acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: EM CONDIÇÕES CONTROLADAS, O CORONAVÍRUS PODE SOBREVIVER POR 28 DIAS NAS TELAS DE TELEFONES CELULARES E NOTAS DE DINHEIRO


a

Fonte imagem: Acesso: 13/10/2020


Pesquisadores australianos descobriram que o novo coronavírus, em determinadas condições, pode sobreviver por até 28 dias em superfícies que inclui notas de dinheiro, vidros, como aqueles encontrados em telas de telefones celulares e aço inoxidável. Nos testes de laboratório anteriores, os cientistas divulgaram que o SARS-Cov-2 sobrevive por dois a três dias em cédulas e vidro, e por até seis dias em plástico e aço inoxidável.  No entanto, no estudo realizado na agência científica nacional da Austrália (CSIRO, na sigla em inglês), os cientistas mostraram que o SARS-Cov-2:

  • pode sobreviver por 28 dias em superfícies lisas, como o vidro encontrado em telas de telefones celulares e notas de plástico e papel;
  • sobrevive mais tempo em temperaturas mais baixas a 20ºC, o que pode explicar os surtos de Covid-19 em instalações de processamento de carne e armazenamento refrigerado;
  • sobrevive mais tempo em superfícies lisas, como vidro e aço inoxidável;
  • sobrevive menos tempo em materiais porosos, como tecido de algodão.

Contudo, os experimentos foram realizados em condições favoráveis ​​aos vírus, numa sala escura com temperatura e umidade estáveis. Mesmo assim, o estudo destaca a necessidade de lavar regularmente as mãos, limpar as telas sensíveis ao toque e evitar tocar o rosto para minimizar o risco de infecção.

Há especialistas que duvidam da real ameaça colocada pela transmissão por superfície. O professor Ron Eccles, ex-diretor do Common Cold Centre, da Cardiff University (Reino Unido), criticou o estudo e disse que a sugestão de que o vírus poderia sobreviver durante 28 dias estava causando "medo desnecessário à população". Ele ainda complementa: "os vírus se espalham nas superfícies a partir do muco de tosses, espirros e dedos sujos. E este estudo não utilizou o muco humano fresco como veículo para espalhar o vírus".

Em contrapartida, o chefe executivo do CSIRO, Dr. Larry Marshall diz que “estabelecer por quanto tempo o vírus realmente permanece viável nas superfícies nos permite prever e amenizar sua disseminação com maior precisão, e fazer um trabalho melhor para proteger a população". 
Os pesquisadores do CSIRO também mencionam que o vírus pode sobreviver em alimentos frescos e congelados. Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde afirma: "Atualmente, não há nenhum caso confirmado de Covid-19 transmitido por alimentos ou embalagens de alimentos". Mas a mesma lista uma série de precauções que você pode tomar para evitar a contaminação cruzada. 
Fonte texto: Covid virus ‘survives for 28 days’ in labconditions.
Disponível em:
> Acesso: 12/10/2020 (traduzido e adaptado).

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Curso de Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.