Secretário Acadêmico: Rodrigo Caetano dos Santos
E-mail: fcba.secac@ufgd.edu.br
Telefone: (67) 3410-2190 (Sala 01 - Bloco FCBA - Unidade II da UFGD: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados/MS, CEP: 79.804-970)
A Secretaria Acadêmica da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais – SECAF/FCBA, pertence à estrutura organizacional da Unidade Acadêmica1.
A SECAF/FCBA é órgão de apoio à Secretaria Acadêmica da UFGD – SECAC, subordinada a Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos – CAAC, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD.
Como órgão de apoio, realiza serviços relativos ao Ensino de Graduação, atendendo Acadêmicos, Servidores e Comunidade Civil.
É responsável pelo recebimento de solicitações e expedições de documentos inerentes a vida acadêmica, acompanhando e executando atividades de controle e administração escolar do ensino de graduação, no âmbito das Faculdades e no limite de suas Atribuições. Promove um atendimento personalizado, orientando ou encaminhando os pedidos para os setores competentes quando for o caso. Além disso, é o setor responsável pela realização da matrícula dos alunos ingressantes.
Instrução de Serviço n. 25/2016 – RTR/UFGD - Atribuições dos Secretários Acadêmicos das Faculdades2:
Declaração do IDA (Índice de Desempenho Acadêmico);
Declaração de Provável Formando;
Desistência de Vaga;
Estrutura Curricular;
Histórico Escolar Completo;
Histórico Escolar Documento (formados);
Planos de Ensino/Programas das disciplinas cursadas;
Sistema de Avaliação da Aprendizagem;
Trancamento de Matrícula.
Atividades Acadêmicas Administrativas
Coordenação da SECAF;
Informar a Divisão de Secretaria Acadêmica/SECAC o número de vagas por disciplinas que serão ofertadas para aluno especial;
Orientar os Coordenadores de Curso e os docentes da Faculdade, no que diz respeito a utilização do Sistema de Gerenciamento e Controle Acadêmico/SIGECAD – Professor/Coordenador/Diretor;
Orientar os alunos quanto a utilização do UFGDNet Acadêmico;
Elaborar, em conjunto com a equipe do Cerimonial da Reitoria, agenda de colação de grau;
Encaminhar para a Divisão de Secretaria Acadêmica/SECAC, as atas de colação de grau, devidamente assinadas pelas autoridades que compõem a mesa da cerimônia e dos alunos que colaram grau;
Zelar pelo cumprimento da legislação acadêmica da graduação;
Arquivar documentos/processos emitidos, recebidos ou concluídos na SECAF, na secretaria da direção.
Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
Assinatura dos documentos expedidos pela secretaria, com o aval da Direção da Faculdade.
Para explicação sobre como solicitar documentos e procedimentos para abertura de processos, acesse o link ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS E SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS.
Formulários/Requerimentos e modelos de documentos são encontrados no link DOCUMENTOS PARA BAIXAR.
O acadêmico pode acompanhar o andamento de processos utilizando o sistema SIPAC: http://sipac.ufgd.edu.br/public/jsp/portal.jsf nas Coordenações/Secretaria dos Cursos de Graduação ou aqui na SECAF/FCBA.
1 Conforme Resolução COUNI n. 10, de 31/03/2014, publicada em 10/06/2014, no Boletim de Serviço da UFGD (B.S. n. 1617, pp. 4-5).
2Instrução de Serviço n. 25/2016 – RTR/UFGD, Publicada em 29/08/2016, no Boletim de Serviço UFGD (B.S. UFGD n. 2329, p. 16-17).