acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: A IMUNIDADE SAZONAL PROTETORA DO CORONAVÍRUS É DE CURTA DURAÇÃO


Uma questão chave não resolvida na atual pandemia da doença  do coronavírus 2019 (COVID-19) é a duração da imunidade adquirida. O conhecimento de infecções com os quatro coronavírus humanos sazonais podem revelar características comuns aplicáveis ​​a todos os coronavírus humanos. Monitoramos indivíduos saudáveis ​​por mais de 35 anos e determinamos que a reinfecção com o mesmo coronavírus sazonal ocorria com frequência 12 meses após a infecção.

    A síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) é um novo coronavírus responsável por uma pandemia em andamento. Até o momento, há evidências limitadas de reinfecção por SARS-CoV-2, embora seja geralmente assumido que ocorrem reinfecções por coronavírus. Para se preparar para as ondas futuras da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19), é importante elucidar a duração da proteção à reinfecção para a qual os coronavírus sazonais podem servir como um modelo informativo. 

    Existem quatro espécies de coronavírus sazonais - HCoV-NL63, HCoV-229E, HCoV-OC43 e HCoV-HKU1 - que podem causar infecções do trato respiratório, mas que são geneticamente e biologicamente diferentes. Eles pertencem a dois gêneros taxonômicos distintos e usam diferentes moléculas receptoras com variados tropismos de células hospedeiras (1). Dada essa grande variação, hipotetizamos que as características compartilhadas por esses quatro coronavírus sazonais, como a duração da imunidade protetora, são representativas de todos os coronavírus humanos, incluindo o SARS-CoV-2. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar a duração da proteção contra reinfecções de coronavírus sazonais. 

    Como as infecções sazonais por coronavírus podem ser assintomáticas e a duração da disseminação viral é limitada (2), estudos epidemiológicos de longo prazo baseados em métodos de detecção de vírus para identificar infecções (por exemplo, reação em cadeia da polimerase-transcriptase reversa (RT-PCR) requerem amostragem contínua de amostras respiratórias, o que não é viável. Alternativamente, os ensaios sorológicos podem ser usados, uma vez que os níveis de anticorpos permanecem elevados até 1 ano após a infecção (2). Portanto, usou-se amostras de soro dos estudos de Coorte de Amsterdã sobre infecção por HIV-1 e AIDS, um estudo de Coorte acompanhando homens adultos em intervalos regulares desde a década de 1980, para investigar a frequência com que as infecções sazonais por coronavírus ocorreram durante o acompanhamento. Foram selecionados dez indivíduos saudáveis, que não relataram nenhuma doença grave que pudesse ter influenciado suas imunidades. Além de uma lacuna no acompanhamento entre 1997 e 2003, a coleta de sangue ocorreu a cada 3 meses antes de 1989 e a cada 6 meses depois. O período acumulado em que os dez indivíduos foram seguidos continuamente totalizou mais de 2.473 meses.

Fonte: https://www.nature.com/articles/s41591-020-1083-1

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Graduação em Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.