acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 08/04/2024

O Atendimento Psicossocial visa desenvolver ações de orientação e assistência psicossocial aos estudantes, contribuindo para a superação de suas dificuldades sociais e psicológicas. Os atendimentos psicológicos são exclusivos para estudantes da UFGD, gratuito, mediante agendamento de horário, tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde mental, buscando oferecer um atendimento breve com fins de acolhimento de demandas pontuais.
 
DÚVIDAS FREQUENTES
O atendimento psicossocial visa desenvolver ações de orientação e assistência psicossocial aos estudantes, contribuindo para a superação de suas dificuldades sociais e psicológicas. O atendimento é realizado por meio de psicoterapia breve, com foco nas dificuldades emocionas, psíquicas e sociais que estejam prejudicando o desempenho acadêmico e os relacionamentos interpessoais no âmbito da Universidade. Também são promovidas campanhas psicoeducativas, rodas de conversa e grupos de apoio, como forma de prevenir o adoecimento e promover a saúde mental.
O serviço funciona em dias úteis das 7h às 19h.
Através do telefone (67) 3410 – 2630 e e-mail: proae.psico@ufgd.edu.br
O atendimento pode ser realizado através do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no link: https://forms.gle/tsSFru6Mqi4SyLje7. Após o envio da solicitação, as psicólogas do serviço entrarão em contato com o estudante através do e-mail informado pelo mesmo na solicitação. O estudante terá o prazo de 5 dias para responder o e-mail garantindo assim seu agendamento.
O atendimento psicossocial é exclusivo para estudantes devidamente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da UFGD, enquanto durar o vínculo. Para ser atendido não há necessidade de possuir perfil de vulnerabilidade socioeconômica válida, mas esses estudantes gozam de preferência no atendimento. Os estudantes na modalidade EaD podem agendar o atendimento em Dourados, nas mesmas condições que os estudantes de cursos presenciais, observando-se o horário de atendimento da do serviço.
Para o atendimento não há necessidade de encaminhamento médico, haja vista que, o serviço não é uma extensão ambulatorial do SUS. Qualquer estudante da UFGD poderá solicitar, em qualquer momento, atendimento psicológico através dos meios disponíveis.
Sim. Porém, mesmo que o(a) estudante seja encaminhado ou orientado por outros setores a buscar atendimento psicossocial da PROAE, é dever do(a) estudante manifestar o interesse solicitando atendimento através do formulário eletrônico disponibilizado para tal. O atendimento psicossocial poderá ser requisitado a pedido das coordenações de curso e/ou departamentos e setores da UFGD desde que tenham anuência expressa da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, na pessoa de seu(sua) Pró-Reitor(a), Coordenador(a) de Assistência Estudantil ou Chefe da Divisão responsável pelo atendimento.
No primeiro atendimento psicológico o estudante será cadastrado e aberto Prontuário de acompanhamento de casos, onde são registradas todas as intervenções, procedimentos e encaminhamentos. Tais formulários e registros são arquivados de forma segura e a eles só é permitido o acesso da equipe de psicólogos, que deverá respeitar e guardar os princípios éticos de sigilo. Nos casos excepcionais em que se fizer necessário a quebra de sigilo, será realizada respeitando os preceitos éticos do Conselho Federal de Psicologia.
O atendimento psicossocial é realizado na sala 151 no Bloco D da unidade 2 da UFGD.


Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!