8 DICAS PARA PROMOVER A SUA PESQUISA
Existem muitas ferramentas e abordagens diferentes para fazer isso, então aqui estão algumas ideias para você começar:
1 – Use a mídia social para promover seu artigo
Cada vez mais, os pesquisadores estão se voltando para os canais sociais para ajudar a compartilhar suas pesquisas. Como uma primeira etapa, verifique para ver qual plataforma seus colegas e leitores pretendidos estão usando e se engajando mais – você não precisa estar ativo em todos os canais. Aqui estão algumas dicas rápidas para promover seu artigo em algumas das principais plataformas de mídia social (Twitter, Facebook e LinkedIn):
Anuncie seu trabalho publicado juntamente com o link do seu artigo. Identifique coautores, editor, financiador e instituição, e qualquer outra pessoa que você ache que possa estar interessada em seu artigo. Para o Twitter, você pode postar várias vezes por dia, enquanto o Facebook e o LinkedIn uma vez por dia é o ideal.
Inclua hashtags que seu público-alvo usa. Faça uma pequena pesquisa no Twitter com antecedência para encontrar as melhores. Isso fará com que seu tweet seja parte de uma conversa maior, o que significa que você pode atingir um público ainda mais amplo para sua pesquisa. Se você participa de um evento, use a hashtag do evento para discutir as ideias levantadas, bem como para fazer conexões durante e depois dela.
Considere incluir uma imagem, gif ou vídeo relevante e envolvente para representar seu artigo, pois isso pode tornar as postagens mais atraentes e incentivar as pessoas a ler e clicar.
Evite jargões técnicos e traduza sua pesquisa em poucas frases que o público em geral possa entender.
2 – Junte-se a uma rede de compartilhamento de pesquisa acadêmica
Há uma variedade de sites de compartilhamento e rede de pesquisa que muitos pesquisadores aproveitam para compartilhar suas pesquisas e aumentar seu perfil. Alguns dos mais comuns com os quais você deve estar familiarizado são ResearchGate, Mendeley, Academia.edu e Loop.
3 – Crie um perfil do Google Scholar
O Google Scholar é um mecanismo de pesquisa popular para encontrar literatura acadêmica, portanto, adicionar seus artigos e publicações ao seu perfil do Google Scholar pode ajudar a atrair leitores de seu trabalho. Certifique-se de tornar seu perfil ‘público’.
4 – Escreva uma postagem no blog
Aprimore suas habilidades de escrita ao desenvolver um artigo ou processo de pensamento em uma postagem de blog breve e legível (ao mesmo tempo em que impulsiona o impacto de seu trabalho).
5 – Crie um resumo de vídeo
Um resumo em vídeo permite que você apresente seu artigo aos leitores com suas próprias palavras, que informa por que devem ler a pesquisa.
Esses vídeos curtos (três minutos ou menos) são publicados junto com o resumo do texto e são uma forma cada vez mais popular de fazer com que outras pessoas se envolvam com a pesquisa publicada, o que aumenta a visibilidade do seu trabalho.
6 – Apresente seu trabalho em um evento
Participar e apresentar-se em eventos pode ajudar a tornar outros pesquisadores mais cientes de seu trabalho.
7 – Inclua o seu artigo na assinatura do seu e-mail
Por que não incluir um link para sua pesquisa em sua assinatura de e-mail, o que alerta a todos para quem você envia seu artigo mais recente? É provável que muitas das pessoas com quem você contacta profissionalmente estejam trabalhando nas mesmas áreas ou em áreas semelhantes.
8 – Páginas dos sites institucionais e/ou departamentais
Muita gente navegando nos sites institucionais e departamentais do seu trabalho? Use isso a seu favor, ao adicionar um link na página de perfil do seu departamento, o que direciona as pessoas para o seu artigo mais recente.
REFERÊNCIAS
How to promote your research article
https://authorservices.taylorandfrancis.com/research-impact/#
How to write an academic blog post
https://authorservices.taylorandfrancis.com/research-impact/how-to-write-an-academic-blog-post/
FACE
Tiago Bruno
selabface@ufgd.edu.br
000000000