ONDE? Plataforma Virtual Google Meet (link encaminhado através do e-mail informado na inscrição).
PROPOSTA
O Grupo de Estudos Saberes insurgentes: Virgínia Leone Bicudo, criado em 2021, tem por finalidade desenvolver estudos a partir de leituras e debates de textos escritos/e ou audiovisuais de autoras/es que tratam de temas ligados às questões étnico-raciais e suas interseccionalidades, principalmente de gênero, classe e raça. O objetivo do grupo é potencializar diálogos insurgentes referentes à formação da consciência negra e da educação para as relações étnico-raciais. O grupo é uma das ações extensionistas do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFGD) que, dentre as suas finalidades, propõe e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltados às políticas de ações afirmativas. Os encontros serão por via online (síncrono) e, em cada sessão, uma pessoa convidada apresentará e discutirá uma temática (descritas abaixo), entrecruzando-a com a sua própria investigação ou atividades profissionais e sociais. Em geral, os encontros baseiam-se em textos ou outros meios de reflexão disponibilizados previamente online no site do NEAB/UFGD, no portal da UFGD, conforme segue.
CRONOGRAMA
UNIDADE I: RACISMO E DESCOLONIALIDADES 30 de agosto de 2022: Negritudes e sentidos - Kabengele Munanga
(clique aqui para baixar o texto)
UNIDADE II: POLÍTICA DO PENSAMENTO FEMINISTA NEGRA 27 de setembro de 2022: Mulheres Negras Brasileira: Lélia Gonçalez; Beatriz Nascimento. Sueli Carneiro.
(clique aqui para baixar o texto)
ONDE? Plataforma virtual (o link da sala será encaminhado através do e-mail informado na inscrição).
PROPOSTA
O Grupo de Estudos Saberes insurgentes: Virgínia Leone Bicudo, a partir de 23 de março de 2021, dará início as suas atividades de leituras e debates, ancoradas em temáticas de autoras e autores que versam sobre questões étnico-raciais e suas interseccionalidades, principalmente de gênero, classe e raça.
Trata-se de ação extensionista desenvolvida no âmbito das atividades do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFGD) que, dentre as suas finalidades, propõe e promove ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltados às politicas de ações afirmativas. Em cada sessão, uma pessoa convidada apresentará e discutirá uma temática (descritas abaixo), entrecruzando-a com a sua própria investigação ou atividades profissionais e sociais. Em geral, esta apresentação baseia-se em textos ou outros meios de reflexão disponibilizados previamente.
A carga horária dos encontros será certificada, os textos de referência dos encontros disponíveis online no site do NEAB, no portal da UFGD.
CRONOGRAMA
Mulheridades e negritudes brasileiras
23 de março de 2021: Lélia Gonzalez - “A mulher negra na sociedade brasileira: uma abordagem político-econômico”
- leitura complementar: Naiala Amorim de Oliveira - ““JÁ ESTAVA CANSADA DE VIVER ÀS MARGENS DA VIDA”: reflexões sobre o racismo em Diário de Bitita de Carolina Maria de Jesus”
Profa. Dra. Jeanne Brito (FAIND)
Bel. Joalisson Oliveira Araújo (PPgAnt/FCH)
Me. Felipe de Almeida Borges (secretário NEAB/UFGD)
Esp. Luci Ana Lima Souza (FACALE/UFGD)
CONTATO
Unida Unidade II da UFGD - Centro de Convivência
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - CEP: 79.804-970
Telefone: (67) 3410-2654 / 2751
E-mail: neab@ufgd.edu.br
Horário de Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira
08h às 11h - 13h às 17h - 18h às 21h