O Prof. Augusto Giaretta também é curador do Herbário DDMS, onde está depositada a coleção científica de plantas da UFGD, que atualmente conta com mais de 10.000 espécimes cujos os dados estão todos disponíveis online (acesse http://ddms.jbrj.gov.br/v2/consulta.php). O Herbário DDMS faz parte do MuBio (Museu da Biodiversidade), que além das atividades de pesquisa, também realiza atividades de visitação. Acompanhe o Herbário DDMS e o MuBio pelas mídias sociais.
@herbarioddms

@mubioufgd

O artigo na íntegra pode ser acessado no link abaixo:

Legenda: Prof. Dr. Augusto Giaretta de Oliveira e o Msc. Emerson Pereira da Silva, técnico do Herbário DDMS onde está depositada a coleção científica de plantas da UFGD. Ambos estão coletando um espécime de ipê-amarelo, que foi incorporado à coleção do Herbário DDMS.

Fonte: https://douradosinforma.com.br/noticias/educacao/herbario-de-universidade-de-dourados-abriga-7-mil-especies-vegetais

Legenda: Prof. Augusto Giaretta e a estudante Luciana Cortes organizando material depositado na coleção científica de plantas do Herbário DDMS.

Fonte: https://portal.ufgd.edu.br/noticias/herbario-da-ufgd-abriga-mais-de-sete-mil-especimes-vegetais