acessibilidade

Início do conteúdo da página

Projetos Desenvolvidos

Última Atualização: 06/10/2020


PROJETO DE EXTENSAO: TRADUZINDO O COVID-19

O projeto de extensão Traduzindo o Covid-19 divulga para a comunidade douradense e brasileira em geral informações internacionais de cunho científico sobre o COVID-19, e envolve voluntários do Curso de Letras na tarefa da tradução e revisão de textos científicos do inglês para o português fortalecendo, dessa forma, não apenas os aspectos pertinentes aos estudos da tradução, mas também os aspectos acadêmicos de formação dos discentes. Devido ao caráter de língua franca no qual o inglês está inserido, descobertas e tratamentos para essa pandemia são divulgados, geralmente, nessa língua. As fontes são frequentemente oriundas da OMS (Who – World Health Organization), das revistas cientificas da área (como Nature, The Lancet etc.).
Entendemos que os temas são relevantes para a sociedade e veiculam-se na forma de produtos integrados ao panorama que se apresenta como sendo o “novo normal”, justificando-se, assim, a divulgação, para o comunidade, desse  projeto que faz frente aos desafios vividos em um momento de pandemia contendo informações pertinentes ao novo Covid-19, e que possam igualmente favorecer ações das comissões de emergência da comunidade.
A Universidade Federal da Grande Dourados está enquadrada em uma área polo em relação a outras cidades no entorno, e deve considerar as questões envolvidas no cenário atual de pandemia. 

Participantes docentes: Prof. Dra. Rosana Budny (coordenadora); Prof. Dr. Bruno Oliveira Maroneze; Profa. Dra. Íris Selene Conrado, Prof. Dr. Marcelo Saparas.
Participantes discentes voluntários: Adriele Pacheco Santana; Brenda Natally Miltom Zanchetta; Débora Correia de Souza Silva; Felipe Duran Thedim; Graziela Barp; Kessia Yuri Shingu; Margarida Stefane Pedroso; Nayo Hernandes de Morais


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970



CURSO DE LETRAS
Secretaria de Graduação: (67) 3410 - 2035 | E-mail: facale.graduacao@ufgd.edu.br
Coordenação do Curso: (67) 3410 - 2037 | E-mail: letras@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.