acessibilidade

Início do conteúdo da página

Documentos para baixar


Pedido para matrícula em disciplinas fora do prazo regulamentar estabelecido no Calendário Acadêmico.
Enviar diretamente à Secretaria Acadêmica da FACET:
  1. Responsável pelo setor: Marineide Ferreira Baptista

  2. E-mail: facet.secac@ufgd.edu.br

  3. Telefone: (67) 3410-2073



No arquivo acima, encontra-se o requerimento para os seguintes processos:

  1. Atestado de matrícula: Documento que confirma a matrícula do aluno em um curso específico durante um período letivo.

  2. Atestado de frequência: Documento que certifica a presença do aluno em um curso ou disciplina durante um período específico.

  3. Atestado de vínculo: Declaração que confirma o vínculo do aluno com a instituição, geralmente utilizado para comprovação em outras instituições ou para processos externos.

  4. Atestado de não vínculo: Documento que confirma que o aluno não está mais vinculado à instituição, útil para processos de transferência ou desvinculação.

  5. Cancelamento de matrícula fora do prazo: Solicitação para cancelar a matrícula após o prazo estabelecido pela instituição no Calendário Acadêmico, envolvendo justificativas e documentação adicional.

  6. Declaração de Provável Formando: Documento que indica que o aluno está prestes a se formar, geralmente usado para processos de emprego ou pós-graduação.

  7. Histórico Escolar – Documento (somente para alunos/as formados/as): Histórico escolar detalhado fornecido exclusivamente para alunos que já concluíram o curso.

  8. Licença Gestante – Atestado médico: Com documento médico que comprova a licença gestante do aluno, necessário para obter os direitos e ajustes acadêmicos correspondentes.

  9. Matrícula em disciplina ofertada em período letivo especial: Solicitação para matrícula em uma disciplina oferecida em um período.

  10. Oferta de disciplina em período letivo especial: Pedido para a inclusão de uma nova disciplina no calendário de um período letivo especial.

  11. Permissão para cursar disciplina em outra IES: Solicitação para obter permissão para cursar uma disciplina em uma Instituição de Ensino Superior (IES) diferente, geralmente para compatibilização de currículo.

  12. Prorrogação de prazo para integralização curricular: Pedido para extensão do prazo para completar todos os requisitos do curso, justificando a necessidade de prorrogação.

  13. Quebra de pré-requisito: Solicitação para cursar uma disciplina sem ter cumprido os pré-requisitos estabelecidos, podendo exigir justificativa e análise da coordenação do curso.

  14. Regime de Exercício Domiciliar – Atestado Médico e Laudo Médico: Pedido para realizar atividades acadêmicas em regime domiciliar devido a condições de saúde, com a apresentação de atestado e laudo médico.

  15. Reintegração por decurso de prazo ou falha constatada: Solicitação para reintegração ao curso após perda de vínculo devido ao decurso de prazo ou erro administrativo.

  16. Trancamento de matrícula especial: Pedido para trancar a matrícula em uma disciplina ou curso durante um período letivo específico por motivos especiais, como questões pessoais ou acadêmicas.







  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!

    Perguntas Frequentes

A seleção de novos estudantes é feita por meio dos Processos Seletivos de Vestibular, SISU, Transferência Voluntária, Acolhida Humanitária e Portador de Diploma. Os processos seletivos para ingresso de novos estudantes na UFGD são regidos por edital próprio, que define as regras para participação e o cronograma da seleção. As publicações relacionadas à seleção de novos estudantes podem ser acessadas pela página do Centro de Seleção da UFGD.

Alunos regulares de outros cursos de graduação na UFGD podem participar da Mobilidade Acadêmica Interna, contudo, nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna (PSMAI) podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui

O público geral também pode participar dos Editais de Matrícula como Aluno Especial, cursando disciplinas específicas durante um período letivo. Nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre Aluno Especial podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui

Todos os cursos de graduação oferecidos pela UFGD são gratuitos.

Todas as informações referentes ao ínicio e término de cada período letivo constam no calendário academico

Neste documento, você também pode consultar os períodos de matrícula dos alunos regulares (veteranos), prazos para trancamento de matrículas, para aproveitamento de estudos, e outras informações importantes.

1 - Acesse a página da Biblioteca Central, que é a unidade responsável pelo Cartão UFGD
2 - Acesse nosso Portal de Ajuda, começando por AQUI.

Para acessar o e-mail acadêmico siga as instruções disponíveis nesse link: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/633.

O período letivo especial ocorre no interstício de tempo situado entre um semestre letivo e outro (durante os recessos acadêmicos entre semestres letivos regulares). Serve para atender demandas EXCEPCIONAIS como:

I – impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
II – reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
III – alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
IV – elevado índice de retenção. 

As dúvidas podem ser sanadas junto à coordenação do curso (veja os contatos em Equipe), mas mantenha-se ciente e atualizado sobre sua estrutura curricular vigente, e tenha conhecimento do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.

Programa de Assistência Estudantil Atendimento Psicossocial visa desenvolver ações de orientação e assistência psicossocial aos estudantes, contribuindo para a superação de suas dificuldades sociais e psicológicas. O atendimento é realizado por meio de psicoterapia breve e Plantão Psicológico, com foco nas dificuldades emocionas, psíquicas e sociais que estejam prejudicando o desempenho acadêmico e os relaconamentos interpessoais no âmbito da Universidade. Também são promovidas campanhas psicoeducativas, rodas de conversa e grupos de apoio, como forma de previnir o adoecimento e promover a saúde mental. ACESSE MAIS INFORMAÇÕES AQUI.

Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e dos alunos aptos a participar da prova. Se você constar nessa lista, a realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá elaborar uma justificativa fundamentada e documentada, dentro do prazo pré-estabelecido, que será avaliada por uma comissão. Até que regularize sua situação, o aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau. Também é obrigatório que os acadêmicos respondam o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caso contrário, ainda que tenha feito a prova, o acadêmico não constará no Relatório de Regularidade com o ENADE.

Um componente curricular é pré-requisito de outro, quando o conteúdo programático do primeiro é indispensável para o aprendizado do conteúdo programático do segundo. Dessa forma, a matrícula no segundo componente curricular fica condicionada à aprovação no primeiro.
Excepcionalmente, o aluno pode solicitar quebra de pré-requisito quando, somadas todas as disciplinas não-cursadas, for possível concluir o curso em um semestre letivo.

Para solicitar, o aluno deve preencher o Requerimento e entregar na Secretaria do Curso (matematica@ufgd.edu.br).

Os alunos devem preencher o requerimento abaixo, explicar a necessidade do oferecimento, e entregar na Secretaria do curso pessoalmente ou por e-mail. https://drive.google.com/file/d/1qdvfBSNe1R0DeMEGN4wPDW067lo935L5/view?pli=1

A quantidade mínima de alunos por turma em uma disciplina oferecida no período letivo especial não deve ser inferior a 05 (cinco), com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação

Cada aluno poderá obter matrícula em apenas uma disciplina por período letivo especial, com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação

Os contatos da Secretaria e Coordenação do Curso estão disponíveis Aqui
Consulte também as orientações e a área de "perguntas frequentes" na página da Secretaria Acadêmica - SECAC.
Informações comuns à toda UFGD estão disponíveis na página de Perguntas Frequentes da Universidade.
Se ainda assim não conseguir encontrar o que procura, utilize o Canal Fala.BR. Nesta plataforma, você pode fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local, a partir de um único cadastro.
Para mais orientações sobre como utilizar o Canal Fala.BR, veja a página da Ouvidoria da UFGD.

Conforme o RGCG, após sua aprovação o plano de ensino não deverá sofrer alterações, se isto ocorrer por motivos relevantes a indispensáveis à sua execução, será imprescindível a aprovação das alterações.

No caso das alterações para correções do Plano de Ensino já aprovado pelo Conselho Diretor, o professor deve procurar a Coordenação do Curso com as devidas justificativas para abertura de processo administrativo.

as reservas estão na UFGDNetinformando a data, se VGA/HDMI e a finalidade de utilização do equipamento para receber as orientações.
É importante organizar-se para que a solicitação seja feita com no mínimo cinco dias úteis de antecedência.

Conforme o Art. 169 do RGCG, o professor deverá solicitar as alterações necessárias por escrito, com justificativa sobre o ocorrido e anexar ao pedido os documentos comprobatórios. Deverá encaminhar essa documentação à Direção da Faculdade (fca@ufgd.edu.br) para abertura de processo administrativo.

A Secretaria dos Cursos de Graduação presta suporte aos docentes na solicitação de veículo para atividades de ensino de graduação. As orientações podem ser acessadas aqui.

Procure a Direção da Faculdade e solicite a prorrogação do prazo.