acessibilidade

Início do conteúdo da página

O Curso


MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental, com ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de capacitar, em nível de mestrado, uma fração muito grande professores da Educação Básica. Tal capacitação visa tanto o domínio de conteúdos de Física quanto o domínio de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

LINHAS DE PESQUISA E SUAS ESPECIFICAÇÕES:

FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Área de concentração: Física na Educação Básica

Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas.

FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Área de concentração: Física na Educação Básica

Atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA

Área de concentração: Formação de professores de Física em nível de mestrado

Desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2101
profisicaufgd@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página