acessibilidade

Início do conteúdo da página

Infraestrutura


LABORATÓRIO DIDÁTICO I (parasitologia)
Área: 54,00 m2
São desenvolvidas atividades de ensino, dentre elas coleta de materiais biológicos: sangue e fezes; preparo de lâminas: sanguíneas e parasitológicas; suporte para preparo de aulas práticas de parasitologia e imunologia; autoclavagem de materiais biológicos bem como perfurocortantes; preparo e utilização de soluções e apenas suporte técnico para atividades de pesquisa.
Equipamentos: 1 refrigerador, 1 centrífuga hematócrita, 1 centrífuga baby do Brasil, 1 refratômetro, 1 agitador magnético, 1 balança analítica, 1 microondas, 3 lupas de mão com iluminação, 1 microscópio binocular.
 
LABORATÓRIO DIDÁTICO II (microbiologia)
Área: 182,00 m2
O laboratório de Microbiologia possui armários onde ficam armazenados os materiais de consumo como meios de cultura, swabs, bateria de corantes, algodão, potes coletores, papel toalha etc, e as vidrarias como, erlenmayer, becker, tubos de ensaio, funis, placas de petri, o laboratório é utilizado para execução prática de projetos de pesquisas e aulas práticas, procedimentos como preparo de meio de cultura, inoculação de micro-organismos, incubação e entre outros que envolvam técnicas microbiológicas. Nesse local ocorre manipulação com material contaminado.
O laboratório conta ainda com a sala de bacteriologia, como sala de apoio, onde fica instalado o equipamento de água ultrapura ou Milli-Q, utilizada para o preparo de meios de cultura e outras soluções, além da capela de fluxo laminar onde são realizados técnicas de cultivos e esfregaço de Mycobacterium tuberculosis.  Possui equipamentos como, Ultra-Freezer -70° para armazenamento de amostras, freezer convencional, estufa bacteriológica, termobloco, termociclador, vortex, entre outros. O acesso fica restrito aos funcionários, pós-graduandos e alunos de iniciação científica.
A sala de virologia conta com armários de concreto e madeira para o armazenamento de reagentes como álcool, acetona, coloração, ficando isolada e controlada, procedimentos de cultura celular e leitura de lâminas são realizadas nesse laboratório, conta com equipamentos como capela de fluxo laminar, centrífuga, estação de extração de DNA e microscópio, geladeira e refrigerador.
Equipamentos: bancadas com bico de Bunsen, 3 banho-maria de incubação, 6 contadores de colônias, 1 centrifuga refrigerada, 1 microscópio, medidor de pH, 4 estufa de incubação bacteriológica, vidraria, 4 geladeiras para armazenamento, 1 freezer, 1 leitor de microplacas, 2 balanças semi analíticas, 2 agitadores magnéticos, 1 microondas.
 
LABORATÓRIO DIDÁTICO III (histologia)
Área: 152 m2
O laboratório conta ainda com todos os materiais de consumo necessários para a confecção dos cortes e lâminas histológicas, bem como laminários para as aulas práticas. Os microscópios estão dispostos em 4 bancadas com pias e ainda armários em madeira acoplados, o laboratório acomoda 28 alunos por aula prática de microscopia histológica.
São realizados procedimentos como: Necropsia de animais e coleta dos órgãos; Coleta sangue humano e de animais (Ratos e Cães); Aulas práticas nas disciplinas de histologia, citologia e imunologia; Arquivamento de peças cirúrgicas pequenas de Projetos de Pesquisa no Laboratório de Anatomopatológico; Pesagens de reagentes nos projetos de pesquisa e extensão.* Esfregaço sanguíneo de humanos e animais (Ratos e cães); São confeccionadas lâminas de esperma (sémen ou sêmen) humano coloração e espermograma é um exame que analisa as condições físicas e composição; Esfregaço cervico-vaginal exame Papanicolau (coloração); Análises clínicas em soro de pacientes do HU; Formalização de vísceras, peças cirúrgicas grandes e pequenas; Arquivamento de blocos de tecidos com parafina e lâminas histológicas de acordo com a legislação; Acondicionamento os resíduos de laboratórios até encaminhá-los ao destino final da instituição.
Alguns dos procedimentos citados são realizados apenas pelos técnicos de laboratório seguindo todas as normas de segurança descritas no procedimento operacional padrão (POP), ficando disponível aos alunos apenas as técnicas e práticas seguras.
Equipamentos: 1 micrótomo de parafina, 1 processador de tecidos, 1 dispensador de parafina, 2 chapa de aquecimento, 2 agitadores magnéticos com aquecimento, 2 banhos-marias histológicos, 1 estufa, 1 freezer, 1 geladeira, 2 ares condicionados split, 28 microscópios Nikon, 1 microscópios Olympus BX51 com câmera acoplada (para captura de imagem), 1 aparelho homogeinizador, 1 balança analítica, 1 placa aquecida e 1 capela de exaustão de gases, 5 monitores de TV, 1 criostato, vidrarias em geral. 
 
SALA DE ESTERELIZAÇÃO
São realizados os processos de descontaminação, desinfecção e esterilização dos materiais que foram e que serão utilizados. 
Equipamentos: estufa de esterilização, autoclave, destilador e deionizador, que promove água pura e isenta de íons, para a lavagem de vidrarias, um lavador de pipetas automáticas e uma geladeira para armazenar material contaminado para o descarte.
 
LABORATÓRIO DE URINÁLISE
Área: 18,00 m2
São realizados procedimentos de experimentação animal para suporte em projetos de pesquisa e extensão.
Equipamentos: 1 bioplus, 1 balança analítica, 1 aparelho de Na e K (íons seletivos), 1 banho-maria e 1 centrífuga
 
LABORATÓRIO DE IMUNOINFLAMAÇÃO E CULTIVO CELULAR
Área: 18,00 m2
São realizados procedimentos de estudo do processo inflamatório e cultura celular para suporte em projetos de pesquisa e extensão. 
Equipamentos: 1 balança analítica, 1 estufa de CO2, microscópio de imunofluorescência, dispensador de parafina.
 
LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA E ANATOMIA PATOLÓGICA 
Área: 206 m2
O laboratório de Anatomia Humana e Patológica abriga excelentes espaços para o ensino e extensão. Neste espaço estuda-se as estruturas e organização do corpo humano, sua localização e correlação entre elas. Atende aos Cursos de Medicina, Educação Física, Nutrição, Psicologia e Ciências Biológicas. 
É frequente a vinda de alunos de colégios de Ensino Fundamental e Médio, em atividades de extensão. 
Equipamentos: 4 exaustores; 6 mesas de inox; material para dissecção; moldes de coração, fígado, rim, pulmão, sistema digestório, olho e ouvido; 04 moldes completos de sistema esquelético; 02 moldes completos de sistema muscular; 01 Negatoscópio; peças patológicas de sistema digestório, reprodutor e endócrino; 04 cadáveres.
 
LABORATÓRIO DE HABILIDADES MÉDICAS
O laboratório situa-se no primeiro andar da FCS e é de responsabilidade da Coordenação do Curso de Graduação em Medicina, sendo que há um profissional responsável para organizar e acompanhar, quando necessário, o desenvolvimento das aulas práticas, juntamente com o professor que está utilizando o laboratório.
A estrutura oferecida ajuda o desenvolvimento prático dos futuros profissionais, aspecto fundamental para a área da saúde. O ambiente conta com equipamentos que permitem o desenvolvimento de habilidades técnicas necessárias ao exercício profissional com competência. 
O laboratório é utilizado para treinamento residentes de medicina e residência multiprofissional do Hospital Universitário da UFGD, e de profissionais de saúde que atuam na UFGD e Hospital Universitário.
Segue abaixo a relação dos equipamentos disponíveis para treinamento dos acadêmicos de medicina no LHM:
• Simulador de Paciente Real adulto de alta fidelidade, interativo 3G completo, com respiração espontânea e respostas fisiológicas e farmacológicas (SimMan3G), acompanhado de Notebook e monitor cardíaco
• Simulador de corpo inteiro de Paciente adulto realístico com SimPad para Suporte Básico de Vida
• Manequim de Bebe para RCP e Entubação 
• Simulador de Cabeça Adulto de Entubação 
• Simulador de Cabeça para treinamento de retinopatias
• Simulador de Cabeça para otoscopia
• Simulador de Cabeça de Entubação Avançada Adulto 
• Simulador de Cabeça de Entubação Bebe RN 
• Simulador de Cabeça de Entubação Criança 3 Anos
• Simulador de Bebê engasgado
• Simulador Torso de Ausculta Cardíaca e Pulmonar com Smartscope
• Simulador Infantil de Ausculta Cardíaca e Pulmonar Smartscope
• Simulador Braço para Injeções Avançado 
• Simulador Braço de Pressão Sanguínea com Alto Falante 
• Simulador para Injeção Intramuscular em glúteo
• Simulador de Cateterização Venosa Central 
• Braço Avançado de injeções e punção arterial 
• Modelo para Introdução de Tubos Nasogástricos 
• Simulador Pediátrico de Diagnóstico 
• Simulador para Exame de Próstata 
• Simulador de Anestesia Espinhal 
• Simulador de Cricothirotomia 
• Simulador de Mamas Para Ensino Clínico de Palpação 
• Simulador de Parto gemelar 
• Simulador de Dilatação Cervical 
• Simulador Ginecológico
• Simulador de Episiotomia Completo com 3 Peças
• Kit de Ferimentos Profissional 
Negatoscópio
 
BIOTÉRIO/RATOS
Área: 54,00 m2
Biotério para experimentação e manutenção de ratos utilizados nas aulas práticas dos cursos de graduação e em experimentos da pós-graduação.
Equipamentos: 2estantes em aço, 3 estantes de madeira, 1 mesa pequena, 80 caixas para ratos contendo grades e bebedouros, 1 ar condicionado, 1 termostato, 1 exaustor, 1 timer
 
BIOTÉRIO/CAMUNDONGOS
Área: 54,00 m2
Biotério para experimentação e manutenção de camundongos utilizados nas aulas práticas dos cursos de graduação e em experimentos da pós-graduação.
Equipamentos: 1 estante ventilada para camundongos, 60 caixas contendo grades e bebedouros,1 mesa de madeira, 1 ar condicionado.
 
LABORATÓRIO DE INFLAMAÇÃO E DOR
Área: 18,00 m2
São realizados procedimentos de estudo do processo inflamatório e cultura celular para suporte em projetos de pesquisa e extensão. 
Equipamentos: 1 balança analítica, 1 estufa de CO2, microscópio de imunofluorescência, dispensador de parafina.
 
LPCS – LABORATÓRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Área: 300 m²
Laboratório inaugurado no início de 2014, conta com gerador próprio e destinado exclusivamente aos cursos de Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde.
Equipamentos: 10 Bicos de Bunsen, 6 Estufas Bacteriológicas, 6 Banhos-Maria de incubação, 1 Banho-Maria seco, 1 Sonicador (cuba de ultrassom), 2 Contadores de colônias, 3 Microscópios Bionocular, 1 Microscópio de Epifluorescência, 6 Capelas de fluxo laminar luz UV, 2 Destiladores de água, 1 Deionizador, 1 Purificador de Água milliQ, 2 Phmêtros, 2 Autoclaves, 1 Freezer -20ºC horizontal, 1 Freezer -20ºC vertical, 1 Ultrafreezer -80ºC, 12 Geladeiras, 1 Magpix (Luminex), 1 Shakerincubator, 1 Shaker VDRL, 1 Estufa B.O.D, 2 Fotodocumentadores, 4 Fontes de Eletroforese, 7 Cubas de corrida de gel, 1 DNA WorksStation, 2 Microcentrífugas, 2 Agitadores magnéticos,  2 Vórtex de tubos, 3 Centrífugas refrigeradas, 1 Centrifuga, 1 Leitor de Microplacas (Elisa), 2 Termocicladores, 3 Estufas de secagem e esterilização, 1 Sorocoagulador, 4 Balanças eletrônicas analíticas, 1 Chapa Aquecedora de lâminas, 1 Amostrador Microbiológico de Ar, 1 Real Time PCR, 1 Liquidificador Industrial, 1 Microondas, 2 Botijões Criogênicos, 1 Máquina de gelo, 1 Homogeinizador de Tubos, 1 Lavadora de Microplacas.
 
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 
Área: 54,00 m2
O Laboratório de Informática constitui uma importante infraestrutura e funciona como instrumento de apoio para as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas. O Laboratório de Informática FCS, oferece espaço e equipamentos de informática e multimídia para atividades de ensino, pesquisa e extensão, que visem, especificamente, a: Estimular e promover o conhecimento das tecnologias informatizadas aplicadas à comunicação e ao aprendizado em geral aos alunos dos cursos regulares de graduação e pós-graduação; além de suporte para projetos de pesquisa e extensão individuais ou coletivos.
 
LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA HUMORAL
Área: 54,00 m2
O laboratório de Imunologia Humoral possui os seguintes equipamentos: 1 ar condicionado split, 1 estufa, 1 agitador magnético, 1 banho-maria, 1 centrífuga, 1 agitador orbital, 1 chapa aquecida, 1 micro ondas, 1 estufa de CO2, 1 fluxo laminar, 1 microscópio de fluorescência, 1 microscópio invertido, 1 geladeira e um freezer horizontal; além de instrumentos laboratoriais e vidrarias.
Neste laboratório são desenvolvidas atividades relacionadas às aulas práticas das disciplinas de Genética e Imunologia, tais como, cultura de células, ensaios imunoenzimáticos, detecção de anticorpos e imunofluorescência.
 
LABORATÓRIO DE TÉCNICA CIRÚRGICA
Os procedimentos cirúrgicos básicos são imprescindíveis para o trabalho do médico generalista. Várias situações de emergência podem ser resolvidas por meio através de intervenções cirúrgicas pequenas e médias, cujo domínio técnico deve ser obrigatório para todos os médicos, para que o paciente não seja exposto a riscos indesejáveis. A Unidade de técnicas cirúrgicas inicia este processo de aprendizagem cirúrgica no curso de Medicina.
No Laboratório de Técnicas Cirúrgicas da UCG, os acadêmicos conhecem as normas de comportamento no centro cirúrgico, têm conhecimento e domínio dos instrumentos utilizados nas cirurgias mais comuns, das técnicas de assepsia e anti-sepsia rotineiramente empregadas e, principalmente, têm o treinamento nos atos cirúrgicos básicos baseados nos chamados “princípios fundamentais”. 
O laboratório, dividido em quatro ambientes, simula um centro cirúrgico tanto na parte de vestiário, sala de escovação, sala cirúrgica com 4 mesas, central de esterilização e guarda de materiais, quanto em relação aos equipamentos autoclave, mesas cirúrgicas, instrumentais, focos cirúrgicos, aparelhos de anestesia, bisturi elétrico, fios cirúrgicos, instrumental necessário para a realização de cirurgias gerais de pequeno porte, anestésicos, sondas entre outros medicamentos.
Considerando-se as dificuldades na obtenção de cadáveres, as aulas práticas do laboratório são realizadas em suínos.
 
LABORATÓRIO DE ENSAIOS TOXICOLÓGICOS
Destinado exclusivamente aos cursos de Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde.
Equipamentos: balança analítica, pHmetro, espectrofotômetro automatizado, estufa, microscópio binocular, vidrarias em geral.
 
LABORATÓRIO DE ELETROFISIOLOGIA E FARMACOLOGIA CARDIOVASCULAR
Área: 54,20 m² 
Serão realizados procedimentos para pesquisas. 
Equipamentos: 1 Espectrofotômetro, 1 banhos-maria, 1 chapa aquecedora, 1 balança analítica-digital, 1 barrilhete, materiais como os kits de reagentes, vidrarias, micropipetas, ponteiras, tubos de ensaio.
 
LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA CARDIOVASCULAR
Área: 54,20 m² 
Serão realizados os procedimentos para pesquisas de Pós-graduação. 
Equipamentos: 1 banhos-maria, 1 chapa aquecedoras, 1 balança analítica-digital, materiais como os kits de reagentes, vidrarias, micropipetas, ponteiras, tubos de ensaio.
 
LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Este laboratório possui todos os equipamentos para avaliação antropométrica, entre eles balanças digitais e mecânicas, plicômetros, estadiômetros portáteis e fixos, equipamentos de bioimpedância, computadores e softwares de avaliação dietética.
Possibilita a aplicação de métodos e técnicas em avaliação nutricional nos diferentes ciclos de vida, desde a criança ao idoso, complementando assim o conhecimento teórico das disciplinas do curso.
Equipamentos - Para avaliação antropométrica possui duas balanças pediátricas digitais ELP 25BB da Balmak, duas balanças pediátricas mecânicas com capacidade máxima de 16kg, uma régua antropométrica pediátrica de madeira, balanças digitais LR 22 L da Trentin duas com capacidade de 200 kg e uma de 300kg, balanças digitais LD 1050 da Líder com uma com capacidade de 200 kg e outra de 300kg, uma balança mecânica com capacidade de 150kg da Welmy, uma balança digital BC 533 com monitor de composição corporal da Tanita com capacidade de 150kg, três estadiômetros de metal da Welmy com 220 cm, cinco adipômetros analógicos da Cescorf, cinco adipômetros digitais específicos da Prime Vision, quatro trenas da Cescorf de 2 metros, três fitas métricas de 1,5 metros. 
Em relação à avaliação laboratorial há três aparelhos da Accutrend Plus para dosagem de glicemia, colesterol e triglicerídeos e três aparelhos HemoCue Hb 301 para dosagem de hemoglobina.
Constam também aparelhos para aferição de pressão arterial sendo, quatro esfignomanômetros e quatro estetoscópios da marca Solidor. 
Para avaliação da composição corporal encontram-se: duas bioimpedâncias da Biodynamics BIA 450 e o aparelho da Amrom BF 300. Para auxiliar nas aulas: oito calculadoras, um álbum seriado de avaliação nutricional do SISVAN (sistema de vigilância alimentar e nutricional), uma pirâmide alimentar em acrílico, réplica de 49 alimentos.
 
LABORATÓRIO MULTIDISCPLINAR: Cozinha demonstrativa, Cozinha experimental e Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas
-Cozinha demonstrativa
Atender as oficinas e projetos de extensão do Curso. Dar suporte as aulas de análise sensorial de alimentos e bebidas e toxicologia de alimentos. Preparo de novos produtos ou melhoramento de produtos alimentícios convencionais. Elaboração de preparações para TCC e pesquisa, entre outras. Suporte ao estágio de Ciência de alimentos, entre outras. Equipamentos: 01 espremedor de frutas, 01 liquidificador, 01 cafeteira elétrica, 01 forno microondas, 02 balanças marca MARTE, 01 grill elétrico para carnes, 01 fogão industrial 06 bocas.
-Cozinha experimental
Atender às aulas práticas das disciplinas de Técnica Dietética I e II, Gastronomia, Nutrição e Dietética da Criança e do Adolescente, em Geriatria, Materna e da Mulher. Dietoterapia I, II e III, Estágio em Saúde Pública e Tecnologia de Alimentos. Elaboração de preparações para TCC e pesquisa, entre outras. Equipamentos: 01 espremedor de frutas, 15 liquidificadores, 01 cafeteira elétrica, 01 forno elétrico, 16 batedeiras, 16 fogões industriais 4 bocas, 16 multiprocessadores, 09 balanças marca MARTE, 02 centrífugas de frutas, 01 refrigerador vertical.
-Análise Sensorial de Alimentos e Bebidas
É realizado testes sensoriais de alimentos e bebidas. Além de possibilitar o desenvolvimento de atividades relacionadas à Trabalhos de Conclusão de Curso e projetos de pesquisa e extensão.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2325
posgraduacaosaude@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página