acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 29/01/2026

1. Ambiência, Bem-Estar, Socioeconomia-ambiental e Biodiversidade na Produção Animal

Descrição: Promover sistemas sustentáveis de produção animal por meio da avaliação integrada das condições de ambiência, bem-estar e comportamento dos animais, bem como da análise dos impactos ambientais, econômicos e sociais das atividades pecuárias, com ênfase especialmente nos biomas do Cerrado Sul-Mato-Grossense e do Pantanal. A linha visa desenvolver estratégias que reduzam o estresse animal, melhorem a qualidade de vida dos rebanhos e ampliem a eficiência dos sistemas produtivos, com responsabilidade socioambiental.

 

2. Recursos e Estratégias Alimentares Inovadoras e Eficiência Nutricional em Sistemas de Produção Animal

Descrição: Avaliação de alimentos e coprodutos agroindustriais. Qualidade de forrageiras e práticas de manejo. Técnicas de processamento de ingredientes e valor nutricional com enfoque na eficiência alimentar e no aproveitamento de recursos na nutrição animal. Investigação do uso de aditivos naturais. Modulação da fermentação ruminal. Desempenho produtivo e qualidade de carcaça e carne. Foco em tecnologias inovadoras na nutrição animal com destaque para o uso de aditivos naturais, em especial de origem dos biomas Cerrado e Pantanal.

 

 3. Produção Sustentável de Organismos Aquáticos

Descrição: Desenvolvimento, monitoramento e manejo produtivo em diferentes modelos de sistemas aquícolas, relacionando essas atividades quanto à sua resiliência a eventos climáticos extremos, com foco na redução da pegada ambiental da aquicultura. Isso inclui o uso eficiente de recursos como água e energia, alimentos, manejo adequado de resíduos e prevenção da poluição. Promove-se ainda, a diversificação  e a integração da aquicultura com outras atividades agrícolas, formando sistemas dinâmicos, robustos e sustentáveis. A adoção de tecnologias avançadas de monitoramento ambiental e modelos de previsão, contribui para a sustentabilidade e eficiência aquícola. A totalidade da cadeia produtiva é abordada desde a reprodução até o aproveitamento integral dos resíduos gerados ao longo da cadeia aquícola, desenvolvimento de novos produtos para consumo humano, agregando valor, reduzindo desperdícios e promovendo a segurança alimentar e nutricional.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2358
pgz@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Será através de processo seletivo para ingresso no mestrado e doutorado, regido por edital publicado pela coordenadoria do programa de pós-graduação em Zootecnia, elaborado de acordo com as normas específicas aprovadas pelo CEPEC.
A seleção dos candidatos inscritos para o Mestrado ou Doutorado, será realizada por uma Comissão Examinadora designada pela Coordenadoria do programa de pós-graduaçãoemZootecnia, constituída especificamente para este fim.
Poderão inscrever-se para a seleção do curso de Mestrado os portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC (caso adquirido noBrasil). Para inscrição na seleção do curso de Doutorado, os candidatos precisam ser portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC, e portador dediploma de mestrado oriundo de programa reconhecido pela CAPES (caso de adquirido no Brasil). 
No caso de candidatos graduados ou com mestrado concluído em outros países, será exigida cópia legível do diploma de graduação e/ou mestrado autenticada pela repartição consular brasileira no país de origem, ou o selo ou carimbo (apostilamento) dado pela autoridade competente do país de onde o documento é originário, conforme legislação vigente.
Poderão inscrever-se para o processo seletivo candidatos que, apesar de não apresentarem a titulação exigida, estejam aptos a obtê-la antes da primeira matrícula no programa.

Para a conclusão do mestrado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 26 (vinte e seis) créditos,assim distribuídos:
I - 14 (quatorze) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 12 (doze) créditos em disciplinas optativas.

Para a conclusão do doutorado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 44 (quarentaequatro) créditos, assim distribuídos:
I - 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas optativas.

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia tem a disponibilidade de Bolsas do Programa Demanda Social Capes, distribuídas entre os discente de acordo com a Portaria Capes nº 76, de 14 de Abril de 2010 e as Normas Bolsista do PPGZ.
Há bolsas de outros Órgãos de fomento, obtida através de Edital especifico, exemplo: Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul)

Após a matrícula o(a) discente terá no mínimo de 18 (dezoito) e no máximo de 24 (vinte e quatro) meses para a conclusão do curso de mestrado, e no mínimo de 24 (vinte e quatro) e no máximo de 42 (quarenta e dois) meses para a conclusão do curso de doutorado.