Artigo de egressos e docentes da UFGD é premiado no 21º USP International Conference in Accounting

ApresentaçãoO artigo “Estruturas de Governança e seus vínculos com a Justiça no contexto das Organizações Cooperativas” elaborado por Rafael Todescato Cavalheiro, Andréia Maria Kremer e Régio Márcio Toesca Gimenes ganhou o prêmio de melhor trabalho, na área de Contabilidade Governamental e Terceiro Setor, no 21º USP International Conference in Accounting. Rafael é egresso do curso de Ciências Contábeis, atualmente cursa o doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP-RP e Andréia é egressa do curso de Administração e doutora em Administração pela UFMS. Ambos são mestres em Agronegócios pela FACE/UFGD, atuam como técnicos administrativos na UFGD e são professores bolsistas na Faculdade de Educação a Distância (EaD/UFGD). O estudo foi desenvolvido pelos egressos em coautoria com o professor da UFGD, Dr. Régio Toesca.

Tradicional no calendário contábil do país, o USP International Conference in Accounting é o maior evento de pesquisa e extensão em Contabilidade e Atuária da América Latina e da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, da Universidade de São Paulo (FEA/USP). O evento, realizado entre 28 a 30 de julho de 2021, é responsável por uma grande difusão de conhecimento e interação com a sociedade, pois atrai profissionais, estudantes de graduação, pós-graduação e acadêmicos de várias universidades do Brasil e do mundo.
A contribuição do artigo
Como as organizações cooperativas possuem características singulares em seus processos e estruturas de controle, o artigo apresenta um modelo teórico que possibilita explicar os vínculos entre o pacote de governança (PGov) e a percepção de justiça dos cooperados e como ambos refletem no desempenho relacional das cooperativas.
A compreensão dos vínculos entre o PGov e a justiça organizacional e seus reflexos no desempenho é importante, pois ajudará a identificar como cada tipo de justiça funciona e como os controles e estruturas de governança são estabelecidos no contexto cooperativista. Os autores acreditam que a aplicação do modelo proposto possibilitará que os canais de justiça ideais possam ser identificados, potencializando o alcance da estrutura de governança e o atingimento dos objetivos das organizações cooperativas.
O prêmio
O Prêmio PwC Brasil - Melhores Trabalhos Congresso USP identificou, dentre os 166 trabalhos aprovados, os 3 melhores de cada uma das 8 áreas temáticas. Na área V - Contabilidade Governamental e Terceiro Setor, coordenada pela Profa. Dra. Claudia Ferreira da Cruz (UFRJ) e Prof. Dr. Janilson Antonio da Silva Suzart (CGU), concorreram trabalhos de autores da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio de Janeiro e da UFGD, sendo o trabalho dos autores da UFGD o escolhido como vencedor da área. O prêmio representa o reconhecimento da qualidade da pesquisa realizada por egressos e docentes da UFGD no maior evento de contabilidade da América Latina, marcando posição de destaque no cenário científico nacional e internacional.
O artigo premiado pode ser acessado gratuitamente pelo link:

Imagem Certificado

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
FACE