acessibilidade

Início do conteúdo da página

Museu da Biodiversidade


 MUSEU DA BIODIVERSIDADE  

O Museu da Biodiversidade (MuBio), é unidade de pesquisa, ensino e extensão, integrante da estrutura da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na forma do disposto na Resolução nº 26/2005, de 20 de junho de 2005.
O MuBio tem como finalidade realizar pesquisa, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de Ciências Naturais e Humanas relacionadas aos Biomas Atlântico, Cerrado e Pantanal brasileiros.
Quanto à sua organização o Museu da Biodiversidade possui, já estruturado, uma coleção de Entomologia (insetos) e o Herbário (Botânica).

 

 HERBÁRIO 

O Herbário DDMS foi fundado em 2004 pelo Departamento de Biologia do Campus de Dourados da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Em 2006 o Campus de Dourados foi transformado em Universidade Federal da Grande Dourados, ficando o Herbário incorporado a esta instituição.
Apesar de ser fundado em 2004 os primeiros materiais incorporados foram de coletas realizadas em 1996 das iniciativas da Dra. Ivonete Marcante Contato (In memorian)  que realizou as primeiras coletas sistematizadas para Microrregião de Dourados.
Hoje o Herbário DDMS, encontra-se inserido no Museu de Biodiversidade da UFGD (MUBIO), é cadastrado junto ao Index Herbariorum e à Rede Brasileira de Herbário. Conta com um curador responsável pela coleção e um técnico de acervo que faz a manutenção e documentação da coleção.
Tem como principal objetivo abrigar  amostras da biodiversidade vegetal da região. O acervo atende tanto às atividades de pesquisa científica (monografias de conclusão de curso de graduação, além de dissertações e teses  de Doutorados tanto da UFGD como de outras instituições). Além disso, presta serviço na área de ensino, realizando determinações de espécimes para a comunidade e atuando na educação ambiental voltada às escolas.
A coleção do Herbário DDMS conta atualmente com 5200 exsicatas registradas entre criptógamas e fanerógamas. Além disso, conta com  pequenas coleções especiais em Carpoteca e Espermoteca. A maioria dos espécimes são proveniente do cerrado e das florestas estacionais semideciduais da região, recentemente incorporou-se também ao acervo,  materiais proveniente do Pantanal do Chaco e de florestas estacionais deciduais da Serra da Bodoquena.
A consulta da coleção é aberta a docentes, alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores da UFGD ou outras pessoas vinculadas ao ensino e pesquisa, desde que previamente identificadas, sendo necessário o prévio agendamento da consulta via e-mail ou telefone.

 

ADMINISTRAÇÃO (Herbário)
Telefone:     (67) 3410-2199
Curadora:   Dra. Zefa Valdivina Pereira (zefapereira@ufgd.edu.br)
Técnico:       Msc. Emerson Pereira da Silva (emersonsilva@ufgd.edu.br)
Endereço:    Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais FCBA/UFGD - Rodovia Dourados Itahum Km 12 - Caixa Postal 364.
 
 

 ENTOMOLOGIA 

As Coleções Entomológicas têm por objetivos: Documentar a diversidade de insetos que ocorrem no Brasil, com ênfase à entomofauna dos Biomas Atlântico, Cerrado e Pantanal brasileiros; Servir de apoio didático-pedagógico às disciplinas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da FCBA-UFGD; Difundir e tornar público conhecimentos sobre a entomofauna brasileira, por meio da visitação de pesquisadores, alunos, professores das escolas da rede oficial de ensino e da comunidade em geral e através da disponibilização de informações eletrônicas.
Dentre as finalidades da coleção entomológica está a manutenção dos “tipos” que serviram de base para a descrição de novas espécies (holótipos, parátipos, lectótipos, paralectótipos, neótipos e síntipos), bem como o deposito de espécimes testemunha (voucher specimens) de táxons de insetos, cujos aspectos bioecológicos foram resultados de pesquisas científicas da UFGD e de outras instituições de pesquisa da Região Centro-Oeste e do Brasil. Além disto, servir de base para a identificação de insetos, proporcionar material para revisões de grupos taxonômicos e trabalhos científicos, bem como receber doações de coleções científicas públicas ou particulares.

 

ADMINISTRAÇÃO (Entomologia)
Telefone:     (67) 3410-2238
Curador:  
Técnico:       Msc. Flavio Gato Cucolo (flaviocucolo@ufgd.edu.br)
Endereço:      Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais FCBA/UFGD - Rodovia Dourados Itahum Km 12 - Caixa Postal 364.


Fim do conteúdo da página