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A SECRETARIA ACADÊMICA DA FACULDADE – SECAF/FCBA


FONE: +55-67-3410-2190

e-mail: secaf.fcba@ufgd.edu.br;

Jose Carlos Melo de Andrade – Secretário

    A Secretaria Acadêmica da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais – SECAF/FCBA, pertence à estrutura organizacional da Unidade Acadêmica1.

    A SECAF/FCBA é órgão de apoio à Secretaria Acadêmica da UFGD – SECAC, subordinada a Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos – CAAC, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD.

    Como órgão de apoio, realiza serviços relativos ao Ensino de Graduação, atendendo Acadêmicos, Servidores e Comunidade Civil.

    É responsável pelo recebimento de solicitações e expedições de documentos inerentes a vida acadêmica, acompanhando e executando atividades de controle e administração escolar do ensino de graduação, no âmbito das Faculdades e no limite de suas Atribuições. Promove um atendimento personalizado, orientando ou encaminhando os pedidos para os setores competentes quando for o caso. Além disso, é o setor responsável pela realização da matrícula dos alunos ingressantes.

    Instrução de Serviço n. 25/2016 – RTR/UFGD - Atribuições dos Secretários Acadêmicos das Faculdades2:

Orientação:

  1. Antecipação da Colação de Grau;

  2. Antecipação do Registro de Diploma

  3. Sessão Simples de Colação de Grau;

  4. Declaração de Diploma em fase de Registro;

  5. Interposição de Recursos;

  6. Transferência.

Orientação e Abertura de Processos:

  1. Aproveitamento de Estudos;

  2. Permissão para Cursar Disciplina em outra IES;

  3. Prorrogação de Prazo;

  4. Regime de Exercício Domiciliar – Traumatismos/Condições Mórbidas, Congressos Científicos, Competições Artísticas/Desportivas, Licença Gestante/Maternidade, Aluna Adotante;

  5. Reintegração de Curso.

Orientação e Emissão de Documentos:

  1. Atestado de Frequência;

  2. Atestado de Matrícula;

  3. Atestado de Vínculo;

  4. Atestado de Não-Vínculo;

  5. Declaração de Colação de Grau;

  6. Declaração de Conclusão de Curso;

  7. Declaração de Integralização Curricular;

  8. Declaração do IDA (Índice de Desempenho Acadêmico);

  9. Declaração de Provável Formando;

  10. Desistência de Vaga;

  11. Estrutura Curricular;

  12. Histórico Escolar Completo;

  13. Histórico Escolar Documento (formados);

  14. Planos de Ensino/Programas das disciplinas cursadas;

  15. Sistema de Avaliação da Aprendizagem;

  16. Trancamento de Matrícula.

Atividades Acadêmicas Administrativas

  1. Coordenação da SECAF;

  2. Informar a Divisão de Secretaria Acadêmica/SECAC o número de vagas por disciplinas que serão ofertadas para aluno especial;

  3. Orientar os Coordenadores de Curso e os docentes da Faculdade, no que diz respeito a utilização do Sistema de Gerenciamento e Controle Acadêmico/SIGECAD – Professor/Coordenador/Diretor;

  4. Orientar os alunos quanto a utilização do UFGDNet Acadêmico;

  5. Elaborar, em conjunto com a equipe do Cerimonial da Reitoria, agenda de colação de grau;

  6. Encaminhar para a Divisão de Secretaria Acadêmica/SECAC, as atas de colação de grau, devidamente assinadas pelas autoridades que compõem a mesa da cerimônia e dos alunos que colaram grau;

  7. Zelar pelo cumprimento da legislação acadêmica da graduação;

  8. Arquivar documentos/processos emitidos, recebidos ou concluídos na SECAF, na secretaria da direção.

  9. Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

  10. Assinatura dos documentos expedidos pela secretaria, com o aval da Direção da Faculdade.

   Para explicação sobre como solicitar documentos e procedimentos para abertura de processos, acesse o link ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS E SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS.

    Formulários/Requerimentos e modelos de documentos são encontrados no link DOCUMENTOS PARA BAIXAR.

    O acadêmico pode acompanhar o andamento de processos utilizando o sistema SIPAC: http://sipac.ufgd.edu.br/public/jsp/portal.jsf; nas coordenações/secretarias de cursos de graduação e aqui na SECAF/FCBA.

    Horário de atendimento ao público na SECAF/FCBA:

    Segunda-Feira a Sexta-Feira:
Manhã:  8h às 10h30.
Tarde:   13h às 15h.

1 Conforme Resolução COUNI n. 10, de 31/03/2014, publicada em 10/06/2014, no Boletim de Serviço da UFGD (B.S. n. 1617, pp. 4-5).

2 Instrução de Serviço n. 25/2016 – RTR/UFGD, Publicada em 29/08/2016, no Boletim de Serviço UFGD (B.S. UFGD n. 2329, p. 16-17).


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