acessibilidade

Início do conteúdo da página

MOÇÕES E NOTAS


MENSAGEM EM ALUSÃO AO 8M/2020
8M
              Dia 8 de Março, uma data de luta das mulheres em todo o mundo, nos seus diferentes lugares, modos de vida, instituições, movimentos sociais, para denunciarem as violências cotidianas: machismos, estupros, jornadas de trabalho sobrepostas, precarização do trabalho, preconceitos, discriminações, racismos, objetificação, etc...

              Nesta data muitas mulheres são lembradas porque lutaram bravamente pelo direito a “a ter direitos”. Mulheres que vêm... mulheres que vão... Somos mulheres que estamos. Estamos na FCH e na UFGD juntas, e em constante diálogos com os homens que, também, fazem parte deste lugar

              Atualmente, no Brasil, assistimos a expansão, de modo rápido e assustador, de grupos sociais adeptos da violência simbólica acionada pelo medo, ódio, preconceito à população de baixa renda, negra, migrante, LGBTQ+. Essa expansão política está organizada por linguagens e objetivos intencionais legitimados através de doutrinas e discursos conservadores revestidos de neutralidade (que sempre questionamos) e, neles estão subjacentes, as mais profundas hostilidades sexistas, racistas, misóginas.

              Este cenário político adentrou a UFGD, comprometendo as relações democráticas que são fundamentais para o combate a toda e qualquer forma de discriminação. Portanto, reforçamos que nós, mulheres da FCH, estamos alertas e na resistência todos os dias, em todas as nossas atividades ao desmonte de nossa instituição, e ao declínio das relações de respeito aos direitos humanos das mulheres em nosso país.

              Não vamos aceitar o conservadorismo fascista que se espraia pela sociedade e pelas instituições.
Marisa Lomba
Direção da FCH
08/03/2010.
 

NOTA DE PESAR DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS - FCH

 

A direção da Faculdade de Ciências Humanas (UFGD) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Prof. Bartolomeu Melià, ocorrido hoje em Assunção, Paraguai.

Cabe-nos prestar as maiores homenagens a Bartolomeu Melià. Uma perda irreparável para pesquisadores e estudiosos de Ciências Sociais (em especial a Antropologia), História, Geografia ou Psicologia. Incluímos Teologia e Linguística no rol de conhecimentos que este fabuloso sacerdote e professor nos confiou.

Essas palavras, no entanto, não expressam minimamente o que este professor que esteve conosco tantas vezes significa. Ser grato ao que nos ensinou é apenas uma parte dessa gratidão. Melià nos abriu novas perspectivas para nos pensar e nos reconstruir como sujeitos frente à palavra, ao sagrado e à alteridade.


Dourados – MS, 06 de Dezembro de 2019.



 
NOTA DE PESAR E REPÚDIO
 
  
A direção da Faculdade de Ciências Humanas e a coordenação do Curso de História (Universidade Federal da Grande Dourados) manifestam profundo pesar com as mortes violentas da discente Maiana Barbosa de Oliveira e filha, ocorridas nas últimas horas, em Dourados.
Confirmadas as primeiras suspeitas, repudia-se mais um crime de feminicídio, condição que requer a luta insistente e constante contra o machismo e suas mais variadas formas de violência física e simbólica.
Em função do ocorrido, as aulas do Curso de História estão suspensas no dia de hoje.
 
 
Dourados – MS, 26 de novembro de 2018.
 

 
Prof. Jones Dari Goettert
Direção FCH
UFGD
Prof. Fabiano Coelho
Coordenador do Curso de História
FCH-UFGD


 


CONTATO

Secretaria da direção
Fone: (67) 3410-2265 / 2319 
E-mail: fch@ufgd.edu.br
Direção
Fone: (67) 3410-2266 
E-mail: marisa.lomba@ufgd.edu.br/conradosatthler@ufgd.edu.br
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Fim do conteúdo da página