acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 16/09/2024


Secretário acadêmico: Pedro Antonio Rosa Ferreira
Telefone: 67 3410 2042
e-mail: face.secac@ufgd.edu.br
Local: Sala 03 da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

    Instrução de Serviço n. 25/2016 – RTR/UFGD - Atribuições dos Secretários Acadêmicos das Faculdades:

Orientação:

  1. Antecipação da Colação de Grau;
  2. Antecipação do Registro de Diploma
  3. Sessão Simples de Colação de Grau;
  4. Declaração de Diploma em fase de Registro;
  5. Interposição de Recursos;
  6. Transferência.

Orientação e Abertura de Processos:
  1. Aproveitamento de Estudos;
  2. Permissão para Cursar Disciplina em outra IES;
  3. Prorrogação de Prazo;
  4. Regime de Exercício Domiciliar – Traumatismos/Condições Mórbidas, Congressos Científicos, Competições Artísticas/Desportivas, Licença Gestante/Maternidade, Aluna Adotante;
  5. Reintegração de Curso.

Orientação e Emissão de Documentos:
  1. Atestado de Frequência;
  2. Atestado de Matrícula;
  3. Atestado de Vínculo;
  4. Atestado de Não-Vínculo;
  5. Declaração de Colação de Grau;
  6. Declaração de Conclusão de Curso;
  7. Declaração de Integralização Curricular;
  8. Declaração do IDA (Índice de Desempenho Acadêmico);
  9. Declaração de Provável Formando;
  10. Desistência de Vaga;
  11. Estrutura Curricular;
  12. Histórico Escolar Completo;
  13. Histórico Escolar Documento (formados);
  14. Planos de Ensino/Programas das disciplinas cursadas;
  15. Sistema de Avaliação da Aprendizagem;
  16. Trancamento de Matrícula.

Atividades Acadêmicas Administrativas
  1. Coordenação da SECAF;
  2. Informar a Divisão de Secretaria Acadêmica/SECAC o número de vagas por disciplinas que serão ofertadas para aluno especial;
  3. Orientar os Coordenadores de Curso e os docentes da Faculdade, no que diz respeito a utilização do Sistema de Gerenciamento e Controle Acadêmico/SIGECAD – Professor/Coordenador/Diretor;
  4. Orientar os alunos quanto a utilização do UFGDNet Acadêmico;
  5. Elaborar, em conjunto com a equipe do Cerimonial da Reitoria, agenda de colação de grau;
  6. Encaminhar para a Divisão de Secretaria Acadêmica/SECAC, as atas de colação de grau, devidamente assinadas pelas autoridades que compõem a mesa da cerimônia e dos alunos que colaram grau;
  7. Zelar pelo cumprimento da legislação acadêmica da graduação;
  8. Arquivar documentos/processos emitidos, recebidos ou concluídos na SECAF, na secretaria da direção.
  9. Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.
  10. Assinatura dos documentos expedidos pela secretaria, com o aval da Direção da Faculdade.

Dúvidas Frequentes

Como solicitar o Aproveitamento de Estudos?

R.: O acadêmico deverá cadastrar as disciplinas cursadas com aprovação no sistema acadêmico, em seguida, entregar na Secretaria Acadêmica de sua Faculdade (SECAF) o cadastro impresso, o Histórico Escolar e as ementas das disciplinas. O prazo para solicitação é definido no calendário acadêmico.
 
Como solicitar e retirar documentos?

R.: Os documentos deverão ser solicitados nas SECAFs pelo próprio acadêmico ou por terceiro. Caso o aluno ainda não tenha concluído o curso a retirada dos documentos pelo terceiro, poderá ser mediante uma simples autorização. Uma vez concluído o curso, faz-se necessário uma procuração com firma reconhecida. Pelo SIGECAD Acadêmico é possível a emissão do atestado de matrícula e do histórico escolar, tais documentos possuem autenticação digital.
 
Como solicitar a Licença Gestante?

R.: A gestante (ou terceiro) deverá entregar na SECAF o atestado médico da licença maternidade (original), juntamente com a cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade. A SECAF montará o respectivo processo e enviará para a coordenação do curso.
 
Como solicitar Atendimento Domiciliar?

R.: O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar na SECAF, até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.
 
Como e quando solicitar o Trancamento de Curso?

R.: O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.
 
Conclui meu curso. Quais documentos posso solicitar junto à SECAF para comprovar minha situação?

R.: Após todas as notas serem lançadas no sistema e a análise de que o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso” (ECC), dando oportunidade para que o formando  solicite a “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau será lançado o EDI "Exclusão por Diplomação" (EDI), podendo ser solicitado então, a “Declaração de Colação de Grau”. Por último, receberá mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade. O diploma é o único documento que sua retirada é realizada na Secretaria Acadêmica central (Unidade I)

Como antecipar a Colação de Grau? Se eu não puder participar da colação de grau oficial, como proceder?

R.: A antecipação da colação de grau poderá ocorrer nas seguintes situações:

I - quando aprovado em concurso público, for convocado para tomar posse;
II - aprovação e convocação para matrícula em cursos de especialização “lato sensu” ou programa de pós-graduação;
III - for admitido na iniciativa privada.

O acadêmico que se enquadrar em um dos itens anteriores deverá solicitar a antecipação da colação de grau em gabinete na SECAF, mediante comprovação do seu pedido. A UFGD promove uma colação de grau oficial por ano para cada curso, e ao aluno que não participar da colação oficial, segundo o regulamento, poderá solicitar posteriormente uma colação de grau de gabinete junto à SECAF, que será marcada pelo menos após 30 dias decorridos da última colação de grau oficial.
 
Estou com pendência de livros na Biblioteca, posso colar grau?

R.: Não. Uma das condições para colar grau é a regularidade com a Biblioteca.
 
Não apresentei algum documento no ato da matrícula e nem depois procurei à SECAF para entregá-lo. Meu diploma será expedido normalmente?

R.: Não. O diploma só será expedido mediante a documentação estar totalmente em dia e legível. Caso altere algum documento no decorrer do curso ou detecte que seu documento está ilegível, entregue uma nova cópia à SECAF. Mantenha sua documentação e contatos pessoais sempre atualizada junto à Universidade.
 
Qual a implicação da realização do ENADE para a conclusão do curso?

R.: Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e com as condições de inscrição, feita pela Universidade, dos alunos aptos a participar da prova. Uma vez inscrito pela instituição, o aluno deverá realizá-la. A realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso dos alunos dos cursos que estão sendo avaliados, conforme a portaria reguladora. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá procurar a Universidade e, de acordo com as datas pré-estabelecidas, justificar mediante documentação e, posteriormente, o pedido será avaliado por uma comissão. Aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau, até ter sua situação regularizada. Os alunos também precisam responder o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), isso é obrigatório, mesmo que faça a prova e não tenha respondido esse questionário, o nome não sai no Relatório de Regularidade com o ENADE.

Tenho dúvidas quanto à minha situação, pendências de disciplinas para conclusão. Para quem posso recorrer?

R.: As dúvidas podem ser sanadas junto de sua Coordenação de curso, mas mantenha-se ciente e atualizado sobre sua estrutura curricular vigente, e tenha conhecimento do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.

Como retirar o Diploma?

R.: Não é necessário solicitar o Diploma, ele será emitido em 120 dias, contados da data da colação de grau, caso o aluno não esteja em débito com os documentos exigidos para a emissão do mesmo. A sua retirada deverá ser realizada na Secretaria Acadêmica (Unidade I), mediante apresentação do RG pelo titular do diploma. Se o Diploma for retirado por um terceiro, este deverá apresentar uma procuração com poderes específicos para este fim e com firma reconhecida.
Para saber se seu diploma encontra-se disponível para retirada, encaminhar um e-mail para secac@ufgd.edu.br com o seu nome completo e curso de graduação.

Quais os procedimentos para requerer uma 2ª via do meu diploma?

R.: Se seu diploma foi registrado pela UFGD (a partir de fevereiro de 2007), deverá entrar com um requerimento na SECAF apresentando a seguinte documentação:

- cópia do RG;
- cópia da certidão de nascimento;
- comprovante de pagamento de GRU.

O link para gerar a GRU: https://sistemas.ufgd.edu.br/gru/boleto. O prazo para a emissão da 2ª via de diploma registrado pela UFGD é de 45 dias. 

RESOLUÇÃO NÚMERO 34 de 30/05/2023 Tabela de Valores, Emolumentos e Taxas da UFGD
 
Caso a primeira via do diploma fora emitida em via física e queira solicitar uma nova via em formato digital, será necessário solicitar uma segunda via (mesmos procedimentos anteriores).

Preciso que o registro do meu diploma seja antecipado. Em quais casos posso fazer essa solicitação e quais comprovantes preciso apresentar?

R.: A antecipação do registro do diploma pode ser requerido nas seguintes condições:

I - quando aprovado em concurso público, for convocado para tomar posse;
II - aprovação e convocação para matrícula em cursos de especialização lato sensu ou programas de pós‐graduação;
III - for admitido em emprego na iniciativa privada.

Enquadrando-se em alguma das condições acima elencadas, o pedido deverá ser protocolado na SECAF, juntamente com a documentação comprobatória. O prazo para registro do diploma, nessas condições, variará de acordo com disponibilidade da DIRD, e não será superior a 30 (trinta) dias.
 

 


CONTATO

Coordenação Administração: (67) 3410 - 2043

        Narciso Bastos Gomes
        narcisogomes@ufgd.edu.br

Coordenação Ciências Contábeis: (67) 3410 - 2044    

        Glenda de Almeida Soprane  
        glendasoprane@ufgd.edu.br  

Coordenação Ciências Econômicas: (67) 3410 - 2045   

        Leandro Vinicius Carvalho 
        leandrocarvalho@ufgd.edu.br 

Coordenação PPG Agronegócio: (67) 3410-2157

    Antonio Carlos Vaz Lopes
        antoniolopes@ufgd.edu.br

Coordenação Profiap: (67) 3410-2158

        Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira
        marianogueira@ufgd.edu.br

Coordenadoria Administrativa: (67) 3410-2064

Horário de atendimento: 16h às 22h
        Marcos Antonio da Silva
        coadmface@ufgd.edu.br

Direção: (67) 3410-2041

        Enrique Duarte Romero
        enriqueromero@ufgd.edu.br
         Luciana Virginia Mario Bernardo
        lucianavbernardo@ufgd.edu.br
 

 Secretaria da Direção:(67) 3410-2040

   horário de atendimento: 13h às 22h
            face@ufgd.edu.br

Secretaria dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia: (67) 3410-2046

Horário de atendimento: 13h às 22h
        Marco Henrique Soares Pereira 
        Tiago Pereira Leite de Campos
        administracao@ufgd.edu.br
        cienciascontabeis@ufgd.edu.br
        economia@ufgd.edu.br
 

Seção de Laboratórios: (67) 3410-2047

Horário de Atendimento 10h às 17h e 18h às 22h
        Helio Cruz Oliveira
        selabface@ufgd.edu.br
        Diego Aparecido de Paula Farias
        selabface@ufgd.edu.br

Secretaria Acadêmica: (67) 3410-2042

Horário de atendimento: 16h às 22h
        Pedro Antonio Rosa Ferreira 
      face.secac@ufgd.edu.br

Secretaria Profiap / PPG Agronegócio: (67) 3410-2063

Horário de atendimento: 07h às 19h
        Renato Fabiano Cintra


        ppgagronegocios@ufgd.edu.br
        profiap@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página