acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: COMO PLANEJAR SUA VIDA DURANTE UMA PANDEMIA


Especialista em previsão estratégica compartilha conselhos para tomar decisões em tempos de grande incerteza

 

*

A pandemia da covid-19 gerou altos níveis de incerteza econômica, política e social, assim como ampliou, para algumas pessoas, a sensação de desigualdade social. Ela também acarretou mudanças repentinas, dificultando o planejamento para o futuro. Mesmo as decisões de curto prazo – o que faremos neste fim de semana? Devo mandar meus filhos para a escola? – agora exigem que processemos um vasto conjunto de dados e considerações.

Ao enfrentamos elevados níveis de incerteza, tendemos a nos preocupar com tudo o que pode acontecer e, geralmente, fazemos isso de maneira desorganizada. Esse tipo de preocupação pode estimular reações automáticas e inibir a tomada de decisões sensatas, o que é especialmente problemático no meio de uma crise global, quando tantas questões estão em jogo.

Uma alternativa à preocupação improdutiva é a previsão estratégica: técnica que usa futuros alternativos para orientar as decisões que tomamos hoje. A previsão estratégica nos ajuda a olhar para além da situação atual, para o que pode acontecer, e descobrir como podemos nos preparar para isso.

Para começar essa prática em sua vida, esclareça os seus objetivos. Uma visão pode ser um futuro preferido, um resultado desejado ou apenas uma ideia do que é necessário para se sustentar em um momento difícil. Por exemplo, em face à instabilidade econômica provocada pela COVID-19, a sua visão pode ser a sustentabilidade financeira ou a sobrevivência nos próximos meses e anos. Isso pode se traduzir em uma meta de ganhar uma renda suficiente para sustentar você e seus dependentes.

Preveja cenários futuros que você possa enfrentar, bem como situações nas quais você deverá tomar decisões. Inclua elementos do passado que permanecem, como as tendências existentes e compromissos estabelecidos, juntamente com novos componentes, como modelos de negócios, tecnologias ou sistemas de valores que podem surgir em breve. Responda a estas perguntas: Quais ameaças você enfrentaria em cada um dos cenários possíveis? Que desafios ou oportunidades surgiriam? Quais de seus pontos fortes e fracos esses cenários realçam? Que novas questões eles levantam para você? Um exemplo seria pensar diferentes situações e ações para uma eventual recuperação econômica, considerando quais empregos podem desaparecer, mudar ou florescer.

Torne suas suposições explícitas e examine a sua validade. Anote-as e as classifique em três categorias: as que são confiáveis ​​e devem orientar seu planejamento; as que devem ser mais pesquisadas; e as que dificilmente se tornarão realidade. Também estabeleça um sistema para monitorar os primeiros sinais de alerta que indicam qual dos seus possíveis futuros está realmente surgindo e aceite a incerteza, apesar do valor das previsões.

Reveja suas opções, planos e decisões. O que você fará quando chegar a um futuro alternativo? O que você poderia fazer agora que o tornaria mais resistente a possíveis desafios? Que habilidades ou capacidades você pode começar a construir? Que pequenos investimentos você pode fazer hoje, para evitar ter que inventar soluções quando se encontrar em um mundo muito diferente do atual?

Amplie sua visão, abra sua mente. A pandemia da Covid-19 mostrou o quão rapidamente o mundo pode mudar. Estas mudanças abruptas e irreversíveis não são tão raras quanto imaginamos. Elas podem parecer repentinas e sem aviso prévio, mas a ameaça provavelmente existia o tempo todo, sendo sua potencialidade por vezes minimizada ou ignorada. Cultivar perspectivas amplas sobre o que pode acontecer no futuro irá preparar você para revisitar suas mais profundas pressuposições sobre a vida.

Fique de olho nas oportunidades. Dê atenção às circunstâncias positivas que podem surgir de uma crise. Além disso, reconheça a jornada emocional que envolve a projeção de futuros cenários, pois desafiar suas suposições pode parecer uma ameaça ao seu conhecimento e experiência. Por outro lado, treinar a previsão estratégica lhe ajudará a ser capaz de ser decisivo, e fazer escolhas de modo mais informado e racional, apesar das incertezas e desconfortos, orientando-se, afinal, para a ação.

Fonte: ELST, Kristel Van der. How to plan your life during a pandemic. Disponível em: <

 

 


 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Graduação em Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.