acessibilidade

Início do conteúdo da página

PSLIN 2020

Informações Gerais

Processo seletivo do curso de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu (PSLIN-2020/UFGD),na modalidade alternância, para os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou estão em vias de concluir até a data prevista para matrícula. O curso é voltado para a formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá e oferece Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áres do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza.
   
_______________________________________________________________________________
URGENTE - Suspensão do Cronograma 


A Coordenadoria do Centro de Seleção da UFGD informa a suspensão do cronograma do Processo Seletivo Vestibular Teko Arandu 2020 (PSLIN-2020/UFGD)
Mais informações em: Edital de Divulgação CCS nº 37/2020
_______________________________________________________________________________
 

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu oferece 70 (setenta) vagas. As aulas são concentradas em períodos pré-definidos e com atividades realizadas em tempo integral. O tempo mínimo para integralização do curso é de 4 (quatro) anos e meio.

O período de inscrições é de 09 de março a 04 de maio de 2020.
O candidato, ao fazer a sua inscrição, deverá:
a) acessar a Área Restrita em: http://arearestrita.ufgd.edu.br;
b) ler cuidadosamente o Edital e aceitar as condições nele descritas;
c) preencher os dados cadastrais solicitados;
d) preencher a ficha de inscrição eletrônica, atentando-se às opções de concorrência e necessidade de posterior comprovação, no ato da matrícula, quanto à sua Declaração de Etnia Indígena (DEI) – com as assinaturas das lideranças indígenas.
f) imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) específica para o pagamento da taxa de inscrição e efetuar o pagamento conforme orientações constantes nesta, OU solicitar isenção da taxa nos termos da Lei, dentro dos prazos estabelecidos;
g) recolher a taxa de inscrição, caso não seja contemplado com a isenção, atentando-se aos prazos e aos procedimentos.
Para a inscrição, o candidato deverá estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 

ETAPA DE INSCRIÇÃO

ATIVIDADE

DATA

Divulgação do edital

06 de março de 2020

Período de inscrições e solicitações de atendimento diferenciado

09 de março a 04 de maio de 2020

Período de solicitação de isenção

09 de março a 04 de maio de 2020

Período de envio da documentação necessária à isenção

09 de março a 04 de maio de 2020

Divulgação do resultado da análise de isenção

a definir

Período de recurso de isenções indeferidas

a definir

Resultado da análise dos recursos de isenções indeferidas

a definir

Último dia para envio da documentação relativa ao atendimento diferenciado.

04 de maio de 2020

Último dia para pagamento da taxa de inscrição

04 de maio de 2020

Divulgação das inscrições e do atendimento diferenciado

06 maio de 2020

Recurso das inscrições indeferidas e do atendimento diferenciado

07 a 08 de maio de 2020

Homologação das inscrições e do atendimento diferenciado

12 de maio de 2020

ETAPA DE PROVAS

Convocação para realização das provas e Divulgação dos locais de Prova

13 de maio de 2020

Realização das provas

31 de maio de 2020 – Domingo (Manhã)

Provas de Redação e Objetiva: das 8h às 12h30min

31 de maio de 2020 Domingo (Tarde)

Prova Oral: 14h

Divulgação do gabarito preliminar da Prova Objetiva.

01 de junho de 2020

Recurso ao gabarito preliminar da Prova Objetiva.

02 a 03 de junho de 2020

Divulgação do gabarito definitivo e da pontuação da Prova Oral em Língua Guarani

08 de junho de 2010

Recurso da pontuação da Prova Oral em Língua Guarani

09 a 10 de junho de 2020

Divulgação do Resultado Preliminar

15 de junho de 2020

Recurso quanto ao Resultado Preliminar.

16 a 17 de junho de 2020

Homologação do resultado final

19 de junho de 2020

ETAPA DE MATRÍCULAS

Convocação para Matrícula em 1ª Chamada.

19 de junho de 2020

Matrícula dos Convocados em 1ª Chamada

29 e 30 de junho de 2020

Convocação para Matrícula em 2ª Chamada.

03 de julho de 2020

Matrícula dos Convocados em 2ª Chamada

10 e 11 de julho 2020

Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato inscrito deverá fazer a solicitação na Área Restrita (http://arearestrita.ufgd.edu.br) e enviar os documentos do formulário de isenção no e-mail: cs.indigena@ufgd.edu.br OU entregar no Centro de Seleção (Rua João Rosa Góes, n.º 1.761 - Vila Progresso – Caixa Postal 322 – CEP: 79825-070 – Dourados/MS), em dias úteis, das 7h às 19h, no prazo de 09 de março a 04 de maio de 2020.

Terá direito à isenção o candidato que atender os requisitos exigidos pela Lei n.º 12.799/2013 OU os exigidos pelo Decreto Federal n.º 6.593/2008.

I - requisitos exigidos pela Lei n.º 12.799/2013:

a) possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e

b) ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

II – requisito exigido pelo Decreto Federal n.º 6.593/2008:

a) estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nos termos do Decreto Federal n.º 6.135/2007.

O candidato deverá comprovar que detém, cumulativamente, os requisitos do inciso I, com os documentos indicados na área restrita do candidato, a saber, no ato da solicitação online da isenção.

Ao candidato com deficiência – auditiva, física, mental ou visual – é assegurado o direito a condições especiais para fazer as provas. Tais condições não incluem atendimento domiciliar, hospitalar ou transporte.

O atendimento diferenciado consistirá em: fiscal ledor/transcritor; prova ampliada; mesa acessível; ensalamento térreo; tempo adicional de uma hora para a realização da prova; espaço para amamentação. Ao candidato surdo será garantido o direito à prova diferenciada traduzida em Língua Brasileira de Sinais.

O candidato que necessitar de atendimento diferenciado deverá, no período de inscrições:

Preencher o Requerimento de Atendimento Diferenciado, no ato da inscrição, especificando as condições necessárias para realizar a prova, bem como os equipamentos específicos considerando a natureza da deficiência.

Enviar digitalmente para o e-mail: cs.indigena@ufgd.edu.br ou entregar no Centro de Seleção (Rua João Rosa Góes, n.º 1.761 - Vila Progresso – Caixa Postal 322 – CEP: 79825-070 – Dourados/MS), em dias úteis, das 7h às 19h, no prazo de 09 de março a 04 de maio de 2020, juntamente, com o Requerimento de Atendimento Diferenciado preenchido, laudo médico comprovando a deficiência, emitido nos últimos de 12 meses, por especialista na área da sua deficiência, obedecendo às seguintes exigências:

  1. constar o nome do candidato e o número do documento de identificação;

  2. constar o nome e a assinatura do médico responsável pelo laudo, bem como o número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);

  3. descrever a espécie e o grau ou nível de deficiência, bem como a sua causa provável, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID);

  4. constar, quando for o caso, a necessidade de uso de próteses ou adaptações.

O laudo médico valerá somente para este certame, e não será ser devolvido, caso seja entregue via original.

A candidata lactante, que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova, deverá, no período de inscrições, solicitar as condições para tanto, via Requerimento de Atendimento Diferenciado.

Nos horários previstos para amamentação, a candidata lactante poderá ausentar-se temporariamente da sala de prova, acompanhada de uma fiscal. Contudo, nesse caso, o tempo de prova não será estendido.

No momento da amamentação, ficarão presentes somente a candidata lactante, a criança e uma fiscal, sendo vedada a permanência de acompanhante.

O candidato que, por impedimento grave de saúde verificado na véspera das provas, necessitar realizá-las em condições especiais, deverá solicitá-las ao Coordenador do Local de Aplicação, mediante apresentação do Requerimento de Atendimento Diferenciado, disponível na página do Vestibular, anexando o atestado médico comprobatório de sua condição.

A lista dos aprovados no PSLIN-2020/UFGD será publicada no dia 19 de junho de 2020.

A convocação para matrícula dos candidatos aprovados e classificados no limite das vagas, em primeira chamada, será publicada pela Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos no dia 19 de junho de 2020.

O candidato convocado para efetuar a matrícula deverá obrigatoriamente apresentar-se na Secretaria do Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu/FAIND, na Unidade II da UFGD, localizada na Rodovia Dourados-Itahum, Km 12, na data e horário estabelecidos para matrícula, no edital específico, munido dos seguintes documentos:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio/Diploma de Ensino Médio ou a Declaração de Equivalência expedida pelo Conselho Estadual de Educação, com data anterior à da matrícula (original e cópia legível para conferência no local);

  • Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia legível para conferência no local);

  • Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia legível para conferência no local);

  • Documento de Identidade (original e cópia legível para conferência no local). No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia do Registro Nacional de Estrangeiro;

  • Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) (original e cópia legível para conferência no local);

  • Título Eleitoral – obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos (original e cópia legível para conferência no local);

  • Certidão de Quitação Eleitoral, disponível em http://www.tre-ms.gov.br - obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos. (Obs.: não serão aceitas as cópias do Requerimento de Justificativa Eleitoral - Comprovante do Eleitor, em razão da Advertência, nele contida);

  • Uma fotografia 5 x 7 cm frontal e com data (2019 ou 2020);

  • A Declaração de Etnia Indígena, constante do Anexo II deste Edital, devidamente preenchida e assinada;

CONTATO
 
Rua João Rosa Goes, 1761, Vila Progresso. CEP: 79.825-070 - Dourados-MS
Fone: (67) 3410-2840/ 3410-2846
E-mail: cs.indigena@ufgd.edu.br / centrodeselecao@ufgd.edu.br
Horário de Atendimento: 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira


Fim do conteúdo da página