acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 31/08/2022


Prêmios conquistados pelas publicações da Editora da UFGD

OBRAS EDUFGD CONTEMPLADAS NO 7º Prêmio ABEU - 2021

Duas obras publicadas pela EDUFGD em 2020 foram contempladas no 7º Prêmio ABEU: Desdobrando impressos: mulheres, educação e história (Adriana Aparecida Pinto, Paula Faustino Sampaio, Ana Gonçalves Sousa – Org.), que levou o 1º lugar na categoria Ciências Sociais; e Manoel de Barros: infâncias, invenções, experimentações (Jones Dari Goettert. Renato Suttana – Org.), que foi agraciada com a Menção Honrosa. Os dois livros foram publicados por meio do Edital 01/2018/EDUFGD, que contemplou obras acadêmicas produzidas por pesquisadores da UFGD.

O prêmio concedido pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) foi criado em 2015 e, desde então, tem incentivado a qualificação das publicações de editoras universitárias e a produção técnico-científica, dando visibilidade aos trabalhos de excelência das edições universitárias. 
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada virtualmente na noite de 23 de novembro de 2021 e está disponível no canal da ABEU no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_6a2pAFxdNA).

CATEGORIA CIÊNCIAS SOCIAIS – 1º lugar
Desdobrando impressos: mulheres, educação e história (Adriana Aparecida Pinto, Paula Faustino Sampaio, Ana Gonçalves Sousa – Org.)
(https://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/catalog/book/334).

CATEGORIA CIÊNCIAS HUMANAS — Menção honrosa
Manoel de Barros: infâncias, invenções, experimentações (Jones Dari Goettert. Renato Suttana – Org.)
(https://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/catalog/book/335)

.

..

 




__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º PRÊMIO ABEU 2019 (Menção honrosa) - Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Organizadoras: Graciela Chamorro, Isabelle Combès

Povos Indívenas - capa
Capa do livro Povos Indígenas
 

Aconteceu em 22 de novembro de 2019, no auditório da Unibes Cultural, em São Paulo, a cerimônia de entrega do 5º Prêmio ABEU, realizada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias. A premiação, que está em sua quinta edição, busca incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.

Durante a entrega dos troféus, o professor Rodrigo Garófallo Garcia, coordenador da Editora da UFGD, subiu ao palco para receber o título de menção honrosa na categoria Ciências Sociais, pela obra Povos Indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura, transformações sociais, organizada pelas professoras Graciela Chamorro e Isabelle Combès e publicada pela EdUFGD.

É a segunda vez que um livro da EdUFGD é condecorado na premiação da ABEU. Em 2016, o Dicionário Crítico de Gênero, organizado por Ana Maria Colling e Losandro Antônio Tedeschi, recebeu o prêmio na categoria Ciências Humanas.

Além das Ciências Sociais, o prêmio contemplou ainda as seguintes categorias: Ciências Humanas, Ciências da Vida, Ciências Naturais e Matemáticas, Linguística, Letras e Artes; além de Projeto Gráfico; e Tradução, que foi uma novidade deste ano.



___________________________________________________________________________________________________________________________________

PRÊMIO ABEU 2016 - Dicionário crítico de Gênero. Organizadores: Ana Maria Colling, Losandro Tedeschi

Dicionário Crítico de Gênero  
Capa do livro Dicionário crítico de gênero.
 

O Dicionário Crítico de Gênero, organizado pelos professores Losandro Antônio Tedeschi e Ana Maria Colling e lançado em 2015 pela Editora da UFGD, ganhou o Prêmio ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias).

A obra concorreu na categoria Ciências Humanas, ao lado dos livros “Capitalismo e Colapso Ambiental”, da Editora Unicamp, e “Democracia e Estado de Exceção: transição e memória política no Brasil e na África do Sul”, publicado pela Editora Unifesp.

A cerimônia de entrega foi realizada no dia 16 de novembro de 2016, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Além da categoria Ciências Humanas, o prêmio contemplou as seguintes categorias: Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais e da Expressão; Ciências da Vida; e Projeto Gráfico.

O Prêmio ABEU foi instituído em 2015, visando a distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como a realçar o projeto gráfico mais acurado.

A ABEU objetiva, com a premiação, incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, tanto pelo que diz respeito a excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos, como pela concepção estética das edições.

Para conhecer as obras premiadas da EdUFGD, acesse: http://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos




 


CONTATO

UFGD unidade 2 - Rod. Dourados-Itahum, Km 12 - Cidade Universitária, Dourados - MS, 79804-970 - Centro de Convivência

Telefone: (67) 3410-2651
Horário de Atendimento: das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira

Fale conosco: editora@ufgd.edu.br
Doação e vendas de livros: editora.livros@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página