acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 28/11/2023

UFGD


FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, ARTES E LETRAS – FALE

- LETRAS -
 

O curso de Letras começou a funcionar em 1971 e, desde sua implantação, vem atendendo às necessidades da comunidade douradense e de municípios circunvizinhos, especialmente, no que se refere ao aprimoramento da formação de professores de Língua Portuguesa, de Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa na Educação Básica (5ª série a 8ª série; 6º ano ao 9º ano; e ensino médio). Objetivando estender a sua área de abrangência, foi implantada a habilitação em Português/Literatura e, em 2000, a modalidade Bacharelado com habilitação em Tradutor e Intérprete e Secretário Bilíngue, com opções em Língua Espanhola e Língua Inglesa.

A implantação dessas habilitações procurava atender às reivindicações da comunidade e responder à tendência nacional de ampliação do campo de trabalho do profissional de Letras. Considerou-se, ainda, a localização geográfica do Estado de Mato Grosso do Sul e a sua importância no contexto econômico-cultural em relação aos países do Cone Sul. Em 2008, inicia-se um processo de reestruturação dos cursos em toda a UFGD tendo em vista a proposta de reestruturação e expansão da universidade (REUNI) à qual a UFGD aderiu. O curso de Letras da FALE, aderindo a essa proposta, faz algumas alterações na estrutura curricular das duas habilitações que oferece.

O curso tem procurado desenvolver um trabalho integrado com a comunidade visando propiciar o contato dos acadêmicos e dos professores das redes pública e privada de ensino, com especialistas das áreas de Línguas, Linguística e Literaturas e seus respectivos estudos, de maneira que os participantes possam confrontar a sua prática com novas informações e, a partir daí, repensar sua postura e sua ação enquanto profissionais da área de Letras. Essa integração tem sido efetivada mediante a promoção de cursos de extensão, seminários, encontros, assessorias com a participação, inclusive, de docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior do País.

Com vistas, ainda, a atender às reivindicações da comunidade, a Faculdade promoveu diversos cursos de pós-graduação lato senso e oferta o Mestrado em Letras, com área de concentração em Literatura e Práticas Culturais e Linguística e Práticas Culturais e Transculturalidade. No que se refere à pesquisa, docentes têm desenvolvido pesquisas ligadas tanto à capacitação docente quanto às linhas de pesquisa da FALE, assim como orientado projetos de Iniciação Científica.

- ARTES CÊNICAS -

A graduação em Artes Cênicas é oferecida desde 2009 e possibilita ao estudante o contato com as linguagens da cena contemporânea. Desde o início do curso, a formação prática e teórica possibilita aos estudantes a vivência teatral em trabalhos experimentais sob a orientação dos professores e a reflexão sobre o fenômeno do teatro e suas dimensões estética, histórica e social. Entre seus principais objetivos está a formação de profissionais – artistas, professores, pesquisadores e produtores que possam contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico da região de Mato Grosso do Sul. Quem opta pelo bacharelado pode trabalhar como ator, diretor de espetáculos, cenógrafo, figurinista, agente cultural e etc. Já o licenciado pode atuar como professor de teatro em vários contextos: escolas públicas e/ou particulares, associações, entidades não governamentais, entre outros. Independentemente da habilitação escolhida, o aluno cursará disciplinas como: história do teatro, dramaturgia, encenação, atuação, técnicas e poéticas do corpo e da voz.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Curso
Artes Cênicas
Letras

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Programas
 
Especialização em Teatro e Educação
Mestrado em Letras


 
 


Para realizar reservas de salas na FALE, preencha o formulário de reserva (CLIQUE AQUI).
Para efetuar reservar no NAC (Núcleo de Artes Cênicas) - enviar email para: nac@ufgd.edu.br


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Fone: (67) 3410-2010
E-mail: fale@ufgd.edu.br

  
Fim do conteúdo da página

    Perguntas Frequentes

Realizando o preenchimento deste formulário.
Verificar disponibilidade na Agenda.

 

Na UFGD temos a rede: EDUROAM

Você pode conectar com seu Celular Android (tem um tutorial para cada versão, mas esse link é o mais atual) ou iPhone, seguindo essa ajuda: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/438

Você pode conectar com seu Notebook, Windows 10, seguindo essa ajuda: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/407

Você pode conectar com seu Notebook, Windows 7, seguindo essa ajuda: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/164

E essa VISITANTE? É exclusivo para partcipantes em eventos, só pessoas autorizadas previamente, podem ter acesso a essa rede. Por exemplo, a FACALE vai fazer um evento externo e vai vir 20 (vinte) palestrantes de outras cidades, então os coordenadores do evento enviam a lista para COIN e eles criam um login e senha para os convidados acessarem a Internet.

Fiz tudo isso, mas não deu certo? Fale com o Técnico de Laboratório de Informática na sala 23 ou 14 na FACALE.

Procurar o técnico de laboratório de informática da sua Faculdade, aqui na FACALE, o técnico está na sala 23 ou sala 14 no laboratório de informática!