Em missão internacional, comitiva da UFGD participa de agendas no Paraguai e assina convênio com maior universidade pública do país

Composto por oito gestores e docentes, o grupo deu continuidade ao processo de retomada da internacionalização da universidade, priorizando o fortalecimento da relações entre os atores do Sul Global

De 3 a 6 de março, um grupo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), formado por gestores e pesquisadores, esteve na cidade de Assunção, capital do Paraguai, a fim de cumprir agendas de aproximação com importantes instituições do país vizinho. É a primeira grande missão internacional da universidade em mais de cinco anos, resultando em relevantes sinalizações por parte de entidades de ensino, de pesquisa e de relações exteriores, além da assinatura de um acordo de cooperação técnica internacional com a maior universidade pública do país.

Coordenada pelo chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) da UFGD, Matheus Hernandez, e pelo reitor da instituição, Jones Dari Goettert, a missão teve o início de suas atividades na Universidad Nacional de Asunción (UNA), localizada no município de San Lorenzo, ao lado da capital paraguaia. Após reuniões entre membros do grupo douradense com gestores e pesquisadores de diferentes áreas de referência da UNA correlatas às áreas ocupadas pelos representantes da UFGD, uma cerimônia foi realizada para a assinatura de convênio entre as duas instituições.

O acordo vinha sendo construído desde o X Encuentro de Redes de Educación Superior y Consejos de Rectores de América Latina y el Caribe (RedES), que foi realizado na UNA, em novembro de 2023, com o objetivo de estabelecer cooperações acadêmicas, científicas e culturais entre as duas universidades e, por sua vez, entre o Brasil e o Paraguai. A ideia é que sejam desenvolvidas ações de assistência mútua por meio de programas de ensino, de pesquisa e de capacitação de professores e de estudantes. Também há expectativa da realização conjunta de eventos, de publicações e de programas, além da possibilidade de intercâmbio de servidores e discentes entre as duas entidades.
Representando a UNA, assinou o convênio ao lado do reitor Jones Dari, a reitora Zully Vera de Molinas. O acordo terá duração de cinco anos e será renovado automaticamente. A UNA, com 134 anos de existência, é a maior universidade pública do Paraguai, com aproximadamente 55 mil estudantes, mais de 9.400 docentes, 14 faculdades e campi localizados em 21 cidades do país.

Participaram da cerimônia, além dos reitores das duas universidades, uma equipe de decanos, de professores e de diretores da UNA, e a comitiva da UFGD, composta pelos professores Matheus Hernandez – ESAI –, Anderson Ferreira – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) –, Leandro Baller – Faculdade de Ciências Humanas (FCH) –, Eduardo Casarotto – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) –, Valguima Odakura – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) – e Claucia Honorato – Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) – e da técnica administrativa Bianca Cegati – Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas.

Em continuidade às agendas, o grupo da UFGD participou de uma maratona de encontros com relevantes personalidades dos campos da ciência e das relações exteriores no âmbito do país vizinho. Primeiramente, reuniu-se com o embaixador do Brasil em Assunção, José Antônio Marcondes e com o conselheiro-chefe do Setor Educacional da entidade, Ney Canani. Na ocasião, foram tratadas das expectativas da UFGD para com o país, principalmente com as universidade com quem já possui convênio, e de possibilidades elencadas pelo órgão diplomático.

A relação entre a universidade e a Embaixada do Brasil em Assunção vem sendo pavimentada desde o ano passado, quando houve o primeiro encontro entre as partes, já com o vislumbre de parcerias entre a universidade e diversas instituições paraguaias e hemisféricas, tendo a instituição se colocado como facilitadora e mediadora dessa série de futuras ações de internacionalização.
Na sequência, a comitiva da UFGD esteve no Instituto Social del Mercosur (ISM), onde foi recepcionada pelo chefe do Departamento de Pesquisa e Promoção de Políticas Sociais, Mariano Nascone, que apresentou o trabalho desenvolvido pelo órgão e ouviu atentamente as falas dos pesquisadores da universidade, que colocaram seus estudos à disposição para parcerias e colaborações com o ISM, que é uma instância técnica de pesquisa no campo das políticas sociais no âmbito do Mercosul.

Por fim, a missão douradense reuniu-se com o presidente e com membros da Sociedad Científica del Paraguay, órgão máximo na promoção da pesquisa, do ensino e da difusão da ciência no país. Sem fins lucrativos e com potente interlocução governamental, a sociedade existe desde 1921. No encontro, todos os integrantes da comitiva puderam falar sobre seus estudos e trabalhos e apresentar possibilidades de contribuição entre pesquisadores paraguaios e brasileiros.

Para o reitor Jones Dari, Brasil e Paraguai, ademais da proximidade geográfica, vivenciam problemas comuns e dividem vários panoramas, como o fato de ambos integrarem a Rota Bioceânica que vai ligar os litorais do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico, passando pelo Cone-Sul da América do Sul. “A missão, primeira desde que assumimos a gestão da UFGD em 2022, vem em um momento em que estamos trabalhando intensamente na integração regional, com ênfase para um dos nossos principais e mais próximos parceiros, que é o Paraguai. Acredito que é um reforço a algo valioso que estamos construindo desde o ano passado”, enfatiza, lembrando que atualmente, além do convênio recém-assinado com a UNA, no Paraguai já estão vigentes acordos com as universidades Nacional de Concepción, Nacional de Pilar e Nacional de Itapúa.

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Escritório de Assuntos Internacionais