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Última Atualização: 17/04/2023

ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA    

Nível de mestrado (válida a partir do 1º semestre letivo de 2023)
 

Áreas de concentração: Ensino de Ciências e Matemática.
Linhas de Pesquisa: L1 = Formação de Professores de Ciências e Matemática; L2 = Ensino e Aprendizagem das Ciências e Matemática

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS

Disciplinas/Atividades Curriculares

Créditos*

Atividades complementares

6

Elaboração de dissertação

6

Introdução à pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática 

4

Fundamentos epistemológicos do Ensino de Ciências e Matemática

4

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Disciplinas

Créditos

Análise de conteúdo na pesquisa em ensino e aprendizagem 

4

Atividades experimentais no ensino de ciências e matemática

4

Atividades orientadas I**

2

Atividades orientadas II**

2

Atividades orientadas III**

2

Didática das ciências e matemática

4

Divulgação científica no ensino de ciências

4

Educação ambiental, interpretação ambiental e trilhas interpretativas

2

Estágio de docência***

4

Formação de professores na cibercultura: cognição, ciência e sociedade

4

Horizontes compreensivos da/na análise textual discursiva

4

Jogos no ensino e gamificação da educação

2

Pesquisas sobre o ensino de ciências e matemática para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental 

4

Metodologias de ensino e de aprendizagem

4

Perspectiva freireana na formação de professores de ciências

4

Psicanálise aplicada ao ensino de ciências e matemática

4

Seminário de pesquisa 

2

Tópicos em formação de professores e pesquisa em ambientes educacionais

4

Tópicos especiais no ensino das ciências e matemática I

2

Tópicos especiais no ensino das ciências e matemática II

4


OUTRAS ATIVIDADES CURRICULARES OPTATIVAS

Atividades Curriculares

CRE

Atividades orientadas I***

2

Atividades orientadas II***

2

Atividades orientadas III***

2

Legenda: CRE = Créditos
* Cada crédito corresponde a 15 horas/aula
** Obrigatória para bolsistas
*** Atividades orientadas não serão contabilizadas para integralização do curso

DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR:

Para a conclusão do mestrado, o discente deverá integralizar, no mínimo,  32 créditos, assim distribuídos:

I - 8 créditos em disciplinas obrigatórias;

II - 12 créditos em disciplinas optativas;

III – 6 créditos em atividades complementares

IV – 6 créditos em Elaboração de dissertação;

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Ementário e Bibliografia das Disciplinas

 

Disciplina: Atividades complementares (90h)

Ementa: Desenvolvimento de atividades extracurriculares em caráter acadêmico de acordo com as Normas vigentes do programa.

Bibliografia Básica: não se aplica

Disciplina: Elaboração de dissertação  (90h)

Ementa: Atividades referentes à Elaboração de Dissertação.

Bibliografia Básica: não se aplica

Disciplina: Introdução à pesquisa em ensino de ciências e matemática (60h)

Ementa: Origem e evolução da pesquisa em Ensino de Ciências, o surgimento e consolidação de grupos de pesquisa no Brasil nas últimas décadas, as principais tendências da produção científica na área. Planejamento de pesquisa.

Bibliografia básica:

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, Thomson, 2004.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas aplicadas. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p.145-175, 2004.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL-PEREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2015. 182 p.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.ECO, H. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2001.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Disciplina: Fundamentos epistemológicos do ensino de ciências e matemática (60h)

Ementa: Estudo sobre a natureza do conhecimento científico, sobre o papel dos modelos para as

ciências. Síntese dos principais conceitos e autores da Epistemologia contemporânea (Kuhn, Popper, Fleck, Feyerabend, Bachelard e outros).

Bibliografia básica:

CHALMERS, A. F. O Que é Ciência Afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9.ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. 314 p.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

Disciplina: Análise de conteúdo na pesquisa em ensino e aprendizagem (60h)

Ementa: Fenomenologia. Hermenêutica. Amostragem. Corpus de análise. Índices de análise. Unidades de análise. Codificação. Categorização. Enumeração. Inferências. Índices, categorias e indicadores em ensino e aprendizagem. Seminário. Relato de pesquisa.   

Bibliografia Básica: 

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

CERBONE, D. R. Fenomenologia. Tradução de Caezar Souza. Vozes, Petrópolis, RJ, 2012.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3.ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 5 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 3 ed. ampl. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2022.

SCHMIDT, L. K. Hermenêutica (Coleção Pensamento Moderno). Editora Vozes, Edição do Kindle, 2012.

SOARES, L. E. Hermenêutica e Ciências Humanas. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 1, p. 100-142, 1988.

ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Penso, 2014.

Disciplina: Atividades experimentais no ensino de ciências e matemática (60h)

Ementa: O laboratório e os pressupostos teóricos da experimentação no ensino. O uso do laboratório no contexto escolar. Atividades experimentais como estratégia de ensino. Classificação das atividades experimentais. Atividades experimentais como campo de pesquisa. Avaliação da aprendizagem por meio das atividades experimentais. Seminários a partir de atividades experimentais de Física, Química, Matemática e Ciências Biológicas.

Bibliografia Básica:

ALVES FILHO, J. de P. Atividades experimentais: do método à prática construtivista. Tese de Doutoramento. UFSC. Florianópolis. 2000. 

AXT, R.; MOREIRA, M. A. O ensino experimental e a questão do equipamento de baixo custo. Revista de Ensino de Física, v. 13, p.97-103, 1991. 

GIL-PEREZ, D.; PAYA, J. Los trabajos praticos de fisica y quimica y la metodologia cientifica. Revista de Enseñanza de la Fisica, v. 2, n.2, p.73-77, 1988. 

HODSON, D. Practical work in school science: exploring some directions for change. International Journal of Science Education, v. 18, n. 7, p.755-760, 1996. 

PEREIRA, A. P.; CONCEIÇÃO, N. C. P. Um estudo sobre laboratórios multidisciplinares de ciências da natureza em escolas públicas da região Oeste do Pará. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 9, n. 5, p. 331-360, 2019.

Disciplina: Atividades orientadas I (30h)

Ementa: Atividades orientadas que visem o desenvolvimento do trabalho final do mestrado. Aprimoramento do referencial teórico, da metodologia, análise de dados e conclusões da pesquisa, que visem a qualificação e a defesa do trabalho final.

Bibliografia Básica: a definir.

Disciplina: Atividades orientadas II (30h)

Ementa: Atividades orientadas que visem o desenvolvimento do trabalho final do mestrado. Aprimoramento do referencial teórico, da metodologia, análise de dados e conclusões da pesquisa, que visem a qualificação e a defesa do trabalho final.

Bibliografia Básica: a definir

Disciplina: Atividades orientadas III (30h)

Ementa: Atividades orientadas que visem o desenvolvimento do trabalho final do mestrado. Aprimoramento do referencial teórico, da metodologia, análise de dados e conclusões da pesquisa, que visem a qualificação e a defesa do trabalho final.

Bibliografia Básica: a definir.

Disciplina: Didática das ciências e matemática (60h)

Ementa: Discutir os principais conceitos ligados ao ensino e aprendizagem das Ciências e Matemática: transposição didática; representações, modelos e modelização; objetivo e obstáculos; e teorias de aprendizagem.

Bibliografia Básica: 

ASTOLFI, J. P.; DAROT, É.; GINSBURGER-VOGEL, Y. T. J. As palavras-chave da didáctica das ciências: referências, definições, bibliografias. Lisboa: Instituto Jean Piaget – Horizontes Pedagógicos, 2002.

ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. 4a. edição. Campinas: Papirus, 1995. Cachapuz, A. F. (Org.) Perspectivas de Ensino das Ciências. Porto: Centros de Estudo de Educação em Ciências, 2000.

CASTRO, D. de; Carvalho, A. M. P. (Orgs.) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage, 2018.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: editora da UNB, 2006.

Disciplina: Divulgação científica no ensino de ciências (60h)

Ementa:  Conceitos de Disseminação, Divulgação e Difusão Científica; Natureza da Ciência e o ensino de ciências. Parâmetros para análise de textos de Divulgação Científica; Importância da Divulgação Científica: intenções, funções e vertentes; Conceitos de Percepção Pública da Ciência e

Comunicação Pública da Ciência Uso da Divulgação Científica no Ensino de Ciências. Análise de materiais didáticos como meio de divulgação científica.

Bibliografia básica:

CARVALHO, C. H. Desafios da produção e da divulgação do conhecimento. Uberlândia: Ed. UFU, 2012. v.1p. 

CARVALHO, C. H. Desafios da produção e da divulgação do conhecimento. Uberlândia: Ed. UFU, 2012. v.2p.

ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação cientifica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação cientifica. Campinas: Fapesp, 2001. 167 p.

PEDRANCINI, V. D. Percepção pública da ciência e da tecnologia dos medicamentos: subsídios para o ensino de ciências. Tese de doutorado, 2015.

Disciplina: Educação ambiental, interpretação ambiental e trilhas interpretativas (30h)

Ementa: Saber ambiental. Fundamentos da Educação Ambiental. Práxis política e emancipatória. Lugares na Educação Ambiental. Interpretação Ambiental. Trilhas interpretativas. Indicadores de atratividade. Pontos interpretativos. Ensino e aprendizagem em ambientes não-formais.

Bibliografia Básica: 

CAETANO, A. C. et al. (Org.). Interpretação ambiental nas unidades de conservação federais. [S.l.]: ICMBio, 2018.

CARNEIRO, M. M. C. Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental. Educar, Curitiba, n. 27, p. 17-35, 2006.

CARVALHO, I. C. de M. Educação para sociedades sustentáveis e ambientalmente justas. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. especial, dez. 2008.  

GRÜN, M. A importância dos lugares na Educação Ambiental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. especial, dez. 2008.  

LEFF, E. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 2, 2011.

LEFF, E. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação & Realidade, [S.l.], v. 34, n. 3, p. 17-24, set./dez. 2009.

LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e Dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em Educação Ambiental. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 93, p. 1473-1494, set./dez. 2005.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PROJETO DOCES MATAS/GRUPO TEMÁTICO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL. Manual de Introdução à Interpretação Ambiental. Belo Horizonte, 2002.

SHAULA, M. V. de S.; GUIMARÃES, L. B. Educação Ambiental: tecendo trilhas, escriturando territórios. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 353-368, dez. 2009.

SILVA-MEDEIROS, D. M. da; HAYDU, V. B. Interpretação Ambiental à luz dos princípios da Análise do Comportamento: contribuições para Educação Ambiental. Perspectivas em análise do comportamento, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 43-59, 2018. 

SMYTH, J. C. Environment and education: A view of a changing scene. Environmental Education Research, n. 12, p. 247-264, 2006.

VASCONCELLOS, J. M. de O. Educação e interpretação ambiental em unidades de conservação. Cadernos de Conservação, n. 3, 2006.

Disciplina: Estágio de docência (60h)

Ementa: Trabalho desenvolvido junto aos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior. 

Bibliografia Básica:

A ser definida pelo docente supervisor do estudante.

Disciplina: Formação de professores na cibercultura: cognição, ciência e sociedade (60h)

Ementa: Estudo sobre a concepção da formação de professores na Cibercultura com foco na condição humana da aprendizagem. A Biologia do Conhecer como teoria norteadora para compreensão do uso pedagógico das tecnologias digitais nos espaços formais e não formais de aprendizagem.

Bibliografia básica:

LÉVY, P. A esfera semântica. Tomo 1: computação, cognição e economia da informação. São

Paulo: Annablume, 2014.

__________. A inteligência coletiva. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 2011.

__________. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

__________. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento humano na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.

MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. 3. Ed. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG,

2014a.

__________. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014b.

__________. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte, MG: Editora

UFMG, 2009.

__________. Conversações matrísticas e patriarcais. In: MATURANA, H; VERDEN-ZOLLER, G.

Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. 3. ed. São Paulo: Palas Athena, 2011. p.

29-115.

MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis. Formação Humana e capacitação. Petrópolis,

RJ: Vozes, 2000.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas

da compreensão humana. 8. ed. São Paulo: palas Athena, 2010.

OROFINO, Maria Isabel. Mídias e educação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.

Disciplina: Horizontes compreensivos da/na análise textual discursiva (60h)

Ementa: Pressupostos teórico/metodológicos da pesquisa em Educação em Ciências e sua articulação para com a Análise Textual Discursiva. Os princípios orientadores fundantes da metodologia: Hermenêutica e Fenomenologia. Os processos de operacionalização da análise: unitarização, categorização e tessitura do metatexto. Experiências com essa metodologia em investigações com foco na Educação em Ciências.

Bibliografia Básica:

GALIAZZI, M. C.; SOUSA, R. S. O fenômeno da descrição na Análise Textual Discursiva: a descrição fenomenológica como desencadeadora do metatexto. VIDYA (Santa Maria. Online), v. 42, p. 77- 91, 2021.

GALIAZZI, M. C.; SOUSA, R. S. A dialética na categorização da Análise Textual Discursiva: o movimento recursivo entre a palavra e o conceito. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 7, p. 01-, 2019.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

SOUSA R. S.; GALIAZZI, M. C. Compreensão acerca da hermenêutica na Análise Textual Discursiva: marcas teórico-metodológicas à investigação. Contexto & Educação, Unijuí, v. 31, n. 100, set.-dez., p. 33-55, 2016.

SOUSA R. S.; GALIAZZI, M. C.  A categoria na Análise Textual Discursiva: sobre o método e sistema em direção à abertura interpretativa. Revista de Pesquisa Qualitativa. v. 5, p. 514-538, 2017.

Dossiê: Análise Textual Discursiva: mosaico de metáforas. Revista de Pesquisa Qualitativa. v. 8 n. 19, 2020.

Disciplina: Jogos no ensino e gamificação da educação (30h)

Ementa: Ensino Híbrido. Metodologias ativas. Tecnologias na educação. Jogos de entretenimento. Jogos educativos. Dinâmica de jogo. Elementos de game design. Economia de jogo. Desenvolvimento de objetivos e metas. Comportamentos de jogar. Planejamento do ensino a partir de jogos. Desenvolvimento de jogos para o ensino. Análise e avaliação de jogos educativos e de soluções educacionais gamificadas.

Bibliografia Básica: 

ANDERSON, Lorin W.; KRATHWOHL, David R. A Taxonomy for Learning, Teaching, and Assessing: Revision of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. Nova York, EUA: Addison Wesley Longman, 2001.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso, 2015.

BOLLER, S.; KAPP, K. Jogar para Aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. Tradução Sally Tilelli. São Paulo : DVS Editora, 2018.

BURKE, B. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. Tradução Sieben Gruppe. São Paulo: DVS Editora, 2015.

MORFORD, Z. H. et al. Gamification: The intersection between Behavior Analysis and Game Design Technologies. Behavior Analyst, n.37, p. 25-40, 2014.

SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: Edusp: Herder, 1972. 260p.

Disciplina: Pesquisas sobre o ensino de ciências e matemática para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (60h)

Ementa: Investigações sobre Métodos, Técnicas, Linguagem e Fundamentos no Ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Teorias de Aprendizagem das ciências e Matemática.

Bibliografia Básica: 

ALENCAR, E. S. Literatura infantil para o ensino de Matemática como recurso para a formação de professores. 1. ed. Belém: Twee, 2019. v. 1. 79p.

KAMII, C. A criança e o número. Campinas, 1985. 

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 198 p.

TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997. 335p.

Disciplina: Metodologias de ensino e de aprendizagem (60h)

Ementa:  Discussão crítica sobre Metodologias de Ensino. Professor Mediador e Ativo. Alunos e Professores Passivos. Pesquisas em ensino e aprendizagem: tendências didáticas. Referências teóricas que fundamentam o ensino e aprendizagem. Leitura e discussão de artigos científicos envolvendo ensino e aprendizagem.

Bibliografia básica:

BECKER, F. Epistemologia do Professor de Matemática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 496p. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. 2a ed. revista. São Paulo: Cortez, 2000. 207p.

GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: Teorias e Práticas da Antiguidade aos nossos dias. 2a ed. revista e atualizada. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013, 477p.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5a. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

Disciplina: Perspectiva freireana na formação de professores de ciências (60h)

Ementa: Pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire na Educação em Ciências/Química. Tendências do pensamento de Paulo Freire na formação de professores.

Bibliografia Básica:

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. 

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 

FREIRE, P. Política e Educação. In: FREIRE, A.M.A. de (org.).  Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, P. Direitos humanos e Educação Libertadora. In: FREIRE, A.M.A de, MENDONÇA, E.F. (orgs.). Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

Disciplina: Psicanálise aplicada ao ensino de ciências e matemática (60h)

Ementa: Discussão crítica de pesquisas em Educação Científica que se fundam em conceitos e situações originadas na Psicanálise. Mecanismos cognitivos e afetivos no ensino e aprendizagem. Relações cognitivas e afetivas entre cultura, sociedade e ciências.

Bibliografia básica:

LAJONQUIÈRE, L. De Piaget a Freud: para uma clínica do aprender. 15a ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010. 327p.

PERRENOUD, P. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. 232p.

VILLANI, A. et al. Contribuições da Psicanálise para uma Metodologia de Pesquisa em Educação em Ciências. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana María. (Orgs.).

A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2006. p.323-390.

Disciplina: Seminário de pesquisa (30h)

Ementa: Apresentação do trabalho de pesquisa com o objetivo de alinhar o delineamento da pesquisa em todos os seus aspectos.

Bibliografia Básica: a definir.

Disciplina: Tópicos em formação de professores e pesquisa em ambientes educacionais (60h)

Ementa: A pesquisa em formação de professores, principais conceitos e contextos de formação. Pesquisa em formação inicial e/ou continuada de professores. Mapeamento de pesquisas em formação de professores. Abordagens teóricas relacionadas aos focos de investigação sobre formação de professores, tais como: identidade docente, constituição profissional docente, condições de trabalho docente, saberes e conhecimento do professor, professor reflexivo e investigador, ciclo de vida profissional docente, formação do formador, aprendizagem docente e desenvolvimento profissional docente. Abordagens metodológicas em pesquisas sobre/com o professor, tais como: pesquisa-ação, histórias de vida, narrativas, (auto)biografias, entrevista narrativa, pesquisa colaborativa, pesquisas em grupos colaborativos e em comunidades de prática docentes.

Bibliografia básica:

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

CARVALHO, A. M. P.; PEREZ, D. G. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 9. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2009. 120p.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. 

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

ANDRÉ, M. E. de. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1999. 3.ed.

LÜDKE, M.; ANDRË, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U., 1986.

THIOLLEN, M J M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez/Autores Associados,1988.

Disciplina: Tópicos especiais no ensino das ciências e matemática I (30h)

Ementa: Apresentação de tópicos específicos não contemplados integralmente pelas disciplinas regulares do programa, voltados para o ensino de Ciências e Matemática. Ementa a ser aprovada pela coordenadoria, a partir de proposta apresentada pelo docente responsável.

Bibliografia Básica: Livros e Periódicos científicos indexados de circulação nacional e internacional.

Disciplina: Tópicos especiais no ensino das ciências e matemática II (60h)

Ementa: Apresentação de tópicos específicos não contemplados integralmente pelas disciplinas regulares do programa, voltados para o ensino de Ciências e matemática. Ementa a ser aprovada pela coordenadoria, a partir de proposta apresentada pelo docente responsável.

 

Bibliografia Básica: Livros e Periódicos científicos indexados de circulação nacional e internacional

 

TABELA DE EQUIVALÊNCIAS

DISCIPLINAS

Em vigor até o 2° sem. 2022

CH

A partir do 1° sem. 2023

CH

Metodologias de Ensino de Aprendizagem

4

Metodologias de Ensino e de Aprendizagem

4

Análise de Conteúdo e Índices de Análise em Ensino e Aprendizagem

4

Análise de Conteúdo na Pesquisa em Ensino e Aprendizagem

4

Tópicos Especiais no Ensino das Ciências e Matemática II

3

Tópicos Especiais no Ensino das Ciências e Matemática II

4

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA (válida para as turmas ingressantes em 2021 e 2022)

Disciplinas Obrigatórias

 
Disciplinas Carga Horária Créditos
Atividades Complementares 90 6
Elaboração de Dissertação 90 6
Fundamentos Epistemológicos do Ensino de Ciências e Matemática 60 4
Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática 60 4
 

Disciplinas Optativas

Disciplinas Carga Horária Créditos
Análise de Conteúdo e Índices de Análise em Ensino e Aprendizagem 60 4
Didática das Ciências e Matemática 60 4
Divulgação Científica no Ensino de Ciências 60 4
Educação Ambiental, Interpretação Ambiental e Trilhas Interpretativas 30 2
Estágio de Docência* 60 4
Formação de Professores de Ciências e Matemática em Contextos Colaborativos 60 4
Formação de Professores na Cibercultura: Cognição, Ciência e Sociedade 60 4
Jogos no Ensino e Gamificação da Educação 30 2
Laboratório de Formação de Professores em Etnomatemática e Práticas Transdisciplinares 60 4
Metodologias de Ensino de Aprendizagem 60 4
Pedagogias Críticas: Bases Teóricas para a Formação de Professores de Ciências e Matemática 60 4
Psicanálise Aplicada ao Ensino de Ciências e Matemática 60 4
Tópicos em Formação de Professores e Pesquisa em Ambientes Educacionais 60 4
Tópicos Especiais no Ensino das Ciências e Matemática I 30 2
Tópicos Especiais no Ensino das Ciências e Matemática II 45 3
* Obrigatória somente para alunos bolsistas.


MESTRADO ACADÊMICO - DISCIPLINAS E EMENTAS
Disciplina: Introdução à pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
Nível: Mestrado
Obrigatória: SIM
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Origem e evolução da pesquisa em Ensino de Ciências, o surgimento e consolidação de grupos de pesquisa no Brasil nas últimas décadas, as principais tendências da produção científica na área. Planejamento de pesquisa.
 
Disciplina: Fundamentos Epistemológicos do Ensino de Ciências e Matemática
Nível: Mestrado
Obrigatória: SIM
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Estudo sobre a natureza do conhecimento científico, sobre o papel dos modelos para as
ciências. Síntese dos principais conceitos e autores da Epistemologia contemporânea (Kuhn, Popper, Fleck, Feyerabend, Bachelard e outros).
 
Disciplina: Tópicos em formação de professores e pesquisa em ambientes educacionais
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: A pesquisa em formação de professores, principais conceitos e contextos de formação. Pesquisa em formação inicial e/ou continuada de professores. Mapeamento de pesquisas em formação de professores. Abordagens teóricas relacionadas aos focos de investigação sobre formação de professores, tais como: identidade docente, constituição profissional docente, condições de trabalho docente, saberes e conhecimento do professor, professor reflexivo e investigador, ciclo de vida profissional docente, formação do formador, aprendizagem docente e desenvolvimento profissional docente. Abordagens metodológicas em pesquisas sobre/com o professor, tais como: pesquisa-ação, histórias de vida, narrativas, (auto)biografias, entrevista narrativa, pesquisa colaborativa, pesquisas em grupos colaborativos e em comunidades de prática docentes
 
Disciplina: Tópicos Especiais no Ensino das Ciências e Matemática II
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Apresentação de tópicos específicos não contemplados integralmente pelas disciplinas regulares do programa, voltados para o ensino de Ciências e matemática. Ementa a ser aprovada pela coordenadoria, a partir de proposta apresentada pelo docente responsável.
  
Disciplina: Tópicos Especiais no Ensino das Ciências e Matemática I
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa:  Apresentação de tópicos específicos não contemplados integralmente pelas disciplinas regulares do programa, voltados para o ensino de Ciências e matemática. Ementa a ser aprovada pela coordenadoria, a partir de proposta apresentada pelo docente responsável.
  
Disciplina: Psicanálise aplicada ao Ensino de Ciências e Matemática
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Discussão crítica de pesquisas em Educação Científica que se fundam em conceitos e situações originadas na Psicanálise. Mecanismos cognitivos e afetivos no ensino e aprendizagem. Relações cognitivas e afetivas entre cultura, sociedade e ciências.
  
Disciplina: Pedagogias críticas: bases teóricas para a formação de professores de ciências e matemática
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Mapeamento da Educação Crítica; Pedagogias críticas e o currículo; Potencialidade das pedagogias críticas na Educação Científica, na formação inicial e continuada de professores de ciências e matemática.
  
Disciplina: Metodologias de Ensino de Aprendizagem
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa:  Discussão crítica sobre Metodologias de Ensino. Professor Mediador e Ativo. Alunos e Professores Passivos. Pesquisas em ensino e aprendizagem: tendências didáticas. Referências teóricas que fundamentam o ensino e aprendizagem. Leitura e discussão de artigos científicos envolvendo ensino e aprendizagem.
 
Disciplina: Laboratório de Formação de Professores em Etnomatemática e Práticas Transdisciplinares
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa:  A epistemologia da Etnomatemática; Etnomatemática como Teoria Geral do Conhecimento; Fundamentos da Etnomatemática: ciclo vital, ciclo de conhecimento, currículo trivium, transdisciplinaridade e transculturalidade; Processos de geração, organização intelectual e social e difusão do conhecimento; As dimensões da Etnomatemática; A pesquisa em Etnomatemática e suas aplicações. A Etnomatemática e suas práticas pedagógicas; as práticas transdisciplinares em sala de aula.
  
Disciplina: Jogos no ensino e gamificação da educação
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Ementa: Psicologia da motivação e do engajamento. Comportamentos de jogar. Planejamento do ensino a partir de jogos. Desenvolvimento de jogos para o ensino. Elementos de jogos na prática educativa.
  
Disciplina: Formação de professores na cibercultura: cognição, ciência e sociedade
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Estudo sobre a concepção da formação de professores na Cibercultura com foco na condição humana da aprendizagem. A Biologia do Conhecer como teoria norteadora para compreensão do uso pedagógico das tecnologias digitais nos espaços formais e não formais de aprendizagem.
  
Disciplina: Formação de Professores de Ciências e Matemática em Contextos Colaborativos
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: O conceito de pesquisa colaborativa. Abordagem Colaborativa. Tipos de Reflexão. Planejamento dialógico-colaborativo. Videoformação.
  
Disciplina: Estágio docência
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO – Obrigatória para Bolsistas
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Trabalho desenvolvido junto aos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior.
  
Disciplina: Educação Ambiental, Interpretação Ambiental e trilhas interpretativas
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Ementa: Educação Ambiental emancipatória; teoria e prática em Interpretação Ambiental; planejamento de trilhas interpretativas; indicadores de atratividade; pontos discursivos e interpretativos; ensino e aprendizagem em educação excursiva e em educação não formal.
 
Disciplina: Divulgação científica no ensino de ciências
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa:  Conceitos de Disseminação, Divulgação e Difusão Científica; Natureza da Ciência e o ensino de ciências. Parâmetros para análise de textos de Divulgação Científica; Importância da Divulgação Científica: intenções, funções e vertentes; Conceitos de Percepção Pública da Ciência e
Comunicação Pública da Ciência Uso da Divulgação Científica no Ensino de Ciências. Análise de materiais didáticos como meio de divulgação científica.
  
Disciplina: Didática das Ciências e Matemática
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Discutir os principais conceitos ligados ao ensino e aprendizagem das Ciências e Matemática: transposição didática; representações, modelos e modelização; objetivo e obstáculos; e teorias de aprendizagem.
  
Disciplina: Análise de Conteúdo e índices de análise em ensino e aprendizagem
Nível: Mestrado
Obrigatória: NÃO
Carga horária: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Hermenêutica; Análise de Discurso; Análise de Conteúdo; Análise Textual Discursiva; índices de análise em ensino e aprendizagem; unidades de contexto; unidades de análise; categorização; metatexto.


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