acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 03/04/2025

O Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no curso de Licenciatura em Química visa promover a articulação contínua e sistemática da formação inicial com as instituições de educação básica, oportunizando ao professor supervisor o papel de coformador. Inserir os acadêmicos na educação básica, buscando o incentivo ao planejamento e desenvolvimento de ações didático-pedagógicas nas escolas parceiras. Preparar os acadêmicos para atuar em diferentes contextos, desenvolvendo diferentes competências didáticas, com as suas participações em atividades escolares, como feiras de ciências, conselhos de classe e desenvolvimento de regências.

Com as atividades desenvolvidas nas escolas da educação básica, tenta-se propiciar um ambiente em que possam ser desenvolvidas as habilidades didático-pedagógicas adquiridas durante o curso. Proporcionar aos acadêmicos oportunidades de estabelecer relações entre teoria e prática, reconhecendo e valorizando as escolas da rede pública como espaços de formação docente e construção de saberes. Isso pode ser alcançado por meio da participação no planejamento e na execução das aulas; observações de situações reais de ensino e aprendizagem nas escolas; integração dos conhecimentos relacionados à educação inclusiva de acordo com o contexto das escolas envolvidas.

Com o Pibid, há a amplificação nas formações continuadas com os sujeitos envolvidos: supervisores, coordenadores e acadêmicos. São realizadas formações com temáticas emergentes, formações em conjunto com as escolas participantes, envolvendo os supervisores em projetos da instituição, incentivando os professores a pesquisarem sobre suas práticas docentes. Fomenta-se a produção de materiais didáticos para o ensino, realiza-se análises de recursos didáticos existentes e disponíveis para o ensino do componente curricular de química.

Temos como objetivo desenvolver nos licenciandos a capacidade de identificar problemas concernentes à prática educativa, compreendendo suas causas, consequências e propondo soluções. Promovendo a construção de metodologias com base nas habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino do componente curricular de química, conforme as realidades das escolas parceiras. Assim, contribuir para que os licenciandos se apropriem da cultura escolar, por meio de intervenções, reflexões e troca de experiências para a articulação com a BNCC, na perspectiva da melhoria da educação básica.

O Pibid tem o papel de contribuir para a valorização do magistério e para a qualidade e permanência na formação inicial por meio de práticas desde o início da graduação; promover a reflexão crítica sobre a prática docente, incentivando os futuros professores a analisarem e melhorarem suas abordagens pedagógicas; desenvolver projetos que visam atender às necessidades específicas das comunidades escolares, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade; contribuir para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e sociais, como comunicação, empatia e liderança, essenciais para a prática docente. Socializar as intervenções pedagógicas realizadas nas escolas parceiras pelo subprojeto de química em eventos internos e externos à Instituição e/ou publicações com reflexões teóricas e práticas.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2104
quimica.licenciatura@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Fonte: Coordenação do Curso de Licenciatura em Química - 11/09/2023
PRIMEIRO ALUNO INDÍGENA A CONCLUIR O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PELA UFGD
       

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!