ANDERSON LOUVEIRA ARCE Orientador(a):
Sidnei Azevedo de Souza
Título:
Revisão de Literatura Sobre o Uso do GeoGebra para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral em Dissertações e Teses Brasileiras
JOÃO ANTONIO CAMPOS NOGUEIRA Orientador(a):
Késia Caroline Ramires Neves
Título:
Estratégias Didáticas e Tecnológicas no Ensino de Geometria para Jovens e Adultos
MARIA EDUARDA VALENÇA DE FRANÇA Orientador(a):
Renata Viviane Raffa Rodrigues
Título:
Aspectos do Raciocínio Proporcional de Alunos do 7.º Ano do Ensino Fundamental: Um Foco nas Resoluções Escritas de uma Tarefa Exploratória
MARIANA BORK CIPRIANO Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Articulações Entre a Base Nacional Comum Curricular e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Mato Grosso do Sul
TIAGO ANTONIO PEREIRA BORGES Orientador(a):
Cíntia Melo dos Santos
Título:
O Estado do Conhecimento: Um Estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso
Defendidos em 2023.2
MARIA LUISA SCHERER BELINI Orientador(a):
Alessandra Querino da Silva
Título:
Modelagem dos Números de Notificações Mensais de dengue no Município de Dourados/MS com a Metodologia de Séries Temporais
NARA MACHADO ROCKENBACH Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Interculturalidade e a Formação Inicial de Professores de Matemática Indígenas de Mato Grosso do Sul
WINE CAROLINI SILVEIRA SILVA Orientador(a):
Kesia Caroline Ramires Neves
Título:
Aspectos Históricos da Formação de Professores na Região de Dourados: Curso de Treinamento de Professores Não Titulados (1970)
Defendidos em 2023.1
ANA GABRIELLY SILVA MOURA Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
desenvolvimento do Pensamento Geométrico e os Níveis de Van Hiele: Uma Experiência Envolvendo Alunos do Ensino Médio com o Uso de Uma Metodologia Ativa
ANA LUCIA BRAGA DE ALMEIDA Orientador(a):
Jose Wilson dos Santos
Título:
Os Livros Didáticos de Matemática e a Representação Feminina: Uma Cartografia
GABRIELA LEITE CUSTODIO Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Avaliação da Aprendizagem Matemática na Educação Básica: o Que Revela As Pesquisas Brasileiras?
Defendidos em 2022.2
ALISSON RENAN TAVARES WEBER Orientador(a):
Renata Viviane Raffa Rodrigues
Título:
Aspectos do Pensamento Algébrico dos Alunos de Um 2.º Ano do Ensino Médio Percebidos em Uma Regência na Perspectiva do Ensino Exploratório
Defendidos em 2022.1
BRUNO MARQUES DOS SANTOS Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Ensino de Geometria Com o Uso do Geoplano: Uma Proposta Didática Para Inclusão de Alunos Com Autismo
DANUBIO CASARI ANGELICO Orientador(a):
Jose Wilson dos Santos
Título:
Educação Matemática Para Pessoas Privadas de Liberdade: Uma Cartografia de Teses e Dissertações Brasileiras
Defendidos em 2021.2 - E
ANTONIO CARLOS PEREIRA LEITE Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Contribuições do Geogebra Para o Ensino de Funções: o Que Revelam Algumas Pesquisas Brasileiras
MICHELE RODRIGUES PEREIRA SOGAME Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Os Registros de Representações Semiótica de Função do Primeiro Grau em Uma Coleção de Livros Didáticos de Matemática Para o Ensino Médio Aprovada no Pnld 2021
Defendidos em 2021.2
ALYSON BRUNO SANTANA Orientador(a):
Renata Viviane Raffa Rodrigues
Título:
Aspectos Didático-Pedagógicos Para Potencializar o Ensino de Geometria: Uma Revisão Sistemática de Literatura
CARLOS APARECIDO AJALLA OJEDA Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Possibilidade de Ensino de Geometria Espacial Por Meio do Geogebra: Uma Experiência Envolvendo a Relação de Euler
GRAZIELE MENEGUETTI DE MOURA Orientador(a):
Renata Viviane Raffa Rodrigues
Título:
O TDAH no Campo da Pesquisa Educacional:características, Dificuldades e Estratégias Identificadas Nos Processos de Ensinar e Aprender
GUILHERME DE MENEZES GOMES Orientador(a):
Renata Viviane Raffa Rodrigues
Título:
Saberes Docentes Sobre o Ensino de Matemática Para Crianças Autistas na Educação Infantil
LARISSA DA SILVA SOUZA Orientador(a):
Elias Silva de Medeiros
Título:
Modelagem de Chuvas Extremas no Estado da Paraíba, Brasil
MAYARA ROSSETTI Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Algumas Tendências Sobre o Ensino de Números Inteiros: Uma Metassíntese das Pesquisas Brasileiras
SÍNTIA PAOLA RODRIGUES Orientador(a):
Irene Magalhaes Craveiro
Título:
Diagonalização de Matrizes: Aplicações na Resolução de Sistemas de Equações de Diferenças e na Identificação de Cônicas e Quádricas
Defendidos em 2021.1
CLÍSSIA FERNANDA MENDES Orientador(a):
Adriana Fátima de Souza Miola
Título:
Ensino de Geometria Espacial para o Ensino Médio: Relato de uma experiência vivenciada em tempos de aulas remotas
EVANDRO VAZ DOS SANTOS Orientador(a):
Adriana Fátima de Souza Miola
Título:
Os niveis de mathematics tpack de professores de Matemática que atuam na rede pública de Dourados/MS em tempos de pandemia
INGRIDY MARIA MIRANDOLA DOS SANTOS Orientador(a):
Renata Viviane Raffa Rodrigues
Título:
A Alteridade de Futuros Professores de Matemática em Experiências de Iniciação À Docência
JOÃO PEDRO PICCOLI Orientador(a):
Adriana Fátima de Souza Miola
Título:
Conhecimentos especializados para o ensino de Geometria presentes no livro didático do sexto ano do Ensino undamental aprovado no PNLD 2020 e escolhido pelas Escolas Miunicipais de Dourados/MS
Defendidos em 2020.2
BERNARDO BARTMEYER NETO Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
A Linguagem Logo Para o Ensino de Geometria Plana: Um Conversar Com As Pesquisas.
CARLA GABRIELLE DA SILVA SOUZA Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
Tecnologias Digitais no Fazer dos Professores de Matemática: o Que As Dissertações do Profmat Nos Dizem?
CARLA MOREIRA DA SILVA Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
A Organização Curricular dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Mato Grosso do Sul Pós Resolução CNE/2015
GABRIEL MORENO VASCON Orientador(a):
Vanderlea Rodrigues Bazao
Título:
Equações Diferenciais e Crescimento Populacional: Modelos Não Lineares Aplicados a Piscicultura na Região de Dourados-MS
HESSINI GABRIELA MARQUES DE OLIVEIRA Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
Um Olhar Sobre os Olhares de Outros Observadores: Uma Análise Sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática Sobre o Uso das Tecnologias Digitais.
VALÉRIA APARECIDA LIMA RODRIGUES Orientador(a):
Cintia Melo dos Santos
Título:
Estudo Etnomatemático: Singularidades Matemáticas da Comunidade Quilombola dezidério de Oliveira
Defendidos em 2020.1
JANAINA DE SOUZA SANTOS Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Educação Financeira Nas Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciaturas em Matemática de Mato Grosso do Sul
JOYCE CAROLINA TROMBINI Orientador(a):
Alessandra Querino da Silva
Título:
Perfil Epidemiológico de Casos de dengue no Município de Dourados-MS no Período de 2007 a 2020
MARCIO BRITO DE OLIVEIRA Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Educação Financeira Nos Livros Didáticos Escolhido Pelas Escolas Municipais de Naviraí-MS no PLND 2020
PAULO MALLAN GOMES DE ARAUJO Orientador(a):
Renata Viviane Raffa Rodrigues
Título:
O Potencial de Uma Tarefa Para Comunicação do Conceito de Função Linear e Afim na Perspectiva do Ensino Exploratório
TATIANE DA SILVA ALVES Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Formação de Professores Para o Uso de Tecnologias Digitais (TDs): Uma Discussão a Partir dos Currículos de Licenciatura em Matemática de Mato Grosso do Sul
Defendidos em 2019.2
ADRIELI MEDEIROS NUNES Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
Inserção Ou Integração: Analisando o Discurso Coletivo dos Professores de Matemática de Glória de Dourados/MS, Sobre As Tecnologias Digitais.
DANIELA OLIVEIRA DA SILVA Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
A Formação Matemática Nos Currículos de Pedagogia em Mato Grosso do Sul
GABRIEL DE FREITAS PINHEIRO Orientador(a):
Irene Magalhaes Craveiro
Título:
Explorando Soluções Algébricas Para Problemas de Contagem
GLAUCE KELLY SOUZA DE OLIVEIRA Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
Formas no Espaço: Possibilidades Para o Ensino de Geometria na Formação Inicial de Professores.
LARISSA BEATRIZ MOLGORA Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
Dobrar e Contextualizar: o Origami Como Ferramenta de Ensino de Álgebra e Geometria.
LEONARDO CANTO FLÔRES Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
desenvolvimento do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental: Produzindo Significados Para Expressões Algébricas
NATÁLIA IRYNA DE SANT’ANA BRANDÃO Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Contribuições do Estudo de Aula Para o Ensino e a Aprendizagem de Matemática: Análise de Uma Tarefa Envolvendo Frações
OTÁVIO ENRIQUE JOSÉ DE OLIVEIRA RAMOS Orientador(a):
Elias Silva de Medeiros
Título:
Estudo do Comportamento Mensal das Chuvas no Município de Aracaju/Se
Defendidos em 2019.1
ANDRESSA SILVA CAVALCANTE Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
O Ensino de Álgebra na Formação Inicial de Professores de Matemática: o Que Dizem Alguns Pesquisadores
DIEINE JAQUELINE AFONSO Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
O Erro Como Caminho Para Aprendizagem dos Números Racionais Nos Anos Iniciais
GUSTAVO FERNANDO B. DA SILVA Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
O Potencial Pedagógico do Livro "Contando Histórias: As Aventuras de João e Gustavo" Para o Ensino de Matemática.
MARIELE ORTEGA VIEIRA Orientador(a):
Adriana de Fatima Vilela Biscaro
Título:
Ensino da Geometria Espacial no Ensino Médio: Uma Comparação Entre a Metodologia de Ensino Convencional e o Software Geogebra
PEDRO HENRIQUE DA SILVA DOS SANTOS Orientador(a):
Karla Katerine Barboza de Lima
Título:
Séries de Fourier e a Equação de Laplace
ROSANIA RIBEIRO BERTOLINO Orientador(a):
Rogerio de Oliveira
Título:
Considerações Sobre o Ensino de Divisão de Frações Para Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental
TALITA EMILLY DE AGUIAR LIMA Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
Os Conhecimentos dos Professores Que Ensinam Matemática Sobre os Números Racionais
Defendidos em 2018.2
ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA CAPOANO Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
O Uso de Software Geogebra Para o Ensino de Números Complexos: Uma Análise do Discurso Coletivo.
JOÃO PEDRO AZEVEDO CRUZ Orientador(a):
Adriano Oliveira Barbosa
Título:
Um Estudo Sobre Projeções Multidimensionais e a Local Affine Multidemensional Projection
JULIANA MEDEIROS NUNES Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
As Tecnologias no Discurso Coletivo: Ferramentas Para a Inclusão em Escolas de Glória de Dourados.
JÉSSICA MACIEL MATUOKA Orientador(a):
Renata Viviane Raffa Rodrigues
Título:
Contribuições e desafios na Formação Inicial de Professores de Matemática da UFGD
LUCAS MARTINS DE SOUZA Orientador(a):
Adriana de Fatima Vilela Biscaro
Título:
Estudo das Equações Diferenciais Ordinárias e Suas Aplicações Nos Modelos Vibratórios
MARIANA FANHANI RENOVATO Orientador(a):
Renata Viviane Raffa Rodrigues
Título:
Buscando Possibilidades de Ensino Exploratório de Matemática em Um Contexto de Ensino Médio Noturno
WALTEIR DE PAULA FERREIRA Orientador(a):
Rogerio de Oliveira
Título:
Introdução Ao Cálculo de Uma Variável Complexa
Defendidos em 2018.1
EDRIER JOSÉ QUINTILIANO DE OLIVEIRA Orientador(a):
Alessandra Querino da Silva
Título:
Uma Proposta de Ensino de Multiplicação de Matrizes no Contexto da Modelagem Matemática
FRANCIELLY DA ROCHA FIGUEIREDO Orientador(a):
Claudia Angela da Silva
Título:
Um Estudo das Pesquisas de Formação Continuada do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
NATIELE DE ALMEIDA GONZAGA Orientador(a):
Alessandra Querino da Silva
Título:
Estudo de Atitudes em Relação À Disciplina de Matemática de Alunos do Sexto e Nono Anos do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Estaduais de Itaporã/MS
ROSANIA RIBEIRO BERTOLINO Orientador(a):
Rogerio de Oliveira
Título:
Considerações Sobre o Ensino de Divisão de Frações Para Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental
Defendidos em 2017.2
JULIANA LEAL SALMASIO Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
A Voz do “Eu Coletivo”: os Licenciandos em Matemática e Suas Perspectivas Para o Uso das Tecnologias Digitais.
MARCELLO HENRIQUE DE ALMEIDA Orientador(a):
Alessandra Querino da Silva
Título:
Introdução a Regressão Linear
VICTOR FERREIRA RAGONI Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
O Que o Outro Tem a Me Dizer? o Engendramento Entre Metodologias e Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática.
Defendidos em 2016.2
DÊNIS RODRIGUES DA SILVA Orientador(a):
Adriana Fatima de Souza Miola
Título:
O Uso de Tecnologias Nas Aulas de Matemática na Cidade de Dourados - Mato Grosso do Sul
EDYMARA UGARTE REGES Orientador(a):
Robert Jesus Rodriguez Reyes
Título:
Algumas Aplicações das Séries de Fourier
JEFERSON SAMUEL LOBATO VERMIEIRO Orientador(a):
Joao Vitor Teodoro
Título:
Letramento Estatístico: Familiarização de Conceitos Estatísticos dos Alunos do Ensino Médio.
LUCIENE CARDOSO BRUNEL Orientador(a):
Jose Wilson dos Santos
Título:
Investigação Matemática: Perspectivas e Concepções de Uma Metodologia Sob a Ótica de Futuros Professores de Matemática
RENATA RODRIGUES SOUZA Orientador(a):
Jose Wilson dos Santos
Título:
Ensino de Matemática e Educação Especial: o Que Apontam As Pesquisas Sobre Essa Temática na Formação Inicial de Professores?
RODRIGO MACEDO DA SILVA Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
Contribuições Teóricas Para a Aprendizagem de Vetores e Equação da Reta: Um Olhar Sobre a Importância da Articulação Entre Conceitos.
SILVANA INSFRAN CACERES Orientador(a):
Cintia Melo dos Santos
Título:
As Contribuições dos Jogos no Ensino de Matemática: Um Olhar Para o Subprojeto Pibid-UFGD
Defendidos em 2016.1
HUILTON JOSE DOMINGUES NETO Orientador(a):
Rafael Afonso Barbosa
Título:
Critérios da Divisibilidade
THAINARA MIGUEL DE LIMA Orientador(a):
Adriana de Fatima Vilela Biscaro
Título:
Ensino e Aprendizagem de Matemática Para Alunos Cegos: Um Estudo de Caso na Cidade de Fátima do Sul / Mato Grosso do Sul
THAÍS FRANCIELLI CASADIA Orientador(a):
Luciano Antonio de Oliveira
Título:
O Papel do Professor em Ambientes de Ensino Mediado Pela Modelagem Matemática
THAÍS ZANATTA CARDOSO Orientador(a):
Tiago Dziekaniak Figueiredo
Título:
A Sala de Recursos Multifuncionais na Perspectiva dos Professores de Matemática
A seleção de novos estudantes é feita por meio dos Processos Seletivos de Vestibular, SISU, Transferência Voluntária, Acolhida Humanitária e Portador de Diploma. Os processos seletivos para ingresso de novos estudantes na UFGD são regidos por edital próprio, que define as regras para participação e o cronograma da seleção. As publicações relacionadas à seleção de novos estudantes podem ser acessadas pela página do Centro de Seleção da UFGD.
Alunos regulares de outros cursos de graduação na UFGD podem participar da Mobilidade Acadêmica Interna, contudo, nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna (PSMAI) podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui
O público geral também pode participar dos Editais de Matrícula como Aluno Especial, cursando disciplinas específicas durante um período letivo. Nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre Aluno Especial podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui
Todos os cursos de graduação oferecidos pela UFGD são gratuitos.
Todas as informações referentes ao ínicio e término de cada período letivo constam no calendário academico
Neste documento, você também pode consultar os períodos de matrícula dos alunos regulares (veteranos), prazos para trancamento de matrículas, para aproveitamento de estudos, e outras informações importantes.
O período letivo especial ocorre no interstício de tempo situado entre um semestre letivo e outro (durante os recessos acadêmicos entre semestres letivos regulares). Serve para atender demandas EXCEPCIONAIS como:
I – impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
II – reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
III – alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
IV – elevado índice de retenção.
O Programa de Assistência Estudantil Atendimento Psicossocial visa desenvolver ações de orientação e assistência psicossocial aos estudantes, contribuindo para a superação de suas dificuldades sociais e psicológicas. O atendimento é realizado por meio de psicoterapia breve e Plantão Psicológico, com foco nas dificuldades emocionas, psíquicas e sociais que estejam prejudicando o desempenho acadêmico e os relaconamentos interpessoais no âmbito da Universidade. Também são promovidas campanhas psicoeducativas, rodas de conversa e grupos de apoio, como forma de previnir o adoecimento e promover a saúde mental. ACESSE MAIS INFORMAÇÕES AQUI.
Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e dos alunos aptos a participar da prova. Se você constar nessa lista, a realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá elaborar uma justificativa fundamentada e documentada, dentro do prazo pré-estabelecido, que será avaliada por uma comissão. Até que regularize sua situação, o aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau. Também é obrigatório que os acadêmicos respondam o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caso contrário, ainda que tenha feito a prova, o acadêmico não constará no Relatório de Regularidade com o ENADE.
Um componente curricular é pré-requisito de outro, quando o conteúdo programático do primeiro é indispensável para o aprendizado do conteúdo programático do segundo. Dessa forma, a matrícula no segundo componente curricular fica condicionada à aprovação no primeiro. Excepcionalmente, o aluno pode solicitar quebra de pré-requisito quando, somadas todas as disciplinas não-cursadas, for possível concluir o curso em um semestre letivo.
Para solicitar, o aluno deve preencher o Requerimento e entregar na Secretaria do Curso (matematica@ufgd.edu.br).
A quantidade mínima de alunos por turma em uma disciplina oferecida no período letivo especial não deve ser inferior a 05 (cinco), com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.
Cada aluno poderá obter matrícula em apenas uma disciplina por período letivo especial, com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.
Os contatos da Secretaria e Coordenação do Curso estão disponíveis Aqui Consulte também as orientações e a área de "perguntas frequentes" na página da Secretaria Acadêmica - SECAC. Informações comuns à toda UFGD estão disponíveis na página de Perguntas Frequentes da Universidade. Se ainda assim não conseguir encontrar o que procura, utilize o Canal Fala.BR. Nesta plataforma, você pode fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local, a partir de um único cadastro. Para mais orientações sobre como utilizar o Canal Fala.BR, veja a página da Ouvidoria da UFGD.
Conforme o RGCG, após sua aprovação o plano de ensino não deverá sofrer alterações, se isto ocorrer por motivos relevantes a indispensáveis à sua execução, será imprescindível a aprovação das alterações.
No caso das alterações para correções do Plano de Ensino já aprovado pelo Conselho Diretor, o professor deve procurar a Coordenação do Curso com as devidas justificativas para abertura de processo administrativo.
as reservas estão na UFGDNet, informando a data, se VGA/HDMI e a finalidade de utilização do equipamento para receber as orientações. É importante organizar-se para que a solicitação seja feita com no mínimo cinco dias úteis de antecedência.
Conforme o Art. 169 do RGCG, o professor deverá solicitar as alterações necessárias por escrito, com justificativa sobre o ocorrido e anexar ao pedido os documentos comprobatórios. Deverá encaminhar essa documentação à Direção da Faculdade (fca@ufgd.edu.br) para abertura de processo administrativo.
A Secretaria dos Cursos de Graduação presta suporte aos docentes na solicitação de veículo para atividades de ensino de graduação. As orientações podem ser acessadas aqui.