acessibilidade

Início do conteúdo da página

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PPG/FDH - TURMA 2022


O presidente da Comissão de seleção do Programa de Pós-graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (PPG-FDH), da Faculdade de Direito e Relações Internacionais, da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, no uso de suas atribuições legais, na forma da Portaria/RTR nº. 169, de 14 de março de 2018, e considerando as disposições do art. 45 do Estatuto da UFGD, torna público o presente Edital de Seleção para os cursos de MESTRADO em FRONTEIRAS E DIREITOS HUMANOS, para ingresso no PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO de 2022.

Inscrições até o dia 20 de janeiro de 2022
Quantidade de Vagas: 16
Linhas de Pesquisa | Corpo docente Fazer Inscrição

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos
Nome responsável:
Gustavo de Souza Preussler
Email:
mestradofronteiras@ufgd.edu.br
Telefone:
(67)3410-2475

    Perguntas Frequentes

Para integralizar a carga horária do programa é necessário cumprir pelo menos 4 disciplinas obrigatórias de 60h/aula e 2 optativas de 60h/aula. Para o aluno bolsista é necessário ainda cursar a disciplina de estágio docência de 30h/aula.

24 meses. Podendo ser prorrogado duas vezes por 90 dias até atingir o limite máxima de 30 meses. As prorrogações se dão em caráter excepcional como problemas de saúde por exemplo.

Sim, duas vezes por ano é aberto o edital do processo seletivo de aluno especial, em jan/fev e depois em jun/jul.

Processo seletivo aberto uma vez por ano por volta de outubro.

Deve ser enviada com antecedência mínima de 30 dias para ambos.

Basta enviar um email para mestradofronteiras@ufgd.edu.br, requerendo aproveitamento, anexando histórico e plano de ensino da disciplina cursada. O limite de aproveitamento são 8 créditos ou 2 disciplinas de 60h/aula.

São ofertadas 4 a 5 disciplinas por semestre, cada uma correspondendo a um encontro semanal sempre nos períodos vespertinos e noturnos.