acessibilidade

Início do conteúdo da página

Banca de defesa de dissertação de mestrado (31 de março às 8h)


O que acontece com quem fica quando a busca por oportunidades leva a família para longe?

A migração é um fenômeno que redesenha economias, mas seus efeitos mais profundos são sentidos dentro de casa e no coração das comunidades. Nas terras indígenas do Equador, as mulheres tornam-se o pilar de gestão diante da ausência de seus familiares. Como elas equilibram as remessas financeiras com o peso emocional da distância?

No próximo dia 31 de março, o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFGD convida toda a comunidade para uma defesa de dissertação que atravessa fronteiras: o trabalho da mestranda Jahayra Yamel Ayala Macias.

O trabalho, intitulado "Percepção das Mulheres Numa Comunidade Indígena No Equador Frente Aos Efeitos Econômicos e Emocionais da Migração de Familiares", foi desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Erlaine Binotto e coorientação da Profa. Dra. Fernanda Evilin de Jesus Fortunato Lima. A pesquisa oferece um olhar humanizado e necessário sobre o papel feminino na resiliência rural, revelando como a migração impacta não apenas o bolso, mas a estrutura emocional e social de comunidades tradicionais equatorianas.

Compreender essas percepções é fundamental para humanizar o debate sobre o agronegócio e o desenvolvimento rural, reconhecendo que por trás de cada fluxo migratório existe uma história de adaptação e força liderada por mulheres. Participe desta defesa e amplie sua visão sobre os desafios sociais contemporâneos!

📅 Data: 31/03/2026
🕗 Horário: 08h00 (Horário de Mato Grosso do Sul)
📍 Local: Google Meet (solicitar a participação por e-mail - ppgagronegocios@ufgd.edu.br)

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Secretaria de Pós Graduação da FACE
Nome responsável:
PPGAgronegócios
Email:
ppgagronegocios@ufgd.edu.br
Telefone:
67 3410-2157