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Última Atualização: 11/10/2021


Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, é ofertado na modalidade acadêmico e tem por objetivo pesquisar teorias e práticas educativas para o ensino de Ciências e Matemática, contribuindo com a melhoria da educação científica nas escolas em um contexto social cada vez mais tecnológico. Esse mestrado também se volta a estudar a formação de professores de Ciências e Matemática. Dessa forma, a conquista deste mestrado vem a contribuir com a região da Grande Dourados e com a sociedade brasileira, uma vez que se volta a apontar soluções para superar as dificuldades de ensino de Ciências e de Matemática nas escolas, uma vez que essas áreas de conhecimento são essenciais para o desenvolvimento tecnológico de um país.

A duração do Curso será de no máximo 2 (dois) anos divididos em 4 (quatro) semestres letivos.   Para conclusão do Curso o discente deve integrar, obrigatoriamente, 32 (trinta e dois) créditos, sendo 6 (seis) créditos referentes a conclusão da dissertação de mestrado, 8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias, 12 (doze) em disciplinas eletivas ou cursada em outros PPG reconhecidos pela CAPES e 6 (seis) créditos em atividades complementares.
O curso é voltado para formados em Química, Física, Biologia, Pedagogia e Matemática. Possui como área Ensino de Ciência se Matemática e as seguintes linhas de pesquisa: 
Linha 1: Formação de Professores de Ciências e Matemática
Linha 2: Ensino e Aprendizagem das Ciências e Matemática
 
Objetivo geral
Gerar conhecimentos sobre os fundamentos da área de Ensino de Ciências e Matemática consideradas a partir das demandas tecnológicas nas práticas educativas no contexto da formação de professores de Ciências e Matemática.

Objetivos específicos
Elaborar dispositivos de formação, de ação e de pesquisa alternativos, os quais contribuam no repensar da lógica disciplinar nos cursos de formação profissional, trazendo para as ações de formação inicial e continuada de professores subsídios para o desenvolvimento de suas próprias práticas de ensino em ambientes formais e não-formais;
Avaliar formas de integração entre ensino, extensão e pesquisa, na prática pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática.
Contribuir para a democratização da educação científica e educação matemática brasileira, por meio do aprofundamento de estudos, do desenvolvimento de pesquisas e da produção de teorias que concorram para o avanço do saber e do fazer educativos;
Criar condições que favoreçam a teorização, a reflexão e o debate em torno do processo educacional em suas múltiplas dimensões, em uma perspectiva de diálogo interdisciplinar com profissionais de outras áreas que atuam na área de Ensino de Ciências e Matemática;
Propiciar condições teóricas, metodológicas e epistemológicas para o aprofundamento da formação de pesquisadores na área do Ensino de Ciências e Matemática;
Fomentar a pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática institucional, tendo como foco a realidade local, regional e/ou nacional, bem como das fronteiras que compõe a região da Grande Dourados;
Oferecer consolidação à formação para a docência no ensino superior e para a coordenação de pesquisas na área da educação, em particular no Ensino de Ciências e Matemática;
Realizar pesquisas que possam subsidiar a concepção, implantação e avaliação de processos educativos na formação de professores em Ciências e Matemática;
Fortalecer e ampliar grupos e redes de colaboração de pesquisas no Ensino Ciências e Matemática na UFGD e instituições congêneres.
Desenvolver projetos coletivos que aproximem universidade e escola de forma o currículo do ensino de ciências de acordo com as normas do MEC vigente, de forma a gerar condições que estimulem a disseminação da cultura científica e tecnológica.

Perfil do egresso
O curso de pós-graduação voltado para o Ensino de Ciências e Matemática da UFGD a partir dos objetivos delineados acima, propõe-se formar: Profissionais capacitados no desenvolvimento da pesquisa científica e na intervenção social nas áreas envolvidas transitando com desenvoltura entre a teoria e a prática pedagógica.
Professores que atendam à expansão do ensino superior na área de Ensino de Ciências e Matemática;
Agentes pedagógicos compromissados com a superação de problemáticas da Educação brasileira, numa perspectiva de criação e inovação, em vista de efeitos sociais multiplicadores;
Docente e pesquisador capazes de contribuir para a produção do conhecimento e sua transformação e que possam responder às demandas de desenvolvimento e aperfeiçoamento do Ensino de Ciências e Educação Matemática no cenário local, regional e nacional;
Profissional da Educação capaz de elaborar e programar projetos inovadores, teoricamente consistentes e socialmente relevantes;
Profissionais capazes de utilizar, se apropriar e propor o uso de diversas tecnologias educacionais em ambientes de ensino.



 
 


CONTATO

Universidade Federal da Grande Dourados - Unidade II
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados/MS, Caixa Postal: 364, CEP: 79.804-970
Telefone: (67) 3410-2101
E mail: ppgecmat@ufgd.edu.br
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