Curso de Direito da UFGD recebe moção de aplausos da Câmara de Deputados
Em função dos 20 anos do curso de Direito da UFGD, o deputado federal Fábio Trad apresentou moção de aplausos ao curso, que foi aprovada hoje (27/08), pela Câmara Federal.
Entre os pontos destacados no documento está o resultado dos egressos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), posicionando o curso da UFGD como o que mais aprova nessa avaliação, de acordo com pesquisa requisitada pela própria OAB à Fundação Getúlio Vargas, publicada em 2020.
Buscando a formação dos futuros juristas, o curso de Direito zela por compreender e disciplinar as relações entre os indivíduos em sociedade, em uma perspectiva integral, técnico-jurídica, humanística e prática, orientada para a interdisciplinaridade e para as transformações sociais. O curso é um dos mais concorridos nos vestibulares da UFGD e é oferecido na modalidade de Bacharelado, com ensino presencial e duração de cinco anos.
Ao longo de sua história, o curso tem usado sua pedagogia na defesa dos Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, do Estado Democrático de Direito e da Constituição Federal. Para o coordenador Tiago Botelho, sobre o contexto político e o momento de pandemia, vale ressaltar que "o Direito, em momentos de incertezas democráticas e sanitárias, tem importância ainda maior, pois pode ser instrumento capaz de assegurar a Justiça em meio ao caos ou, na via oposto, intensificar as muitas injustiças de um Brasil tão desigual”.
EVOLUÇÃO DO CURSO
O curso de Direito foi criado no ano de 2000, ainda enquanto Dourados era campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Sua implantação atendeu a demanda da comunidade local por um curso dessa envergadura, gratuito e no período noturno.
Em 2005, a UFGD nasceu incorporando os cursos que estavam em andamento no campus de Dourados e ao fazer essa nova estrutura administrativa, fundou a Faculdade de Direito, promovendo importantes ações para que os pilares de ensino, pesquisa e extensão fossem fortalecidos. Um dos movimentos nessa direção foi a implantação das especializações em Direitos Humanos e em Segurança Pública, contribuindo para o aprofundamento da formação de vários profissionais.
Em 2009, foi criado o curso de Relações Internacionais, o que possibilitou novos olhares sobre pesquisas e debates sobre a política internacional e a FADIR passou a se chamar: Faculdade de Direito e Relações Internacionais. Em julho de 2012, ambos os cursos se estabeleceram no novo prédio, visto que até então não havia um espaço próprio da Faculdade. Desde essa data, o curso está localizado à Rua Quintino Bocaiúva, número 2100, no Jardim da Figueira. Sempre na perspectiva de crescimento e atendimento das necessidades locais, regionais e (inter)nacionais, o curso de Direito participou ativamente na proposição do Programa de Pós-Graduação stricto sensu: Mestrado Fronteiras e Direitos Humanos. Novas turmas são abertas anualmente.
Além de ser o que mais aprova no Exame da OAB, todo o esforço investido por professores, técnicos e alunos fez com que o curso de Direito da UFGD tenha recebido todos os selos OAB recomenda.
Outro motivo de orgulho é a Revista Videre, vinculada à Comissão Qualis Capes Direito, por ser hoje a revista melhor avaliada no estado de MS e a segunda melhor no Centro-Oeste, ficando atrás apenas da Revista do curso de Direito da UFG.
Outras informações sobre o curso você pode conferir em: https://portal.ufgd.edu.br/cursos/direito/index.
Jornalismo ACS-UFGD
Coordenação
Tiago Botelho
tiagobotelho@ufgd.edu.br
3410-2460