acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 26/04/2023


PROJETOS EM ANDAMENTO:

TURMA DE INGRESSO 2019
1. "Frações de fósforo em solos de textura distinta cultivado com soja e adubado com adubo organomineral”, executado por Adama Gning, orientada pela Profª Alessandra Myumi Tokura Alovisi.
2. “Efeito dos Níveis de Compactação e sistemas de cultivo nos atributos químicos do solo e na exportação de nutrientes pela soja”, executado por Andressa Chagas, orientada pelo Profº. Cristiano Márcio Alves de Souza.
3. “Produção, armazenamento e condicionamento fisiológico de sementes de Crotalaria ochroleuca e Crotalaria spectobilis”, executado por Bruna Neves Pereira da Silva, orientada pela Profª Tathiana Elisa Masetto.
4. “Produtividade de milho safrinha e de Brachiaria inoculados com Azospirillum em renovação de pastagem”, executado por Carla Medianeira Giroletta dos Santos, orientada pelo Profº Gessi Ceccon.
5. “Associação de fungicidas microbiológicos e químicos na indução de resistência de soja ao mofo-branco (Scleroltinia sclerotiorum)”, executado por Catirene Fernandes Silva, orientada pela Profª Lilian Maria Arruda Bacchi.
6. “Metabólitos secundários como fatores de resistência de goiabeira ao psilíbeo Triozoida limbata”, executado por Cleudivani Aparecida dos Santos, orientada pelo Profº Marcos Gino Fernandes.
7. “Meios de cultivo e sistemas de micropropagação no desenvolvimento inicial in vitro de uma orquídea nativa do cerrado”, executado por Geisianny Pereira Nunes, orientada pelo Profº José Carlos Sorgato.
8. “Produção, armazenamento e condicionamento fisiológico de sementes de Crotalaria ochroleuca e Crotalaria spectabilis”, executado por Jaqueline Maronez Rosa, orientada pelo Profª Tathiana Elisa Masetto.
9. “Produção in vitro de orquídeas nativas do bioma cerrado em meios de cultivo modificados sob diferentes condições de luz”, executado por Jessica Celeste Mônico Ramos, orientada pelo Profº José Carlos Sorgato.
10. “Parâmetros e divergência genética para identificação de acessos de mandioca com resistência à antracnose e bacteriose”, executado por Leandro Escobar Dalarosa, orientado pelo Profº Manoel Carlos Gonçalves.
11. “Fungos micorrizicos arbusculares em mudas de Passiflora alata Curtis e Peltophorm dubium (Spreg)Taub”, executado por Luiz Guilherme Vieira de Carvalho, orientado pela Profª Silvia Correa Santos.
12. “Influência da vinhaça na eficiência de controle de plantas daninhas através de herbicida pré-emergente”, executado por Sabrina Beltramin Barbosa, orientada pelo Profº Munir Mauad.
13. Relações da compactação e sistemas de preparo do solo com seus atributos físicos e características da cultura da soja”, executado por Thayná Mendes Machado, orientada pelo Profº Cristiano Márcio Alves de Souza.
14. “Eficiência biológica de Ooencyrtus submetallicus (Humenoptera: Encyrtidae) e Telenomus podisi (Hymenoptera: Scelionidae) em ovos de Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae) em laboratório”, executado por Valeria Freitas Chaves, orientada pelo Profº Fabrício Fagundes Pereira.
15. “Qualidade das mudas de Alibertia edulis produzidas em diferentes substratos e desenvolvimento em campo”, executado por Valéria Surubi Barbosa, orientada pela Profª Maria do Carmo Vieira. 
 
 
TURMA DE INGRESSO 2020
1. “Eficiência biológica de Ooencyrtus submetallicus (Hymenoptera: Encyrtidae) criado em ovos de percevejos pentatomídeos”, executado por Alex Polatto Carvalho, orientado pelo Prof. Fabrício Fagundes Pereira.
2. “Comportamento e danos de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura da soja Glycine max (L.) Merrill” executado por Ana Maria Nascimento Scoton, orientada pelo Prof. Paulo Eduardo Degrande.
3. “Variabilidade espacial da produtividade, quantificação das perdas e custo de produção da soja em função da cultura antecessora”, executado por Anna Kelly Severino Santos, orientada pelo Prof. Jorge Wilson Cortez.
4. “Condicionamento osmótico de sementes de soja: Influência no vigor e nas características celulares de sementes submetidas ao armazenamento, estresse hídrico e salino.”, executado por Camila Bonifácio Dantas, orientada pela Profª. Tathiana Elisa Masetto.
5. “Adubação fosfatada da cana-de-açúcar: doses, fontes e modo de aplicação.”, executado por Dario Pimenta Rocha Neto, orientado pela Profª Alessandra Mayumi Tokura Alovisi.
6. “Podas de frutificação e qualidade da produção em cultivares de goiabeira nas condições bioclimáticas do Sudoeste do MS.”, executado por Darlan Souza Flauzino, orientada pelo Prof. Manoel Carlos Gonçalves.
7. “Análise de dados georreferenciados utilizando software para geração de mapas de produtividade e zonas de manejo.”, executado por Fernando Mateus Paniagua Mendieta, orientado pelo Prof. Cristiano Marcio Alves de Souza.
8. “Manejo da adubação nitrogenada em função dos estádios fenológicos de cultivares de girassol”, executado por Geisielly Pereira Nunes, orientada pelo Prof. Munir Mauad.
9. “Mitigação do estresse hídrico em mudas de Talisia esculenta (A. St.-Hil.) Radlk.”, executado por João Lucas da Costa Santos de Almeida, orientado pela Profª. Silvana de Paula Quintão Scalon.
10. “Sistemas de cultivos e telas fotoconversoras na produção de gladíolo em Dourados-MS”, executado por Karla de Sousa Ribeiro, orientada pelo Prof. José Carlos Sorgato.
11. “Doses de fósforo associadas á bactéria solubilizadora de fosfato para a sucessão soja e milho em solo argiloso e arenoso.”, executado por Lucas de Almeida Rizatto, orientado pela Profª. Elisângela Dupas.
12. “Cultivo de alface e rúcula baby leaf com diferentes lâminas de água combinadas com doses de polímero hidrorretentor”, executado por Patrícia dos Santos Zomerfeld, orientada pelo Prof. Guilherme Augusto Biscaro.
13. “Produtividade da soja e do milho safrinha em sucessão e rotação de culturas com Braquiária e Crotalária.”, executado por Rafael Jannini Leonelli, orientado pelo Prof. Gessí Ceccon.
14. “Crescimento inicial e metabolismo foliar de Cedrela fissilis Vell.: aplicação de bioestimulante, extrato de alga Ascophyllum nodosum e níveis de sombreamento”, executado por Rodrigo da Silva Bernardes, orientado pela Profª. Silvia Correa Santos.
15. “Interação da ocorrência simultânea de antracnose e bacteriose em genótipos de mandioca.”, executado por Viviane Aparecida dos Santos Bernardo, orientada pela Profª Lilian Maria Arruda Bacchi.

TURMA DE INGRESSO 2021

1. “Flutuação populacional, distribuição espacial e plano de amostragem sequencial de insetos em diferentes genótipos de feijão.”, executado por Cláudia Alessandra Castanharo, orientado pelo Prof. Marcos Gino Fernandes.
2. “Associações de herbicidas pré-emergentes no controle de plantas daninhas na soja.”, executado por Fernando César Munaro, orientado pela Profa. Silvana de Paula Quintão Scalon.
3. “Variabilidade espacial da produtividade da soja e sua correlação com a textura e fertilidade do solo.” executado pro Karini Aparecida de Matos Inácio, orientado pelo Prof. Jorge Wilson Cortez.
4. “SAFs” na mesorregião do vale do rio doce: atributos químicos, biomassa microbiana do solo, e qualidade de componentes arbóreos.”executado por Lucas Antunes da Silva e orientado pela Profa. Silvia Correa Santos.
5. “Avaliação da dinâmica de formas de fósforo em Neossolo Quartzarênico, sob efeito de sistemas de cultivo e adubação fosfatada, em área de renovação de canavial.” executado por Ludmila Freitas Marques de Queiroz e orientado pela Profa. Alessandra Mayumi Tokura Alovisi.
6. “Eficiência de polímero hidroretentor na cultura da beterraba aliada à irrigação por gotejamento superficial e subsuperficial.” executado pro Maycom Dias de Lima e orientado pelo Prof. Guilherme Augusto Biscaro.
7. “Desempenho agronômico da soja em função de culturas antecessoras em experimento de longa duração no sistema plantio direto.” executado por Noelia Benitez Vargas e orientado pelo Prof. Luiz carlos Ferreira de Souza.
8. “Densidades amostrais de solo combinadas com pontos adicionais para aplicação da agricultura de precisão” executado por Pedro José de Souza Camparin e orientado pela Profa. Elisangela Dupas.
9. “Eficácia do herbicida imazapic no controle de Rottboellia ochinchinensis sob diferentes fluxos de germinação, precipitacão e quantidades de palha de cana-de-açúcar.” executado por Rodolfo César de Albuquerque Araújo e orientado pelo Prof. Munir Mauad.
10. “Girassol de corte: introdução de variedades, densidade de plantio e pós-colheita.” executado por Tuane Carlesso Tomasi e orientado pelo Prof. José Carlos Sorgato.
11. “Efeito da temperatura e velocidade do ar de secagem sobre a composição quimica e teor do óleo essencial de folhas de alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum).” executado por Vagner Freitas Rigo e orientado pelo Prof. Andre Luis Duarte Goneli.
12. “Alterações morfológicas em genótipos de milho em função da consorciação com Brachiaria e uso de herbicida visando a produção de silagem e grãos.” executado por Verônica Gleice de Oliviera e orientado pelo Prof. Gessi Ceccon.

TURMA DE INGRESSO 2022
 

1. "Doses de nitrogênio na cultura do milho e seu residual para a cultura da soja", executado por Bruno Lenhart Pinheiro, orientado pela Prof.ª Elisângela Dupas.
2. "A influência dos adjuvantes e volumes de calda no controle e superfície foliar de Conyza spp. através do herbicida Diclosulam + Halauxifeno Metílico", executado por Bruno Guiraldi Milhorança, orientado pelo Prof. Paulo Vinicius da Silva.
3. "Épocas de semeadura de cultivares de trigo na região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul", executado por Gabriel Menta Tosetti, orientado pelo Prof. Munir Mauad.
4. "Época de semeadura e densidade de plantio de milho na safra e safrinha", executado por Jiuliano Beltrame, orientado pelo Prof. Cristiano Marcio Alves de Souza.
5. "Germinação e crescimento in vitro de Cattleya Nobilior Rchb.F. com utilização de extrato de Moringa oleifera LAM", executado por Leandro Oliveira Miranda, orientado pelo Prof. José Carlos Sorgato.
6. "A variação da textura, compactação e fertilidade do solo afetam o desenvolvimento e a produtividade da soja?", executado por Lourenço Quintão Scalon, orientado pelo Prof. Jorge Wilson Cortez.
7. "Frações de fósforo do solo e características agronômicas da soja em sistemas de rotação de culturas", executado por Mayara Regina Chaves, orientada pela Prof.ª Alessandra Mayumi Tokura Alovisi.
8. "Frações de fósforo e colonização micorrízica no solo em resposta a aplicação de pó de basalto e fosfato na cultura da soja", executado por Meriane Melissa Taques, orientada pela Prof.ª Alessandra Mayumi Tokura Alovisi.
9. "Estratégias de controle de plantas daninhas em pré-semeadura da soja", executado por Milena Barretta Franceschetti, orientada pelo Prof. Paulo Vinicius da Silva.
10. "Biofortificação agronômica e produtividade do feijão-comum com Doses de zinco", executado por Natália Penzo Barcelos, orientada pela prof.ª Elisângela Dupas.
11. "Controle de Plantas Daninhas e seletividade na cultura da soja, e o seu Carryover em trigo e sorgo", executado por Sheila Cristina Dagel Ferreira de Souza, orientada pelo Prof. Paulo Vinicius da Silva.
12. Mudas avançadas de maracujazeiro azedo: extratos de algas e substratos", executado por Rafael Lima de Carvalho, orientado pela prof.ª Silvia Correa Santos.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2448
(67) 3410-2357
pgagro@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página