acessibilidade

Início do conteúdo da página

Abertura de seleção: Especialização em Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas


O curso de especialização “Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas" está com inscrições abertas para novas turmas que tem previsão de início em março de 2025.  

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza em parceria com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a 2 º Edição do Curso de Especialização em “Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas”, de abrangência nacional.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de dezembro de 2024, pelo Portal UFGD: https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao. Não haverá cobrança de taxa de inscrição nem de mensalidade, pois trata-se de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Link da página institucional

A especialização oferece 225 vagas, sendo 20% delas reservadas para pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência. O público-alvo são os operadores do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Do total de vagas, 190 serão destinadas ao grupo prioritário, distribuídas por estado e Distrito Federal. Esse grupo é composto por profissionais da Polícia Militar, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Técnico-Científica e Ministério da Justiça e Segurança Pública. Uma tabela disponível no edital informa a quantidade de vagas para cada força policial que integra o grupo 1.

Já o grupo 2 dispõe de 25 vagas para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), enquanto o grupo 3 oferece 10 (ampla concorrência) vagas para os candidatos com maior pontuação no processo seletivo, independentemente do estado de origem. Nesse caso, podem efetuar inscrições Polícia Rodoviária Federal e, ainda da Polícia Penal Estadual e Federal e Polícia Federal para cadastro de reserva de ampla concorrência).

A seleção será realizada por meio da análise de currículo (Tabela de Pontuação - Anexo 3 do edital), considerando o tempo de serviço no SUSP e a experiência em unidades especializadas no atendimento a indígenas e/ou no enfrentamento de crimes ambientais. De acordo com o cronograma, as notas da avaliação serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025 e, após o período de recursos, o resultado final e a convocação para matrícula serão publicados em 20 de janeiro.

O curso busca proporcionar aos agentes de segurança pública a oportunidade de questionar e refletir sobre estudos e pesquisas relacionadas aos problemas conjunturais ligados a crimes ambientais e à violência praticada contra as populações indígenas e seus territórios (materiais e imateriais), tanto em níveis local e regional quanto nacional e internacional (especialmente em áreas fronteiriças), visando contribuir para a formulação de novas práticas de intervenção e para a construção de políticas de segurança pública pautadas no respeito aos direitos humanos e no Estado de Direito.

As aulas terão início em março de 2025, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma AVA Moodle, com encontros síncronos às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã e à tarde. As atividades assíncronas, que representam 30% da carga horária, serão realizadas ao longo da semana.

 

CONTATO

E-mail: faed.suspecap@ufgd.edu.br

Página do curso:

https://www.ufgd.edu.br/pos-graduacao/especializacao-crimes-ambientais-protecao-povos-indigenas/index

Página para inscrição: https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao 

 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
COORDENAÇÃO DO CURSO
Nome responsável:
ALINE ANJOS DA ROSA
Email:
faed.suspecap@ufgd.edu.br
Telefone:
67 99033560