acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 19/04/2024

ANO/SEMESTRE ALUNO(A) ORIENTADOR(A) TÍTULO DO TRABALHO (QUANDO APROVADO)
2016.1 HUILTON JOSE DOMINGUES NETO RAFAEL AFONSO BARBOSA CRITÉRIOS DA DIVISIBILIDADE
2016.1 THAINARA MIGUEL DE LIMA ADRIANA DE FATIMA VILELA BISCARO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE FÁTIMA DO SUL / MATO GROSSO DO SUL
2016.1 THAÍS FRANCIELLI CASADIA LUCIANO ANTONIO DE OLIVEIRA O PAPEL DO PROFESSOR EM AMBIENTES DE ENSINO MEDIADO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA
2016.1 THAÍS ZANATTA CARDOSO TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
       
2016.2 DÊNIS RODRIGUES DA SILVA ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA O USO DE TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE DOURADOS - MATO GROSSO DO SUL
2016.2 EDYMARA UGARTE REGES ROBERT JESUS RODRIGUEZ REYES ALGUMAS APLICAÇÕES DAS SÉRIES DE FOURIER
2016.2 JEFERSON SAMUEL LOBATO VERMIEIRO JOAO VITOR TEODORO LETRAMENTO ESTATÍSTICO: FAMILIARIZAÇÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
2016.2 LUCIENE CARDOSO BRUNEL JOSE WILSON DOS SANTOS INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES DE UMA METODOLOGIA SOB A ÓTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
2016.2 RENATA RODRIGUES SOUZA JOSE WILSON DOS SANTOS ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: O QUE APONTAM AS PESQUISAS SOBRE ESSA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES?
2016.2 RODRIGO MACEDO DA SILVA TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A APRENDIZAGEM DE VETORES E EQUAÇÃO DA RETA: UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE CONCEITOS.
2016.2 SILVANA INSFRAN CACERES CINTIA MELO DOS SANTOS AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA O SUBPROJETO PIBID-UFGD
       
2017.2 JULIANA LEAL SALMASIO TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO A VOZ DO “EU COLETIVO”: OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E SUAS PERSPECTIVAS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.
2017.2 MARCELLO HENRIQUE DE ALMEIDA ALESSANDRA QUERINO DA SILVA INTRODUÇÃO A REGRESSÃO LINEAR
2017.2 VICTOR FERREIRA RAGONI TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO O QUE O OUTRO TEM A ME DIZER? O ENGENDRAMENTO ENTRE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE
PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
       
2018.1 EDRIER JOSÉ QUINTILIANO DE OLIVEIRA ALESSANDRA QUERINO DA SILVA UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
2018.1 FRANCIELLY DA ROCHA FIGUEIREDO CLAUDIA ANGELA DA SILVA UM ESTUDO DAS PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
2018.1 NATIELE DE ALMEIDA GONZAGA ALESSANDRA QUERINO DA SILVA ESTUDO DE ATITUDES EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO SEXTO E NONO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ITAPORÃ/MS
2018.1 ROSANIA RIBEIRO BERTOLINO ROGERIO DE OLIVEIRA CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
       
2018.2 ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA CAPOANO TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO O USO DE SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO COLETIVO.
2018.2 JÉSSICA MACIEL MATUOKA RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFGD
2018.2 JOÃO PEDRO AZEVEDO CRUZ ADRIANO OLIVEIRA BARBOSA UM ESTUDO SOBRE PROJEÇÕES MULTIDIMENSIONAIS E A LOCAL AFFINE MULTIDEMENSIONAL PROJECTION
2018.2 JULIANA MEDEIROS NUNES TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO AS TECNOLOGIAS NO DISCURSO COLETIVO: FERRAMENTAS PARA A INCLUSÃO EM ESCOLAS DE GLÓRIA DE DOURADOS.
2018.2 LUCAS MARTINS DE SOUZA ADRIANA DE FATIMA VILELA BISCARO ESTUDO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E SUAS APLICAÇÕES NOS MODELOS VIBRATÓRIOS
2018.2 MARIANA FANHANI RENOVATO RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES BUSCANDO POSSIBILIDADES DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE ENSINO MÉDIO NOTURNO
2018.2 WALTEIR DE PAULA FERREIRA ROGERIO DE OLIVEIRA INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DE UMA VARIÁVEL COMPLEXA
       
2019.1 ANDRESSA SILVA CAVALCANTE TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO O ENSINO DE ÁLGEBRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALGUNS PESQUISADORES
2019.1 DIEINE JAQUELINE AFONSO ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA O ERRO COMO CAMINHO PARA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS
2019.1 GUSTAVO FERNANDO B. DA SILVA TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO LIVRO "CONTANDO HISTÓRIAS: AS AVENTURAS DE JOÃO E GUSTAVO" PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.
2019.1 MARIELE ORTEGA VIEIRA ADRIANA DE FATIMA VILELA BISCARO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A METODOLOGIA DE ENSINO CONVENCIONAL E O SOFTWARE GEOGEBRA
2019.1 PEDRO HENRIQUE DA SILVA DOS SANTOS KARLA KATERINE BARBOZA DE LIMA SÉRIES DE FOURIER E A EQUAÇÃO DE LAPLACE
2019.1 ROSANIA RIBEIRO BERTOLINO ROGERIO DE OLIVEIRA CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE DIVISÃO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2019.1 TALITA EMILLY DE AGUIAR LIMA ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA OS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE OS NÚMEROS RACIONAIS
       
2019.2 ADRIELI MEDEIROS NUNES TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO INSERÇÃO OU INTEGRAÇÃO: ANALISANDO O DISCURSO COLETIVO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE GLÓRIA DE DOURADOS/MS, SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS.
2019.2 DANIELA OLIVEIRA DA SILVA ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO DO SUL
2019.2 GABRIEL DE FREITAS PINHEIRO IRENE MAGALHAES CRAVEIRO EXPLORANDO SOLUÇÕES ALGÉBRICAS PARA PROBLEMAS DE CONTAGEM
2019.2 GLAUCE KELLY SOUZA DE OLIVEIRA TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO FORMAS NO ESPAÇO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
2019.2 LARISSA BEATRIZ MOLGORA TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO DOBRAR E CONTEXTUALIZAR: O ORIGAMI COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ÁLGEBRA E GEOMETRIA.
2019.2 LEONARDO CANTO FLÔRES ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
2019.2   ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE AULA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA TAREFA ENVOLVENDO FRAÇÕES
2019.2 OTÁVIO ENRIQUE JOSÉ DE OLIVEIRA RAMOS ELIAS SILVA DE MEDEIROS ESTUDO DO COMPORTAMENTO MENSAL DAS CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE
       
2020.1 JANAINA DE SOUZA SANTOS ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DE MATO GROSSO DO SUL
2020.1 JOYCE CAROLINA TROMBINI ALESSANDRA QUERINO DA SILVA PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS NO PERÍODO DE 2007 A 2020
2020.1 MARCIO BRITO DE OLIVEIRA ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS ESCOLHIDO PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NAVIRAÍ-MS NO PNLD 2020
2020.1 PAULO MALLAN GOMES DE ARAUJO RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES O POTENCIAL DE UMA TAREFA PARA COMUNICAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO LINEAR E AFIM NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO
2020.1 TATIANE DA SILVA ALVES ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDS): UMA DISCUSSÃO A PARTIR DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE MATO GROSSO DO SUL
       
2020.2 BERNARDO BARTMEYER NETO TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO A LINGUAGEM LOGO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UM CONVERSAR COM AS PESQUISAS.
2020.2 CARLA GABRIELLE DA SILVA SOUZA TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O QUE AS DISSERTAÇÕES DO PROFMAT NOS DIZEM?
2020.2 CARLA MOREIRA DA SILVA ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICADE MATO GROSSO DO SUL PÓS RESOLUÇÃO CNE/2015
2020.2 GABRIEL MORENO VASCON VANDERLEA RODRIGUES BAZAO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E CRESCIMENTO POPULACIONAL: MODELOS NÃO LINEARES APLICADOS A PISCICULTURA NA REGIÃO DE DOURADOS-MS
2020.2 HESSINI GABRIELA MARQUES DE OLIVEIRA TIAGO DZIEKANIAK FIGUEIREDO UM OLHAR SOBRE OS OLHARES DE OUTROS OBSERVADORES: UMA ANÁLISE SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.
2020.2 VALÉRIA APARECIDA LIMA RODRIGUES CINTIA MELO DOS SANTOS ESTUDO ETNOMATEMÁTICO: SINGULARIDADES MATEMÁTICAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DEZIDÉRIO DE OLIVEIRA
       
2021.1 INGRIDY MARIA MIRANDOLA DOS SANTOS RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES A ALTERIDADE DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
       
2021.2 ALYSON BRUNO SANTANA RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
2021.2 CARLOS APARECIDO AJALLA OJEDA ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DO GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A RELAÇÃO DE EULER
2021.2 GRAZIELE MENEGUETTI DE MOURA RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES O TDAH NO CAMPO DA PESQUISA EDUCACIONAL:CARACTERÍSTICAS, DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS IDENTIFICADAS NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER
2021.2 GUILHERME DE MENEZES GOMES RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES SABERES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2021.2 LARISSA DA SILVA SOUZA ELIAS SILVA DE MEDEIROS Modelagem de Chuvas Extremas no Estado da Paraíba, Brasil
2021.2 MAYARA ROSSETTI ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA ALGUMAS TENDÊNCIAS SOBRE O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS: UMA METASSÍNTESE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
2021.2 SÍNTIA PAOLA RODRIGUES IRENE MAGALHAES CRAVEIRO DIAGONALIZAÇÃO DE MATRIZES: APLICAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DE DIFERENÇAS E NA IDENTIFICAÇÃO DE CÔNICAS E QUÁDRICAS
       
2021.2 - E ANTONIO CARLOS PEREIRA LEITE ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA PARAO ENSINO DE FUNÇÕES: O QUE REVELAM ALGUMAS PESQUISAS BRASILEIRAS
2021.2 - E MICHELE RODRIGUES PEREIRA SOGAME ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO APROVADA NO PNLD 2021
       
2022.1 BRUNO MARQUES DOS SANTOS ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA ENSINO DE GEOMETRIA COM O USO DO GEOPLANO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO
2022.1 DANUBIO CASARI ANGELICO JOSE WILSON DOS SANTOS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: UMA CARTOGRAFIA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
       
2022.2 ALISSON RENAN TAVARES WEBER RENATA VIVIANE RAFFA RODRIGUES ASPECTOS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DE UM 2.º ANO DO ENSINO MÉDIO PERCEBIDOS EM UMA REGÊNCIA NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO
       
2023.1 ANA GABRIELLY SILVA MOURA ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO E OS NÍVEIS DE VAN HIELE: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIOCOM O USODE UMA METODOLOGIA ATIVA
2023.1 ANA LUCIA BRAGA DE ALMEIDA JOSE WILSON DOS SANTOS OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMATICA E A REPRESENTAÇÃO FEMININA: UMA CARTOGRAFIA
2023.1 GABRIELA LEITE CUSTODIO ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE REVELA AS PESQUISAS BRASILEIRAS?
       
2023.2 MARIA LUISA SCHERER BELINI ALESSANDRA QUERINO DA SILVA MODELAGEM DOS NÚMEROS DE NOTIFICAÇÕES MENSAIS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MSCOM A METODOLOGIA DE SÉRIES TEMPORAIS
2023.2 NARA MACHADO ROCKENBACH ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL
2023.2 WINE CAROLINI SILVEIRA SILVA KESIA CAROLINE RAMIRES NEVES ASPECTOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO DE DOURADOS: CURSO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES NÃO TITULADOS (1970)
       
2024.0 MARIANA BORK CIPRIANO ADRIANA FATIMA DE SOUZA MIOLA ARTICULAÇÕES ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE MATO GROSSO DO SUL


CONTATO

Telefone: (67) 3410-2079
E-mail: facet.secmat@ufgd.edu.br
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!

    Fotos

    Perguntas Frequentes

A seleção de novos estudantes é feita por meio dos Processos Seletivos de Vestibular, SISU, Transferência Voluntária, Acolhida Humanitária e Portador de Diploma. Os processos seletivos para ingresso de novos estudantes na UFGD são regidos por edital próprio, que define as regras para participação e o cronograma da seleção. As publicações relacionadas à seleção de novos estudantes podem ser acessadas pela página do Centro de Seleção da UFGD.

Alunos regulares de outros cursos de graduação na UFGD podem participar da Mobilidade Acadêmica Interna, contudo, nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna (PSMAI) podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui

O público geral também pode participar dos Editais de Matrícula como Aluno Especial, cursando disciplinas específicas durante um período letivo. Nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre Aluno Especial podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui

Todos os cursos de graduação oferecidos pela UFGD são gratuitos.

Todas as informações referentes ao ínicio e término de cada período letivo constam no calendário academico

Neste documento, você também pode consultar os períodos de matrícula dos alunos regulares (veteranos), prazos para trancamento de matrículas, para aproveitamento de estudos, e outras informações importantes.

1 - Acesse a página da Biblioteca Central, que é a unidade responsável pelo Cartão UFGD
2 - Acesse nosso Portal de Ajuda, começando por AQUI.

Para acessar o e-mail acadêmico siga as instruções disponíveis nesse link: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/633.

O período letivo especial ocorre no interstício de tempo situado entre um semestre letivo e outro (durante os recessos acadêmicos entre semestres letivos regulares). Serve para atender demandas EXCEPCIONAIS como:

I – impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
II – reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
III – alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
IV – elevado índice de retenção. 

As dúvidas podem ser sanadas junto à coordenação do curso (veja os contatos em Equipe), mas mantenha-se ciente e atualizado sobre sua estrutura curricular vigente, e tenha conhecimento do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.

Programa de Assistência Estudantil Atendimento Psicossocial visa desenvolver ações de orientação e assistência psicossocial aos estudantes, contribuindo para a superação de suas dificuldades sociais e psicológicas. O atendimento é realizado por meio de psicoterapia breve e Plantão Psicológico, com foco nas dificuldades emocionas, psíquicas e sociais que estejam prejudicando o desempenho acadêmico e os relaconamentos interpessoais no âmbito da Universidade. Também são promovidas campanhas psicoeducativas, rodas de conversa e grupos de apoio, como forma de previnir o adoecimento e promover a saúde mental. ACESSE MAIS INFORMAÇÕES AQUI.

Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e dos alunos aptos a participar da prova. Se você constar nessa lista, a realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá elaborar uma justificativa fundamentada e documentada, dentro do prazo pré-estabelecido, que será avaliada por uma comissão. Até que regularize sua situação, o aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau. Também é obrigatório que os acadêmicos respondam o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caso contrário, ainda que tenha feito a prova, o acadêmico não constará no Relatório de Regularidade com o ENADE.

Um componente curricular é pré-requisito de outro, quando o conteúdo programático do primeiro é indispensável para o aprendizado do conteúdo programático do segundo. Dessa forma, a matrícula no segundo componente curricular fica condicionada à aprovação no primeiro.
Excepcionalmente, o aluno pode solicitar quebra de pré-requisito quando, somadas todas as disciplinas não-cursadas, for possível concluir o curso em um semestre letivo.

Para solicitar, o aluno deve preencher o Requerimento e entregar na Secretaria do Curso (matematica@ufgd.edu.br).

Os alunos devem preencher o requerimento abaixo, explicar a necessidade do oferecimento, e entregar na Secretaria do curso pessoalmente ou por e-mail. https://drive.google.com/file/d/1qdvfBSNe1R0DeMEGN4wPDW067lo935L5/view?pli=1

A quantidade mínima de alunos por turma em uma disciplina oferecida no período letivo especial não deve ser inferior a 05 (cinco), com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação

Cada aluno poderá obter matrícula em apenas uma disciplina por período letivo especial, com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação

Os contatos da Secretaria e Coordenação do Curso estão disponíveis Aqui
Consulte também as orientações e a área de "perguntas frequentes" na página da Secretaria Acadêmica - SECAC.
Informações comuns à toda UFGD estão disponíveis na página de Perguntas Frequentes da Universidade.
Se ainda assim não conseguir encontrar o que procura, utilize o Canal Fala.BR. Nesta plataforma, você pode fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local, a partir de um único cadastro.
Para mais orientações sobre como utilizar o Canal Fala.BR, veja a página da Ouvidoria da UFGD.

Conforme o RGCG, após sua aprovação o plano de ensino não deverá sofrer alterações, se isto ocorrer por motivos relevantes a indispensáveis à sua execução, será imprescindível a aprovação das alterações.

No caso das alterações para correções do Plano de Ensino já aprovado pelo Conselho Diretor, o professor deve procurar a Coordenação do Curso com as devidas justificativas para abertura de processo administrativo.

as reservas estão na UFGDNetinformando a data, se VGA/HDMI e a finalidade de utilização do equipamento para receber as orientações.
É importante organizar-se para que a solicitação seja feita com no mínimo cinco dias úteis de antecedência.

Conforme o Art. 169 do RGCG, o professor deverá solicitar as alterações necessárias por escrito, com justificativa sobre o ocorrido e anexar ao pedido os documentos comprobatórios. Deverá encaminhar essa documentação à Direção da Faculdade (fca@ufgd.edu.br) para abertura de processo administrativo.

A Secretaria dos Cursos de Graduação presta suporte aos docentes na solicitação de veículo para atividades de ensino de graduação. As orientações podem ser acessadas aqui.

Procure a Direção da Faculdade e solicite a prorrogação do prazo.