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Última Atualização: 25/03/2025

Regulamento de TCC

Defendidos em 2024.1

  • ANDERSON LOUVEIRA ARCE
    Orientador(a): Sidnei Azevedo de Souza
    Título: Revisão de Literatura Sobre o Uso do GeoGebra para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral em Dissertações e Teses Brasileiras
  • JOÃO ANTONIO CAMPOS NOGUEIRA
    Orientador(a): Késia Caroline Ramires Neves
    Título: Estratégias Didáticas e Tecnológicas no Ensino de Geometria para Jovens e Adultos
  • MARIA EDUARDA VALENÇA DE FRANÇA
    Orientador(a): Renata Viviane Raffa Rodrigues
    Título: Aspectos do Raciocínio Proporcional de Alunos do 7.º Ano do Ensino Fundamental: Um Foco nas Resoluções Escritas de uma Tarefa Exploratória
  • MARIANA BORK CIPRIANO
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Articulações Entre a Base Nacional Comum Curricular e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Mato Grosso do Sul
  • TIAGO ANTONIO PEREIRA BORGES
    Orientador(a): Cíntia Melo dos Santos
    Título: O Estado do Conhecimento: Um Estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso

Defendidos em 2023.2

  • MARIA LUISA SCHERER BELINI
    Orientador(a): Alessandra Querino da Silva
    Título: Modelagem dos Números de Notificações Mensais de dengue no Município de Dourados/MS com a Metodologia de Séries Temporais
  • NARA MACHADO ROCKENBACH
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Interculturalidade e a Formação Inicial de Professores de Matemática Indígenas de Mato Grosso do Sul
  • WINE CAROLINI SILVEIRA SILVA
    Orientador(a): Kesia Caroline Ramires Neves
    Título: Aspectos Históricos da Formação de Professores na Região de Dourados: Curso de Treinamento de Professores Não Titulados (1970)

Defendidos em 2023.1

  • ANA GABRIELLY SILVA MOURA
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: desenvolvimento do Pensamento Geométrico e os Níveis de Van Hiele: Uma Experiência Envolvendo Alunos do Ensino Médio com o Uso de Uma Metodologia Ativa
  • ANA LUCIA BRAGA DE ALMEIDA
    Orientador(a): Jose Wilson dos Santos
    Título: Os Livros Didáticos de Matemática e a Representação Feminina: Uma Cartografia
  • GABRIELA LEITE CUSTODIO
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Avaliação da Aprendizagem Matemática na Educação Básica: o Que Revela As Pesquisas Brasileiras?

Defendidos em 2022.2

  • ALISSON RENAN TAVARES WEBER
    Orientador(a): Renata Viviane Raffa Rodrigues
    Título: Aspectos do Pensamento Algébrico dos Alunos de Um 2.º Ano do Ensino Médio Percebidos em Uma Regência na Perspectiva do Ensino Exploratório

Defendidos em 2022.1

  • BRUNO MARQUES DOS SANTOS
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Ensino de Geometria Com o Uso do Geoplano: Uma Proposta Didática Para Inclusão de Alunos Com Autismo
  • DANUBIO CASARI ANGELICO
    Orientador(a): Jose Wilson dos Santos
    Título: Educação Matemática Para Pessoas Privadas de Liberdade: Uma Cartografia de Teses e Dissertações Brasileiras

Defendidos em 2021.2 - E

  • ANTONIO CARLOS PEREIRA LEITE
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Contribuições do Geogebra Para o Ensino de Funções: o Que Revelam Algumas Pesquisas Brasileiras
  • MICHELE RODRIGUES PEREIRA SOGAME
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Os Registros de Representações Semiótica de Função do Primeiro Grau em Uma Coleção de Livros Didáticos de Matemática Para o Ensino Médio Aprovada no Pnld 2021

Defendidos em 2021.2

  • ALYSON BRUNO SANTANA
    Orientador(a): Renata Viviane Raffa Rodrigues
    Título: Aspectos Didático-Pedagógicos Para Potencializar o Ensino de Geometria: Uma Revisão Sistemática de Literatura
  • CARLOS APARECIDO AJALLA OJEDA
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Possibilidade de Ensino de Geometria Espacial Por Meio do Geogebra: Uma Experiência Envolvendo a Relação de Euler
  • GRAZIELE MENEGUETTI DE MOURA
    Orientador(a): Renata Viviane Raffa Rodrigues
    Título: O TDAH no Campo da Pesquisa Educacional:características, Dificuldades e Estratégias Identificadas Nos Processos de Ensinar e Aprender
  • GUILHERME DE MENEZES GOMES
    Orientador(a): Renata Viviane Raffa Rodrigues
    Título: Saberes Docentes Sobre o Ensino de Matemática Para Crianças Autistas na Educação Infantil
  • LARISSA DA SILVA SOUZA
    Orientador(a): Elias Silva de Medeiros
    Título: Modelagem de Chuvas Extremas no Estado da Paraíba, Brasil
  • MAYARA ROSSETTI
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Algumas Tendências Sobre o Ensino de Números Inteiros: Uma Metassíntese das Pesquisas Brasileiras
  • SÍNTIA PAOLA RODRIGUES
    Orientador(a): Irene Magalhaes Craveiro
    Título: Diagonalização de Matrizes: Aplicações na Resolução de Sistemas de Equações de Diferenças e na Identificação de Cônicas e Quádricas

Defendidos em 2021.1

  • CLÍSSIA FERNANDA MENDES
    Orientador(a): Adriana Fátima de Souza Miola
    Título: Ensino de Geometria Espacial para o Ensino Médio: Relato de uma experiência vivenciada em tempos de aulas remotas
  • EVANDRO VAZ DOS SANTOS
    Orientador(a): Adriana Fátima de Souza Miola
    Título: Os niveis de mathematics tpack de professores de Matemática que atuam na rede pública de Dourados/MS em tempos de pandemia
  • INGRIDY MARIA MIRANDOLA DOS SANTOS
    Orientador(a): Renata Viviane Raffa Rodrigues
    Título: A Alteridade de Futuros Professores de Matemática em Experiências de Iniciação À Docência
  • JOÃO PEDRO PICCOLI
    Orientador(a): Adriana Fátima de Souza Miola
    Título: Conhecimentos especializados para o ensino de Geometria presentes no livro didático do sexto ano do Ensino undamental aprovado no PNLD 2020 e escolhido pelas Escolas Miunicipais de Dourados/MS

Defendidos em 2020.2

  • BERNARDO BARTMEYER NETO
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: A Linguagem Logo Para o Ensino de Geometria Plana: Um Conversar Com As Pesquisas.
  • CARLA GABRIELLE DA SILVA SOUZA
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: Tecnologias Digitais no Fazer dos Professores de Matemática: o Que As Dissertações do Profmat Nos Dizem?
  • CARLA MOREIRA DA SILVA
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: A Organização Curricular dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Mato Grosso do Sul Pós Resolução CNE/2015
  • GABRIEL MORENO VASCON
    Orientador(a): Vanderlea Rodrigues Bazao
    Título: Equações Diferenciais e Crescimento Populacional: Modelos Não Lineares Aplicados a Piscicultura na Região de Dourados-MS
  • HESSINI GABRIELA MARQUES DE OLIVEIRA
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: Um Olhar Sobre os Olhares de Outros Observadores: Uma Análise Sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática Sobre o Uso das Tecnologias Digitais.
  • VALÉRIA APARECIDA LIMA RODRIGUES
    Orientador(a): Cintia Melo dos Santos
    Título: Estudo Etnomatemático: Singularidades Matemáticas da Comunidade Quilombola dezidério de Oliveira

Defendidos em 2020.1

  • JANAINA DE SOUZA SANTOS
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Educação Financeira Nas Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciaturas em Matemática de Mato Grosso do Sul
  • JOYCE CAROLINA TROMBINI
    Orientador(a): Alessandra Querino da Silva
    Título: Perfil Epidemiológico de Casos de dengue no Município de Dourados-MS no Período de 2007 a 2020
  • MARCIO BRITO DE OLIVEIRA
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Educação Financeira Nos Livros Didáticos Escolhido Pelas Escolas Municipais de Naviraí-MS no PLND 2020
  • PAULO MALLAN GOMES DE ARAUJO
    Orientador(a): Renata Viviane Raffa Rodrigues
    Título: O Potencial de Uma Tarefa Para Comunicação do Conceito de Função Linear e Afim na Perspectiva do Ensino Exploratório
  • TATIANE DA SILVA ALVES
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Formação de Professores Para o Uso de Tecnologias Digitais (TDs): Uma Discussão a Partir dos Currículos de Licenciatura em Matemática de Mato Grosso do Sul

Defendidos em 2019.2

  • ADRIELI MEDEIROS NUNES
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: Inserção Ou Integração: Analisando o Discurso Coletivo dos Professores de Matemática de Glória de Dourados/MS, Sobre As Tecnologias Digitais.
  • DANIELA OLIVEIRA DA SILVA
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: A Formação Matemática Nos Currículos de Pedagogia em Mato Grosso do Sul
  • GABRIEL DE FREITAS PINHEIRO
    Orientador(a): Irene Magalhaes Craveiro
    Título: Explorando Soluções Algébricas Para Problemas de Contagem
  • GLAUCE KELLY SOUZA DE OLIVEIRA
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: Formas no Espaço: Possibilidades Para o Ensino de Geometria na Formação Inicial de Professores.
  • LARISSA BEATRIZ MOLGORA
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: Dobrar e Contextualizar: o Origami Como Ferramenta de Ensino de Álgebra e Geometria.
  • LEONARDO CANTO FLÔRES
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: desenvolvimento do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental: Produzindo Significados Para Expressões Algébricas
  • NATÁLIA IRYNA DE SANT’ANA BRANDÃO
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Contribuições do Estudo de Aula Para o Ensino e a Aprendizagem de Matemática: Análise de Uma Tarefa Envolvendo Frações
  • OTÁVIO ENRIQUE JOSÉ DE OLIVEIRA RAMOS
    Orientador(a): Elias Silva de Medeiros
    Título: Estudo do Comportamento Mensal das Chuvas no Município de Aracaju/Se

Defendidos em 2019.1

  • ANDRESSA SILVA CAVALCANTE
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: O Ensino de Álgebra na Formação Inicial de Professores de Matemática: o Que Dizem Alguns Pesquisadores
  • DIEINE JAQUELINE AFONSO
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: O Erro Como Caminho Para Aprendizagem dos Números Racionais Nos Anos Iniciais
  • GUSTAVO FERNANDO B. DA SILVA
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: O Potencial Pedagógico do Livro "Contando Histórias: As Aventuras de João e Gustavo" Para o Ensino de Matemática.
  • MARIELE ORTEGA VIEIRA
    Orientador(a): Adriana de Fatima Vilela Biscaro
    Título: Ensino da Geometria Espacial no Ensino Médio: Uma Comparação Entre a Metodologia de Ensino Convencional e o Software Geogebra
  • PEDRO HENRIQUE DA SILVA DOS SANTOS
    Orientador(a): Karla Katerine Barboza de Lima
    Título: Séries de Fourier e a Equação de Laplace
  • ROSANIA RIBEIRO BERTOLINO
    Orientador(a): Rogerio de Oliveira
    Título: Considerações Sobre o Ensino de Divisão de Frações Para Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental
  • TALITA EMILLY DE AGUIAR LIMA
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: Os Conhecimentos dos Professores Que Ensinam Matemática Sobre os Números Racionais

Defendidos em 2018.2

  • ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA CAPOANO
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: O Uso de Software Geogebra Para o Ensino de Números Complexos: Uma Análise do Discurso Coletivo.
  • JOÃO PEDRO AZEVEDO CRUZ
    Orientador(a): Adriano Oliveira Barbosa
    Título: Um Estudo Sobre Projeções Multidimensionais e a Local Affine Multidemensional Projection
  • JULIANA MEDEIROS NUNES
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: As Tecnologias no Discurso Coletivo: Ferramentas Para a Inclusão em Escolas de Glória de Dourados.
  • JÉSSICA MACIEL MATUOKA
    Orientador(a): Renata Viviane Raffa Rodrigues
    Título: Contribuições e desafios na Formação Inicial de Professores de Matemática da UFGD
  • LUCAS MARTINS DE SOUZA
    Orientador(a): Adriana de Fatima Vilela Biscaro
    Título: Estudo das Equações Diferenciais Ordinárias e Suas Aplicações Nos Modelos Vibratórios
  • MARIANA FANHANI RENOVATO
    Orientador(a): Renata Viviane Raffa Rodrigues
    Título: Buscando Possibilidades de Ensino Exploratório de Matemática em Um Contexto de Ensino Médio Noturno
  • WALTEIR DE PAULA FERREIRA
    Orientador(a): Rogerio de Oliveira
    Título: Introdução Ao Cálculo de Uma Variável Complexa

Defendidos em 2018.1

  • EDRIER JOSÉ QUINTILIANO DE OLIVEIRA
    Orientador(a): Alessandra Querino da Silva
    Título: Uma Proposta de Ensino de Multiplicação de Matrizes no Contexto da Modelagem Matemática
  • FRANCIELLY DA ROCHA FIGUEIREDO
    Orientador(a): Claudia Angela da Silva
    Título: Um Estudo das Pesquisas de Formação Continuada do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • NATIELE DE ALMEIDA GONZAGA
    Orientador(a): Alessandra Querino da Silva
    Título: Estudo de Atitudes em Relação À Disciplina de Matemática de Alunos do Sexto e Nono Anos do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Estaduais de Itaporã/MS
  • ROSANIA RIBEIRO BERTOLINO
    Orientador(a): Rogerio de Oliveira
    Título: Considerações Sobre o Ensino de Divisão de Frações Para Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental

Defendidos em 2017.2

  • JULIANA LEAL SALMASIO
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: A Voz do “Eu Coletivo”: os Licenciandos em Matemática e Suas Perspectivas Para o Uso das Tecnologias Digitais.
  • MARCELLO HENRIQUE DE ALMEIDA
    Orientador(a): Alessandra Querino da Silva
    Título: Introdução a Regressão Linear
  • VICTOR FERREIRA RAGONI
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: O Que o Outro Tem a Me Dizer? o Engendramento Entre Metodologias e Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática.

Defendidos em 2016.2

  • DÊNIS RODRIGUES DA SILVA
    Orientador(a): Adriana Fatima de Souza Miola
    Título: O Uso de Tecnologias Nas Aulas de Matemática na Cidade de Dourados - Mato Grosso do Sul
  • EDYMARA UGARTE REGES
    Orientador(a): Robert Jesus Rodriguez Reyes
    Título: Algumas Aplicações das Séries de Fourier
  • JEFERSON SAMUEL LOBATO VERMIEIRO
    Orientador(a): Joao Vitor Teodoro
    Título: Letramento Estatístico: Familiarização de Conceitos Estatísticos dos Alunos do Ensino Médio.
  • LUCIENE CARDOSO BRUNEL
    Orientador(a): Jose Wilson dos Santos
    Título: Investigação Matemática: Perspectivas e Concepções de Uma Metodologia Sob a Ótica de Futuros Professores de Matemática
  • RENATA RODRIGUES SOUZA
    Orientador(a): Jose Wilson dos Santos
    Título: Ensino de Matemática e Educação Especial: o Que Apontam As Pesquisas Sobre Essa Temática na Formação Inicial de Professores?
  • RODRIGO MACEDO DA SILVA
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: Contribuições Teóricas Para a Aprendizagem de Vetores e Equação da Reta: Um Olhar Sobre a Importância da Articulação Entre Conceitos.
  • SILVANA INSFRAN CACERES
    Orientador(a): Cintia Melo dos Santos
    Título: As Contribuições dos Jogos no Ensino de Matemática: Um Olhar Para o Subprojeto Pibid-UFGD

Defendidos em 2016.1

  • HUILTON JOSE DOMINGUES NETO
    Orientador(a): Rafael Afonso Barbosa
    Título: Critérios da Divisibilidade
  • THAINARA MIGUEL DE LIMA
    Orientador(a): Adriana de Fatima Vilela Biscaro
    Título: Ensino e Aprendizagem de Matemática Para Alunos Cegos: Um Estudo de Caso na Cidade de Fátima do Sul / Mato Grosso do Sul
  • THAÍS FRANCIELLI CASADIA
    Orientador(a): Luciano Antonio de Oliveira
    Título: O Papel do Professor em Ambientes de Ensino Mediado Pela Modelagem Matemática
  • THAÍS ZANATTA CARDOSO
    Orientador(a): Tiago Dziekaniak Figueiredo
    Título: A Sala de Recursos Multifuncionais na Perspectiva dos Professores de Matemática


CONTATO

Telefone: (67) 3410-2079
E-mail: facet.secmat@ufgd.edu.br
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    Perguntas Frequentes

A seleção de novos estudantes é feita por meio dos Processos Seletivos de Vestibular, SISU, Transferência Voluntária, Acolhida Humanitária e Portador de Diploma. Os processos seletivos para ingresso de novos estudantes na UFGD são regidos por edital próprio, que define as regras para participação e o cronograma da seleção. As publicações relacionadas à seleção de novos estudantes podem ser acessadas pela página do Centro de Seleção da UFGD.

Alunos regulares de outros cursos de graduação na UFGD podem participar da Mobilidade Acadêmica Interna, contudo, nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna (PSMAI) podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui

O público geral também pode participar dos Editais de Matrícula como Aluno Especial, cursando disciplinas específicas durante um período letivo. Nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre Aluno Especial podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui

Todos os cursos de graduação oferecidos pela UFGD são gratuitos.

Todas as informações referentes ao ínicio e término de cada período letivo constam no calendário academico

Neste documento, você também pode consultar os períodos de matrícula dos alunos regulares (veteranos), prazos para trancamento de matrículas, para aproveitamento de estudos, e outras informações importantes.

1 - Acesse a página da Biblioteca Central, que é a unidade responsável pelo Cartão UFGD
2 - Acesse nosso Portal de Ajuda, começando por AQUI.

Para acessar o e-mail acadêmico siga as instruções disponíveis nesse link: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/633.

O período letivo especial ocorre no interstício de tempo situado entre um semestre letivo e outro (durante os recessos acadêmicos entre semestres letivos regulares). Serve para atender demandas EXCEPCIONAIS como:

I – impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
II – reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
III – alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
IV – elevado índice de retenção. 

As dúvidas podem ser sanadas junto à coordenação do curso (veja os contatos em Equipe), mas mantenha-se ciente e atualizado sobre sua estrutura curricular vigente, e tenha conhecimento do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.

Programa de Assistência Estudantil Atendimento Psicossocial visa desenvolver ações de orientação e assistência psicossocial aos estudantes, contribuindo para a superação de suas dificuldades sociais e psicológicas. O atendimento é realizado por meio de psicoterapia breve e Plantão Psicológico, com foco nas dificuldades emocionas, psíquicas e sociais que estejam prejudicando o desempenho acadêmico e os relaconamentos interpessoais no âmbito da Universidade. Também são promovidas campanhas psicoeducativas, rodas de conversa e grupos de apoio, como forma de previnir o adoecimento e promover a saúde mental. ACESSE MAIS INFORMAÇÕES AQUI.

Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e dos alunos aptos a participar da prova. Se você constar nessa lista, a realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá elaborar uma justificativa fundamentada e documentada, dentro do prazo pré-estabelecido, que será avaliada por uma comissão. Até que regularize sua situação, o aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau. Também é obrigatório que os acadêmicos respondam o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caso contrário, ainda que tenha feito a prova, o acadêmico não constará no Relatório de Regularidade com o ENADE.

Um componente curricular é pré-requisito de outro, quando o conteúdo programático do primeiro é indispensável para o aprendizado do conteúdo programático do segundo. Dessa forma, a matrícula no segundo componente curricular fica condicionada à aprovação no primeiro.
Excepcionalmente, o aluno pode solicitar quebra de pré-requisito quando, somadas todas as disciplinas não-cursadas, for possível concluir o curso em um semestre letivo.

Para solicitar, o aluno deve preencher o Requerimento e entregar na Secretaria do Curso (matematica@ufgd.edu.br).

Os alunos devem preencher o requerimento abaixo, explicar a necessidade do oferecimento, e entregar na Secretaria do curso pessoalmente ou por e-mail. https://drive.google.com/file/d/1qdvfBSNe1R0DeMEGN4wPDW067lo935L5/view?pli=1

A quantidade mínima de alunos por turma em uma disciplina oferecida no período letivo especial não deve ser inferior a 05 (cinco), com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação

Cada aluno poderá obter matrícula em apenas uma disciplina por período letivo especial, com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação

Os contatos da Secretaria e Coordenação do Curso estão disponíveis Aqui
Consulte também as orientações e a área de "perguntas frequentes" na página da Secretaria Acadêmica - SECAC.
Informações comuns à toda UFGD estão disponíveis na página de Perguntas Frequentes da Universidade.
Se ainda assim não conseguir encontrar o que procura, utilize o Canal Fala.BR. Nesta plataforma, você pode fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local, a partir de um único cadastro.
Para mais orientações sobre como utilizar o Canal Fala.BR, veja a página da Ouvidoria da UFGD.

Conforme o RGCG, após sua aprovação o plano de ensino não deverá sofrer alterações, se isto ocorrer por motivos relevantes a indispensáveis à sua execução, será imprescindível a aprovação das alterações.

No caso das alterações para correções do Plano de Ensino já aprovado pelo Conselho Diretor, o professor deve procurar a Coordenação do Curso com as devidas justificativas para abertura de processo administrativo.

as reservas estão na UFGDNetinformando a data, se VGA/HDMI e a finalidade de utilização do equipamento para receber as orientações.
É importante organizar-se para que a solicitação seja feita com no mínimo cinco dias úteis de antecedência.

Conforme o Art. 169 do RGCG, o professor deverá solicitar as alterações necessárias por escrito, com justificativa sobre o ocorrido e anexar ao pedido os documentos comprobatórios. Deverá encaminhar essa documentação à Direção da Faculdade (fca@ufgd.edu.br) para abertura de processo administrativo.

A Secretaria dos Cursos de Graduação presta suporte aos docentes na solicitação de veículo para atividades de ensino de graduação. As orientações podem ser acessadas aqui.

Procure a Direção da Faculdade e solicite a prorrogação do prazo.