acessibilidade

Início do conteúdo da página

Aprovada no Centelha-MS, HEMOTECH - Concentrado de Hemácias de Alta Tecnologia é uma das incubadas na UFGD



Startup que visa principalmente produzir concentrados de hemácias em culturas biotecnológicas através do uso de células-tronco hematopoiéticas extraídas do sangue de cordão umbilical e placentário. Além disso, a Hemotech tem como meta, desempenhar as atividades de banco de sangue de cordão umbilical e placentário, isso depois de todo o processo de regulamentação, autorização, parcerias, entre outros. Nesse caso, seria o primeiro banco de sangue de cordão no Estado de Mato Grosso do Sul”. A empresa foi selecionada em terceiro lugar no programa Centelha-MS, o qual tem o objetivo de fomentar a criação de empreendimentos inovadores e estimular o empreendedorismo no estado de Mato Grosso do Sul.

Luana criou a empresa de biotecnologia Hemotech neste ano de 2020 com intuito de diminuir o déficit de sangue (Concentrado de hemácias) dos hemocentros, que, conforme explica, irá se acentuar de forma muito intensa nas próximas três décadas, uma vez que, atualmente, a produção de concentrado de hemácias para fins transfusionais são feitas somente através de doações de sangue. Ela concorreu com outras 564 ideias participantes, conseguindo o feito de receber o terceiro lugar na seleção.

O empreendimento faz parte do grupo de incubadoras vinculadas à Divisão de Incubadoras e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - DIVIN/GDTec/PROEX, estabelecida na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
Com isso, Luana receberá investimentos oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que no estado de MS é executada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

Com a criação desse hemocomponente através da biotecnologia e após a realização de todos os ensaios clínicos, Luana conseguirá além de diminuir os riscos de transmissão de micro-organismos patogênicos, tendo em vista que, a produção de concentrado de hemácias em cultura celular se dará em ambiente mais controlado, conseguirá também, uma possível redução dos custos de produção desse hemocomponente. Além disso, irá dirimir um problema global de saúde pública, que é o déficit de bolsas de sangue, causados pela diminuição de doadores de sangue.
 
.
Luana Carla da Silva

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Divisão de Incubadoras
Nome responsável:
Flaviana Miranda
Email:
ites@ufgd.edu.br
Telefone:
67 3410 2888