Vestibular 2021

Última Atualização: 23/10/2020

Informações Gerais

Processo Seletivo Vestibular 2021 UFGD (PSV-2021/UFGD) oferta vagas nos cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância, para candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou estão em vias de concluir até a data prevista para matrícula, sendo esse processo regido em consonância com a legislação e as normas procedimentais pertinentes.

Em decorrência das medidas preventivas relacionadas à emergência de saúde pública internacional (COVID-19), o atendimento aos usuários internos e externos está ocorrendo somente pelo e-mail vestibular@ufgd.edu.br e pelo Whatsapp (67) 99298-6974 / 99332-4046.
  _______________________________________________________________________________

A taxa de inscrição será de R$ 100,00 (cem reais).

A inscrição para o vestibular deverá ser feita com estrita observância das normas contidas no Edital de Abertura, exclusivamente via Internet , no período estabelecido no cronograma, sob inteira responsabilidade do candidato.

Para a inscrição, o candidato deverá estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF), e:

a) acessar a Área Restrita do candidato em: http://arearestrita.ufgd.edu.br/
b) preencher os dados cadastrais solicitados;
c) selecionar o processo seletivo desejado;
d) ler cuidadosamente o Edital e aceitar as condições nele descritas;
e) preencher a ficha de inscrição eletrônica;
f) responder o questionário socioeconômico.

QUEM TEM DIREITO A ISENÇÃO?

Terá direito à isenção o candidato que atender os requisitos exigidos pela Lei n.º 12.799/2013 OU os r equisitos exigidos pelo Decreto Federal n.º 6.593/2008.

I - requisitos exigidos pela Lei n.º 12.799/2013:
a) possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e,
b) ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
II – requisito exigido pelo Decreto Federal n.º 6.593/2008:
a) estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nos termos do Decreto Federal n.º 6.135/2007.
ONDE ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO REFERENTE AO PEDIDO DE ISENÇÃO?

O candidato incialmente deverá realizar sua inscrição no Processo Seletivo Vestibular 2021 pela área restrita do candidato, link: http://arearestrita.ufgd.edu.br

Após feita a inscrição, para enviar a solicitação de isenção o candidato deve entrar em sua área restrita e selecionar a opção: “SOLICITAR ISENÇÃO”.

Deverá responder e preencher os formulários solicitados e anexar todos os documentos exigidos.
• No caso de se enquadrar na primeira possibilidade de isenção, os documentos que deverão ser anexados são os seguintes:
1) Comprovante de renda de todos os membros da família (relação dos documentos referentes à comprovação de renda estão detalhados após preencher a solicitação de isenção na área restrita)

2) Comprovante de que cursou todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral. (Cópia do histórico escolar ou declaração da escola - modelo disponível na página do vestibular, constando ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou privada como bolsista integral)
• No caso de estar inscrito no CadÚnico o documento a ser anexado será:
Comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cad Único, com o Número de Identificação Social – NIS, no qual conste o nome do candidato e de todos os membros do grupo familiar, quando for o caso (O comprovante de inscrição no CadÚnico pode ser retirado por meio do link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/index.php)

*Em conformidade com o Decreto nº 6135/2007, Art. 7º, As informações constantes do CadÚnico terão validade de dois anos, contados a partir da data da última atualização, sendo necessária, após este período, a sua atualização ou revalidação, na forma disciplinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.)

ATENÇÃO: Todos os documentos referentes a solicitação de isenção devem ser anexados na área restrita, após selecionar a opção: “SOLICITAR ISENÇÃO”.

Não serão aceitos documentos enviados por e-mail.

icone_pdf Declaração de Renda

icone_pdf Declaração de Ausência de Renda

icone_pdf Declaração de Escola Pública

icone_pdf Declaração de Recebimento de Pensão Alimentícia

Ao candidato com deficiência – auditiva, física, mental ou visual – é assegurado o direito a condições especiais para fazer as provas. Tais condições não incluem atendimentos domiciliar e hospitalar ou transporte, nem se confundem ou se sobrepõem a opção de concorrência às vagas destinadas para PCD.

O atendimento diferenciado consistirá na disponibilização de: fiscal ledor/transcritor; prova ampliada; mesa acessível; salas térreas; tempo adicional de uma hora para a realização da prova; espaço para amamentação; e, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O candidato que necessitar de atendimento diferenciado deverá, no período de inscrições:

a) Acessar a Área Restrita do candidato em: http://arearestrita.ufgd.edu.br/
b) Clicar na sua opção de inscrição;
c) Selecionar a opção Atendimento Diferenciado;
d) Escolher a condição diferenciada necessária para realizar a prova; e,
e) Anexar o Laudo Médico comprovando a necessidade do atendimento diferenciado obedecendo as exigências contidas no Edital de Abertura
Somente será concedido o atendimento diferenciado àqueles candidatos que cumprirem o estabelecido no Edital de Abertura, observando-se os critérios de viabilidade e razoabilidade.

Dúvidas sobre as condições do atendimento diferenciado podem ser enviadas para o e-mail vestibular@ufgd.edu.br

A lista dos aprovados no PSV-2021/UFGD será publicada no dia 26 de março de 2021.

A convocação para matrícula dos candidatos aprovados em primeira chamada será publicada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), na página do Processo Seletivo.