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Última Atualização: 04/03/2021

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está comprometido com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFGD), aportado em bases que incentivam a formação acadêmica de alto nível e a produção científica qualificada. Nesse contexto, o PPGPsi possibilita a formação de pesquisadores em diferentes matrizes teóricas e epistemológicas, dada a diversidade da produção científica de seus docentes, que demonstra uma riqueza de potencialidades a serem desenvolvidas nas linhas de pesquisa Processos Comportamentais e Cognitivos e Processos Psicossociais.
As características geográficas e econômicas transformam Dourados em um polo regional. No que se refere à Educação, a UFGD responde às demandas e necessidades regionais de produção de conhecimento e saberes para a promoção do desenvolvimento regional. Além disso, contribui com a formação de docentes e pesquisadores para além das fronteiras nacionais, com a aproximação e desenvolvimento dos conteúdos da Psicologia e com a produção de conhecimentos que não se circunscrevem à região.
Com a implantação inicial do PPGPsi, houve uma grande diversidade de projetos desenvolvidos (consultas disponíveis a partir do currículo lattes dos docentes). 
Na medida que o programa se consolida, identificamos ações comuns entre os seus membros, o que levou a ações mais integradas em projetos voltados à Educação Básica; Saúde; Justiça Social, Direitos Humanos, Participação e Controle Social; e Relações familiares e suas interfaces (para as duas linhas de pesquisa). Foram também identificadas temáticas específicas relacionadas à Saúde Indígena e Fronteiras (Linha de Processos Psicossociais) e Processos Culturais, Simbólicos e Verbais (Linha de Pesquisa – Processos Comportamentais e Cognitivos). Desse modo, atualmente o PPGPsi conta com quatro projetos comuns às linhas de pesquisa e dois específicos, os quais podem ser visualizados no organograma seguinte:
 
MAIORES INFORMAÇÕES:
PROJETOS ESPECÍFICOS 
* INVESTIGAÇÕES E INTERVENÇÕES EM PROCESSOS CULTURAIS, SIMBÓLICOS E VERBAIS
LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS COMPORTAMENTAIS E COGNITIVOS

* AÇÕES NA SAÚDE INDÍGENA E NA SAÚDE DA FRONTEIRA
LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS
 
PROJETOS COMUNS ÀS LINHAS DE PESQUISA

* AÇÕES NA ÁREA DE JUSTIÇA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Linha de pesquisa: Processos Psicossociais
Linha de pesquisa: Processos Comportamentais e Cognitivos

* INVESTIGAÇÕES E INTERVENÇÕES JUNTO A EDUCAÇÃO BÁSICA

Linha de pesquisa: Processos Psicossociais
Linha de pesquisa: Processos Comportamentais e Cognitivos


* INVESTIGAÇÕES E INTERVENÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE
Linha de pesquisa: Processos Psicossociais
Linha de pesquisa: Processos Comportamentais e Cognitivos


* RELAÇÕES FAMILIARES: CONJUGALIDADES, PARENTALIDADES E RELAÇÕES FRATERNAS, INTERGERACIONAIS E DE GÊNERO
Linha de pesquisa: Processos Psicossociais
Linha de pesquisa: Processos Comportamentais e Cognitivos

 
 
REDES DE COLABORAÇÃO - NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Projeto em parceria com a Universidade Estadual Paulista
Prematuridade: percepção materna, saúde emocional materna, interação mãe-bebê e desenvolvimento infantil - Vigência – 2016-2019 – Financiamento Fapesp Processo n. 16/11557-4 

Produtos relacionados: 
Orientação de Dissertações
Dayana Insfran Jorcuvich
Isabela Rocha Izidoro
Millena Lima Donato
Suzana Saab de Souza Zarske
 
Co-orientação de Tese:
Taís Chiodelli
 
Publicações:
Chiodelli, T., Rodrigues, O. M. P. R., Pereira, V. A., Santos, P. L. dos, & Fuertes, M. (2020). Interactive behaviors between mothers and their prematurely born infants in the face-to-face Still-Face Paradigm. Estudos de Psicologia (Campinas), 37(e180164), 1–13. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e180164.
 
CHIODELLI, T. ; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim ; PEREIRA, V. A. ; Lopes dos Santos, P.N. ; FUERTES, M.G.D. . Face-to-Face Still-Face: Comparison between Interactive Behaviors of Full Term and Premature Infants. PAIDÉIA (USP. ONLINE), v. 31, p. 1-11, 2021.
 
IZIDORO, I. R. ; PEREIRA, V. A.; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim . Transição para educação infantil: estudo comparativo do processo de vinculação bebê-mãe e bebê-educadora. PSICO (PUCRS. ONLINE), v. 31, p. 1-12, 2020.


Projeto coordenado pela docente Regina Basso Zanon em parceria com a pesquisadora Kristen Gillespie-Lynch (UCLA, Estados Unidos da América)

Produtos relacionados:
Orientação da dissertação
 Ana Gabriela Rocha Araújo
Tradução e adaptação para o português de instrumentos desenvolvidos pelo seu grupo grupo de pesquisa,   acesso à ferramenta Qualtrics, também adotada na pesquisa realizada no Brasil. Essa parceria possibilitará futuramente o desenvolvimento de estudos transculturais acerca da temática em discussão entre pesquisadores de países como Estados Unidos, França, Canadá e China. Acredita-se que esta parceira amplia as ações do PPGPsi e da UFGD e pode resultar em convênios futuros.


Convênio, mediante Estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com intercâmbio no Institut de Psicología de la Salud de la Universidad de la República (Montevideo, Uruguay)– realizado pela docente Carolina de Campos Borges em 2017, em parceria com a professora Dra. Alejandra Lópes Gómes. Tema -  guarda compartilhada no Uruguai.

 Produto 
BORGES, C. C.; UZIEL, A. P.; PONCIANO, E. L. T. Guarda compartilhada no Brasil e no Uruguai: tensões na instituição da igualdade parental. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA, v. 10, p. 24-47, 2019.


CONTATO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2271
ppgpsi@ufgd.edu.br
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