acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: COVID-19: QUANTA PROTEÇÃO AS MÁSCARAS FACIAIS OFERECEM?


Obtenha respostas a perguntas sobre máscaras faciais, suas diferenças e como usá-las

 

mascara

Fonte da imagem - Acesso: 09/10/2020


As máscaras faciais, combinadas com outras medidas preventivas como lavar as mãos com frequência e distanciar-se socialmente, ajudam a retardar a propagação do vírus. Estas são recomendações atuais da Organização Mundial de Saúde e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Como funcionam os diferentes tipos de máscaras: máscaras cirúrgicas, N95 e de tecido?

A máscara cirúrgica é descartável e protege o nariz e a boca do usuário do contato com gotículas, respingos e aerossóis que podem conter germes. Ela também filtra grandes partículas que estão no ar, e protege outras pessoas à medida que reduz a exposição à saliva e às secreções respiratórias do usuário da máscara. No momento, a Food and Drug Administration não aprovou nenhum tipo de máscara cirúrgica especificamente para proteção contra o coronavírus; porém, este tipo de máscara pode oferecer alguma proteção.

A máscara N95, também descartável, oferece mais proteção do que uma máscara cirúrgica pois pode filtrar partículas grandes e pequenas inaladas pelo usuário. De fato, ela foi projetada para bloquear 95% das partículas muito pequenas. Algumas têm válvulas que facilitam a respiração e o ar não filtrado é liberado quando o usuário expira, não impedindo que o usuário espalhe o vírus. Por esse motivo, alguns lugares as proibiram. Os profissionais de saúde devem ser treinados no uso desta máscara no local de trabalho, para confirmar a vedação adequada. Pesquisadores estão testando maneiras de desinfetar as máscaras N95 para seu reuso.

A máscara de tecido tem o objetivo de prender as gotículas que são liberadas quando o usuário fala, tosse ou espirra. Pedir a todos que usem máscaras de pano pode ajudar a reduzir a disseminação do vírus por pessoas que têm COVID-19, mas não percebem. Sabe-se que os países que exigiam máscaras faciais, testes, isolamento e distanciamento social no início da pandemia conseguiram reduzir a propagação do vírus.

As máscaras cirúrgicas e N95 devem ser reservadas para profissionais de saúde. Já as máscaras de tecidos para cobrir o rosto são fáceis de encontrar ou fazer e podem ser lavadas e reutilizadas. Instruções para sua fabricação são fáceis de encontrar online. As máscaras de tecido devem incluir várias camadas de tecido. O site do CDC inclui até mesmo instruções para máscaras sem costura feitas de bandanas e camisetas. O CDC ainda recomenda que você use uma máscara facial de pano quando estiver perto de pessoas que não moram com você e em ambientes públicos. Aqui estão algumas dicas para colocar e tirar uma máscara de pano:

• Lave ou desinfete as mãos antes e depois de colocar e tirar a máscara.

• Coloque a máscara sobre a boca e o nariz, e não toque na máscara enquanto a usa.

• Se você acidentalmente tocar em sua máscara, lave ou desinfete suas mãos.

• Se sua máscara ficar molhada ou suja, troque por uma limpa. Coloque a máscara usada em um saco lacrado até que você possa lavá-la.

• Remova a máscara pelas alças da orelha, sem tocar na frente da máscara ou no rosto.

• Lave as mãos imediatamente após remover a máscara.

• Lave regularmente sua máscara com água e sabão.

Fonte: COVID-19: How much protection do face masks offer?
Disponível em https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/coronavirus/in-depth/coronavirus-mask/art-20485449
Acesso em 09/10/2020 (Traduzido e Adaptado)

 


 

 
 
 
 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Curso de Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.