acessibilidade

Início do conteúdo da página

Abril
09
2020

UFGD realiza dezenas de ações de combate ao novo coronavírus e às consequências da covid-19

  Atualizada: 09/04/2020

Universidade mantém o isolamento voluntário até 18 de abril, mas estimula diferentes formas de atuação junto à sociedade

Mesmo que a maioria dos estudantes, professores e técnicos administrativos estejam em isolamento social voluntário, a comunidade acadêmica da UFGD está se mobilizando para atuar no combate à disseminação do novo coronavírus e às consequências da covid-19.
 
Um exemplo foi a boa participação dos servidores no edital lançado pelo Comitê Operativo de Emergência (COE) da Universidade, que está selecionando ações de ensino, pesquisa e extensão que possam colaborar com a sociedade neste momento de crise sanitária e econômica.
 
Entre os projetos selecionados, há iniciativas para confeccionar máscaras e outros equipamentos de proteção individual; ferramentas para coleta e mapeamento de dados sobre a covid-19 em Dourados e em Mato Grosso do Sul; ações de arrecadação e de distribuição de alimentos e de recursos para comunidades em vulnerabilidade socioeconômica; dicas de orçamento doméstico e de gestão empresarial diante da crise financeira, e projetos de disseminação de informações sobre cuidados contra o novo coronavírus, sobre atividades para crianças que estão em casa durante o isolamento social e sobre saúde em tempos de isolamento social.
 
AÇÕES JÁ CONSOLIDADAS
 
Logo nos primeiros dias de isolamento social, a comunidade acadêmica já arregaçou as mangas contra o coronavírus. Uma das primeiras ações foi recolher equipamentos de proteção individual como luvas, máscaras e óculos, entre os laboratórios da universidade. O material deve ser doado ao Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD), para garantir a segurança de todos que lá trabalham.
  
Pensando no bem-estar de milhares de pessoas que mudaram sua rotina devido ao isolamento voluntário, psicólogas que trabalham junto à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) elaboraram uma série de informativos sobre saúde mental para adultos e crianças e, também, dicas de atividades para as famílias que estão com os filhos em casa.
 
Visando a ampla divulgação de informações, dois estudantes de Engenharia da Computação criaram um site de fácil visualização com dados compilados sobre o número de pessoas infectadas no Brasil e em Mato Grosso do Sul. As informações são atualizadas todos os dias às 17 horas, após a divulgação dos boletins epidemiológicos do Estado e do Ministério da Saúde. O site pode ser acessado no endereço  https://covid19ms.netlify.com/.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de Dourados, estudantes bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Agronomia da UFGD fizeram a marcação da distância que as pessoas devem manter enquanto estiverem na fila aguardando atendimento, especialmente para a vacinação contra a Influenza.
 
Também buscando auxiliar o trabalho dos profissionais da saúde pública, a UFGD, juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Dourados e com a empresa 3D Kreart, já doou mais de 170 protetores faciais fabricados com o uso de impressoras 3D. Esses protetores são fornecidos gratuitamente a órgãos públicos que prestam atendimento em saúde, não só em Dourados, mas em toda região.
 
Além dos protetores faciais, a UFGD também está produzindo e doando álcool 70%, que já foi distribuído para o HU-UFGD, a Prefeitura Universitária, o Centro de Abastecimento Farmacêutico, a Polícia Militar, o Exército, o Hospital da Missão Caiuás, o Centro de Controle de Zoonoses, o SAMU, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Guarda Municipal e as Unidades Básicas de Saúde do Altos do Indaiá e do Jardim Cuiabazinho. O álcool foi produzido a partir de etanol doado pelas empresas Usina de Agroenergia de Fátima do Sul e Usina Monte Verde. A equipe envolvida na produção é composta por professores e técnicos de laboratório dos cursos de Química e de Física e da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) da UFGD.
 
Por fim, nesta semana, a UFGD começou a cadastrar professores, técnicos administrativos, acadêmicos de graduação ou de pós-graduação, egressos, residentes e colaboradores terceirizados da comunidade acadêmica para formar um banco de voluntários contra o novo coronavírus.
 
Com todas essas ações, a comunidade acadêmica demonstra que o papel da universidade pública vai além de oferecer educação gratuita e de qualidade, mas que também é um órgão público comprometido e imprescindível para o desenvolvimento sócioeconômico de Dourados e região.

Jornalismo ACS/UFGD

Produção de alcool

Álcool 70% produzido pela UFGD

álcool

Equipe de laboratório que está produzindo o álcool 70%, destinado a órgãos públicos de Dourados
 

 




    Fotos