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Estrutura Curricular

CÓDIGO COMPONENTES CURRICULARES/DISCIPLINAS CRÉDITOS C.H.
                       Disciplinas Obrigatórias
MA11  Números e Funções Reais
 
03 45
MA12  Matemática Discreta  
 
03 45
MA13  Geometria
 
03 45
MA14 Aritmética
 
03 45
MA21 Resolução de Problemas
 
03 45
MA22 Fundamentos de Cálculo
 
03 45
MA23  Geometria Analítica
 
03 45
MA24

 Trabalho de Conclusão de Curso

02 30
         Disciplinas Eletivas
MA31

 Tópicos de História da Matemática

03 45
MA32

 Tópicos de Teoria dos Números

03 45
MA33

 Introdução à Álgebra Linear

03 45
MA34

 Tópicos de Cálculo Diferencial e Integral

03 45
MA35

Matemática e Atualidade

03 45
MA36

Recursos Computacionais no Ensino de Matemática

03 45
MA37

Modelagem Matemática

03 45

MA38

Polinômios e Equações Algébricas

03 45

MA39

Geometria Espacial

03 45

MA40

Tópicos de Matemática

03 45

MA41

Probabilidade e Estatística

03 45

MA42

Avaliação Educacional

03 45

MA43

Cálculo Numérico

03 45
 

EMENTA DAS DISCIPLINAS
 
 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
 
MA11 - NÚMEROS E FUNÇÕES REAIS
 
Conjuntos, funções. Segmentos comensuráveis e não comensuráveis, números reais, completeza, expressões decimais. Desigualdades, intervalos e valor absoluto. Gráfico de funções. Função afim, função linear, função quadrática, funções polinomiais, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas.
 Referências:
  Números e Funções Reais. Coleção PROFMAT, SBM.
LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C; MORGADO, A.; WAGNER, E. A Matemática do Ensino Médio, vols. 1 e 4, 1ed SBM, Rio de janeiro, 2004.
 
MA12 - MATEMÁTICA DISCRETA
 
Números naturais, números cardinais. Princípio de Indução como técnica de demonstração. Progressões aritméticas e geométricas. Recorrências lineares de primeira e segunda ordem. Matemática financeira. Combinatória e contagem. Introdução à teoria de probabilidades. Médias e Princípio de Dirichlet.
Referências:
Matemática Discreta, Coleção PROFMAT, SBM.
Indução Matemática, A. Hefez, PIC- OBMEP, #4.
A Matemática do Ensino Médio, vols. 1, 2 e 4, E. Lima, P. C. Carvalho, A. Morgado, E. Wagner, SBM.
 
MA13 – GEOMETRIA
 
Ângulos: bissetrizes, perpendiculares, ângulos retos. Retas paralelas; soma dos ângulos internos de um triângulo, casos de igualdade de triângulos. Pontos notáveis de triângulos. Paralelogramos, polígonos regulares. Círculo e circunferência, ângulos inscritos, tangentes. Semelhança de figuras planas. Áreas. Teorema de Pitágoras. Trigonometria do triângulo retângulo, Lei dos Senos e Lei dos Cossenos. Comprimento da circunferência, número π. Retas e planos no espaço. Volumes dos sólidos. Princípio de Cavalieri. Poliedros regulares.
Referências:
Geometria, Coleção PROFMAT, SBM.
Tópicos de Matemática Elementar, Volume 2: Geometria Euclidiana Plana, Antonio Caminha M. Neto. Coleção Professor de Matemática, SBM.
A Matemática do Ensino Médio, vols. 2, E. Lima, P. C. Carvalho, A. Morgado, E. Wagner, Coleção Professor de Matemática, SBM.
 
MA14 - ARITMÉTICA
 
Divisibilidade, divisão euclidiana. Sistemas de numeração. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, algoritmo de Euclides. Equações diofantinas lineares. Números primos, crivo de Eratóstenes, Teorema Fundamental da Aritmética. Números perfeitos. Pequeno Teorema de Fermat. Números de Mersenne e de Fermat. Congruências e aritmética dos restos, aplicações. Teorema de Euler e suas aplicações em Criptografia. Teorema de Wilson. congruências lineares e teorema chinês dos restos.
Referências:
Aritmética, Coleção PROFMAT, SBM.
Elementos de Aritmética, A. Hefez, Textos Universitário, SBM.
Criptografia, S. C. Coutinho, PIC-OBMEP, #7
 
 
MA21 – RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
 
Estratégias para resolução de problemas. Técnicas de matemática básica e raciocínio lógico: redução ao absurdo, princípio da indução, análise de casos iniciais, princípio da casa dos pombos, princípio do caso extremo, etc. Problemas envolvendo Números e Funções Reais, Matemática Discreta, Geometria, Aritmética e Álgebra. Análise de exames e testes: ENEM, vestibulares, olimpíadas e afins.
Referências:
Iniciação à Matemática: um curso com problemas e soluções, K. I. Oliveira, A. J. Corcho, SBM.21 aulas de Matemática olímpica, C. Y. Shine, SBM.
Mathematical circles, D. Fomin, AMS, 1996 (tradução para o português pela SBM).
Banco de Questões da OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, http://www.obmep.org.br/
 REVISTA EUREKA! Olimpíada Brasileira de Matemática, http://www.obm.org.br/
 
MA22 – FUNDAMENTOS DE CÁLCULO
 
Sequências de números reais e seus limites. Conceito de limite de função e suas propriedades básicas, limites fundamentais. Continuidade, propriedades das funções contínuas. Conceito de derivada e suas propriedades básicas; cálculo das derivadas de funções elementares; regra da cadeia e aplicações; Teorema do Valor Médio; polinômio de Taylor; uso da derivada para obter o gráfico de uma função. Problemas de máximo e mínimo. Conceito de integral e suas propriedades básicas; Teorema Fundamental do Cálculo; integração por substituição e por partes. Áreas e volumes obtidos mediante integrais.
Referências:
Fundamentos de Cálculo, Coleção PROFMAT, SBM.
Cálculo das funções de uma variável, G. Ávila, vol. 1. LTC.
 
MA23 – GEOMETRIA ANALÍTICA
 
 Geometria analítica plana, coordenadas, vetores no plano, equações da reta e das cônicas, transformações geométricas elementares no plano, discussão geral da equação geral de segundo grau no plano. Breve discussão de equações paramétricas. Coordenadas no espaço, equação do plano, da reta e da esfera, interpretação geométrica dos sistemas lineares com 3 incógnitas. Cálculo vetorial no espaço, produtos interno e vetorial, determinantes 3x3, volume do paralelepípedo. Quádricas, formas quadráticas e obtenção dos eixos principais.
Referências:
A Matemática do Ensino Médio, vol. 3, E. Lima, P. C. Carvalho, A. Morgado, E. Wagner, SBM.
Geometria Analítica e Álgebra Linear, E. Lima, IMPA.
 
MA24 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
 
Disciplina dedicada à elaboração de trabalho sobre tema específico pertinente ao currículo de Matemática do Ensino Básico e que tenha impacto na prática didática em sala de aula. Cada trabalho é apresentado na forma de uma aula expositiva sobre o tema do projeto e de um trabalho escrito, com a opção de apresentação de produção técnica relativa ao tema.
 
 
 
 
 
 
 
 
DISCIPLINAS ELETIVAS
 
MA31 – TÓPICOS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
 
Origem da ideia de número e a escrita primitiva dos mesmos; sistemas de numeração. A Geometria no Egito, na Babilônia e na Grécia. O nascimento do método dedutivo: Tales, Pitágoras e Euclides. A Matemática no Renascimento: as equações do terceiro e do quarto graus. Cardano, Tartaglia, Bombelli e o surgimento da Álgebra. Descartes e Fermat: uma Matemática nova. Newton, Leibniz e o Cálculo. Estudo das raízes históricas dos conceitos básicos: equação do segundo grau na Babilônia; trigonometria na Grécia, números complexos com Bombelli e depois com Gauss; a Geometria dos “Elementos”. Os logaritmos com Neper e Briggs. As cônicas com Apolônio. Números complexos com Gauss, Euler e Cauchy. Cálculo com Newton.
Referências:
AABOE, Episódios da História Antiga da Matemática. SBM.
STRUIK D. J.; História Concisa das Matemáticas. Gradiva.
EVES, H. ; Introdução à História da Matemática. Editora da Unicamp.
BOYER, C.  História da Matemática. Edgard Blucher.
 
MA32 – TÓPICOS DE TEORIA DOS NÚMEROS
 
Polinômios e congruências. Ordens e raízes primitivas. Resíduos quadráticos. Reciprocidade quadrática. Funções multiplicativas e as fórmulas de inversão de Mobius. Frações contínuas e aproximações de números reais por números racionais. Equações diofantinas de grau 2. Triplas pitagóricas. Somas de quadrados. A equação de Pell. Método do descenso infinito de Fermat.
Referências:
Tópicos de Teoria dos Números. C.G. Moreira, F. Brochero e N. Saldanha, Coleção PROFMAT, SBM
 
MA33 – INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA LINEAR
 
Sistemas lineares e matrizes. Escalonamento de matrizes e resolução de sistemas lineares. Espaços vetoriais, bases e dimensão. Geometria do espaço vetorial R3. Transformações lineares, Teorema do Núcleo e da Imagem, matriz de uma transformação linear. Operadores em R2 e R3. Espaços com produto interno, ortogonalização de Gram-Schmidt, transformações ortogonais. Determinantes. Autovalores e autovetores, Teorema Espectral para operadores simétricos, aplicação ao reconhecimento de cônicas
Referências:
Introdução à Álgebra Linear, A. Hefez e C. Fernandes, Coleção PROFMAT, SBM
 
MA34 – TÓPICOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
 
Séries de números reais, séries convergentes, séries geométricas, testes de convergência elementares. Polinômios de Taylor e séries de Taylor das funções elementares; seu uso para estimativas simples. Funções de n variáveis. Derivadas parciais. Regra da cadeia. Gradiente e seu significado. Pontos críticos de uma função de n variáveis. Integral múltipla.
Referências:
Calculus, James Stewart.
Calculus of Several Variables, S. Lang. Springer.
Análise Real, vol II, E. Lima IMPA
 
 
 
 
MA35 – MATEMÁTICA E ATUALIDADE
 
Esta disciplina deve apresentar um panorama da presença e utilidade da Matemática na vida cotidiana. Algumas sugestões de tópicos a serem estudados: Matemática e música; sons e compactação de arquivos de sons; senhas usadas em bancos e na internet; códigos de barra; aplicações de cônicas; logaritmos, escalas; outros temas vinculados a inovações tecnológicas.
Referências:
Métodos matemáticos e computacionais em música, P.C.P. Carvalho, L. Velho, M. Cicconet, S. Krakowski. VISGRAF IMPA, SBMAC 2009
A Geometria do Globo Terrestre, S. Alves. PIC OBMEP, vol 6.
A Matemática dos Códigos de Barra, F.P. Millies. PIC OBMEP vol 6.
Criptografia, S. Coutinho. PIC OBMEP vol 7.
Mathematics and technology, Christiane Rousseau, Yvan Saint- Aubin,Springer.
Minicursos da Bienal da SBM
 
MA36 – RECURSOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
 
Uso da calculadora no ensino de Matemática. Ambientes Gráficos. Ambientes de geometria dinâmica. Sistemas de computação algébrica e simbólica. Ensino a distância. Pesquisas Eletrônicas. Processadores de texto e Hipertexto. Critérios e instrumentos para seleção de recursos computacionais para o ensino de matemática.
Referências:
Recursos computacionais no Ensino da Matemática, V. Giraldo, F. R. Pinto Mattos, P. A. Silvani Caetano, Coleção PROFMAT, SBM.
 
MA37 – MODELAGEM MATEMÁTICA
 
Aspectos conceituais de modelagem. Otimização em modelagem matemática. Equações diferenciais e de diferenças em modelagem matemática. Probabilidade e Estatística em modelagem matemática. Teoria dos Grafos em modelagem matemática. Modelagem matemática no ensino.
Referências:
A First Course in Mathematical Modeling Giordano, F. R; Fox. W. P.; Horton, S. B; Weir, M. D. Brooks Cole, 2008.
Mathematical Modeling, Meerschaert, M. M. Academic Press, 2007
Modeling and Applications in Mathematics Education – The 14 th ICMI Study. Blum. W; Galbraith, P. L; Henn, H. W; Niss, M. Springer, 2007
 
MA38 - POLINÔMIOS E EQUAÇÕES ALGÉBRICAS
 
Números complexos. Geometria do Plano complexo, transformações de Mobius e a esfera de Riemann. Polinômios, divisão euclidiana, raízes, fatoração. Polinômios com coeficientes reais ou complexos. Critérios de irredutibilidade sobre os racionais. Equações algébricas de graus três e quatro. Relações entre coeficientes e raízes. Teorema Fundamental da Álgebra. Construções com régua e compasso. Os números hipercomplexos, quartérnios e Teorema de Frobenius.
Referências:
Polinômios e Equações Algébricas, A. Hefez e M. L. Villela, Coleção PROFMAT, SBM
 
 
 
 
MA39 – GEOMETRIA ESPACIAL
 
Incidência, ângulos e posições relativas entre retas e planos no espaço. Ângulos no espaço, ângulos diedros, triedros e poliédricos. Prismas, cilindros, pirâmides, cones, esferas. Poliedros, poliedros de Platão, fórmula de Euler. Volumes.
Referências:
Introdução à Geometria Espacial, Paulo Cezar Carvalho, SBM.
LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C; MORGADO, A.; WAGNER, E. A Matemática do Ensino Médio, vol. 3 SBM, Rio de janeiro,
LIMA, E. Coordenadas no espaço. SBM.
LIMA, E.; Medida e Forma em Geometria. SBM.
 
MA40 – TÓPICOS DE MATEMÁTICA
 
Disciplina sem ementa fixa, com programa a ser proposto por iniciativa de cada Instituição Associada.
 
MA41 – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
 
A Natureza da Estatística. Tratamento da informação: classificação de variáveis e níveis de mensuração. Distribuições de frequência e gráficos. Medidas resumo (posição e dispersão). Probabilidade: conceitos básicos, definições e propriedades. Probabilidade condicional e independência. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Função de distribuição acumulada. Esperança e variância de variáveis aleatórias. Modelos Bernoulli, Binomial e Geométrico. Modelo Uniforme e Modelo Normal. Distribuição assintótica da média amostral (Teorema Central do Limite). Introdução à inferência estatística: estimação pontual e intervalar.
Referências:
Análise Combinatória e Probabilidade. Capítulo 5. Morgado, A. Carvalho, J. Carvalho, P. e Fernandez, P. (2004), SBM
Estatística Básica, W. e Morettin, P. (2010). Editora Saraiva.
 
MA42- AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
 
Avaliação: pressupostos teórico-metodológicos. Avaliação da Aprendizagem. Metodologia de construção de instrumentos de avaliação. Validação dos instrumentos. Avaliação de Sistemas e principais indicadores. Análise e tomada de decisão a partir de resultados de avaliação: fundamentos da teoria de resposta ao item. A avaliação como ferramenta para a eficiência dos projetos de intervenção educacional e orientação da prática pedagógica.
Referências:
Desenvolvimento de testes e questionários para avaliação do aproveitamento escolar. Anderson, P. e Morgan, G. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
Teoria da resposta ao item: conceitos e aplicações. Andrade, D.F. Tavares, H.R. e Valle, R.C. São Paulo: ABE – Associação Brasileira de Estatística, 2000.
Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Esterban, M.T. (Org.), Rio de Janeiro R. J: DP E A, 2003.
Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico, Luckesi, C.C. São Paulo S. P. Cortez, 2011.
A Teoria de Resposta ao Item no Novo Enem. Rabelo, M.L. Explicando o Enem – educar para as Competências. São Paulo: Abril Educação, 65-67, 2009.
 
 
 
 
MA43 – CÁLCULO NUMÉRICO
 
Introdução à modelagem matemática, discussão de coleta de dados, construção de modelo, resolução e verificação de resultados. Exemplos de modelos com diferenças finitas, modelo de crescimento. Raízes de equações: métodos de bisseção, ponto fixo e Newton. Ajuste de curvas: aproximações lineares e quadráticas, interpolação polinomial, métodos de Newton e Lagrange. Ajuste por quadrados mínimos. Derivação e integração numérica, resolução numérica de uma equação diferencial, métodos de Euler e Rungekutta.
Referências:
Cálculo Numérico: Aspectos Teóricos e Computacionais. Ruggiero, M.A. G, Lopes, V.L.R. Makron, 2ª. Ed. 1997
Cálculo Numérico. N. Bertoldi Franco, Prentice Hall, São Paulo, 2006.
Cálculo Numérico – Características Matemáticas e Computacionais dos Métodos Numéricos. Sperandio, D. Mendes, J. Silva, L. Prentice Hall, S. Paulo, 2003
Elementary Numerical Analysis: An Algorithmic Approach. Conte, S. e de Boor. ThirdEdition, Mc Graw- Hill, 1981
Mathematical Modelling, Meerschaert, M. Third Edition, Academic Press, 2007.
A First Course in Mathematical Modeling, Giodano, F, Fox, W, Horton, S, Weir, M, Brooks Cole, 2008.
 


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